Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
ATUAL
ARQUIVOS
NOTÍCIAS
SOBRE
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Search
CADASTRO
ACESSO
Search
Search
Home
/
Archives
/
v. 8, n. 22, 2023: Dossiê Temático: Fronteiras na interculturalidade: comunicação, direitos humanos e educação na sociedade contemporânea
v. 8, n. 22, 2023: Dossiê Temático: Fronteiras na interculturalidade: comunicação, direitos humanos e educação na sociedade contemporânea
Published:
2023-06-09
Editorial
Editorial
Geruza Silva de Oliveira Vieira, Antônio Sebastião da Silva ; Dílson César
01-06
PDF (Português (Brasil))
Dossiê
EDUCATE TO LIVE IN FULLNESS
Reinaldo Matias Fleuri
07-34
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.1
EDUCATION HISTORY IN THE QUILOMBOS NOSSA SENHORA APARECIDA DO CHUMBO AND CAMPINA DE PEDRA IN POCONÉ/ MT
STRUGGLES AND RESISTANCE
Luciano da Silva Pereira, Bruna Maria de Oliveira
35-55
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.2
O SER CRIANÇA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
BEING A CHILD IN CONTEMPORARY SOCIETY
Cálita Fernanda de Paula Martins, Dílson César Devides
56-73
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.3
EDUCATION AND HEALTH
CULTURAL PRACTICES IN PROFESSIONAL TRAINING EDUCATION
Geruza Silva de Oliveira Vieira Vieira, Evelyn Rodrigues Vasques Tavares, Kemelly Bastos Gonçalves
74-96
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.4
LITERATURE AND INTERCULTURALITY
A BASIC RELATIONSHIP TO THE EDUCATIONAL CONTEXT
Michelle Mittelstedt Devides
97-119
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.5
DIALOGUES WITH DRUMMOND
LOVE AND ITS DEVELOPMENTS
Tereza Ramos de Carvalho
120-134
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.6
FIGURATIONS OF THE FEMININE IN PAULINA CHIZIANE'S AND GERMANO DE ALMEIDA'S WORKS
THE CASES OF SARNAU AND JOANA
Diego da Cruz, Marinete Luzia Francisca de Souza, Maria Gabriella Vilela Silva de Jesus
135-154
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.7
SEMANTIC AND FUNCTIONAL MOBILITY OF THE ADVERB IN PHRASE STRUCTURES OF BP
THE TRADITIONAL TAXONOMY IN DISCUSSION
Geralda Fátima de Souza Rodrigues, Silvana Francisco Guedes Camilo Costa
155-176
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.8
EXPLOSIONS IN THE INTERCULTURES FRONTIERS
THE DYNAMIC OF CODES AND LANGUAGES OF GLOBAL POLITIC
Antonio Sebastião da Silva
177-207
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.9
OLD AND NEW CULTURES OF COMMUNICATION
TIMES OF CONSTRUCTION OF UNREAL SOCIAL REALITIES
Jorge Arlan de Oliveira Pereira
208-228
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.10
“PEN STYLES”, ENVIRONMENT AND COVID 19
HOW THE NEWSPAPER FOLHA DE S. PAULO REPORTED THE “PASSING OF THE CATTLE” OF THE BOLSONARO GOVERNMENT IN 2020
Barbara Argôlo Soares, Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini
229-252
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.11
POWER AND RESISTANCE IN THE MEDIA INVENTION OF HOMOSEXUALITY IN BRAZIL
Lucas de Freitas Santos, Deyvisson Pereira da Costa, Suely Henrique de Aquino Gomes
253-276
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.12
THE PRINCIPLE OF SOCIAL PARTICIPATION AND THE SEARCH OF TERRITORIES DEFENSE
AN ANALYSIS UNDER THE PRISM OF SOCIAL MOVEMENTS AND THE PROTECTION INDIGENOUS PEOPLE IN THE PERIOD 2017-2022
Adam Luiz Claudino de Brito, Liegy Divina Onofre de Oliveira
277-303
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.13
THE RECOGNITION OF THE RIGHTS OF INDIGENOUS PEOPLE OF LATIN AMERICA AND THE INTER-AMERICAN HUMAN RIGHTS SYSTEM
Bruna Silveira Roncato Aguiar, Odete Maria de Oliveira
304-333
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.14
MASCULINITY MANDATE
STRATEGIES AND DISCOURSES
Luís Antonio Bitante Fernandes, Michelle Moraes Santos
334-352
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.15
CURRICULUM AND INDIGENOUS IDENTITY
AN APPROACH TO A GEOGRAPHY TEXTBOOK
Hugo Heleno Camilo Costa, Delmaci Souza da Silva
353-374
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n22.2023.16
Developed By
Open Journal Systems
Make a Submission
Make a Submission
Language
Português (Brasil)
English
Español (España)
Keywords
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Current Issue
Block title
MENINO DE ENGENHO E O ENGENHO DO ROMANCE AUTOBIOGRÁFICO
596
O MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
500
Tom Bombadil e a Instauração do Fantástico no Maravilhoso
394
REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE LEITURA E DO MODO DE LER
389
FALARES AFRICANOS NO MARANHÃO: UM GLOSSÁRIO AFRO-MARANHENSE
348
A CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS DO ROMANCE O CONTO DA AIA
302
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
292
IDENTIDADE E CULTURA NA CRÔNICA “BANHO DE CHEIRO”, DE ENEIDA DE MORAES
288
TEORIA DOS CAMPOS LEXICAIS
239
UMA LEITURA DISCURSIVA DE A TRISTE PARTIDA
234
Instrumentos avaliativos no ensino de língua portuguesa: um olhar para a pesquisa e os métodos
219
A DESUMANIZAÇÃO DOS PERSONAGENS DE “VIDAS SECAS” COMO ELEMENTO DA EXPLORAÇÃO SOCIAL
202
O DIABO E A REPRESENTAÇÃO DO INFERNO NA TRILOGIA ÉPICA DE SOROR MARIA DE MESQUITA PIMENTEL
174
O ROMANTISMO EM GUPEVA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS: UMA LEITURA HERMENÊUTICA
174
UMA ANÁLISE DAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS NOS TEXTOS DE PATATIVA DO ASSARÉ
174
Eva e Lilith: o erotismo e a carnavalização em Caim, de José Saramago
160
Resenha da Obra: Oralidade na educação básica: o que saber, como ensinar.
147
O VENDEDOR DE PASSADOS, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA: MODOS DE COMERCIALIZAR A MEMÓRIA E DE RECORDAÇÃO
145
PESQUISAR É PRECISO: NOTAS SOBRE METODOLOGIA DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
140
A LEITURA COMPARTILHADA DE LIVROS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
137