Disciplina e Subjetivação: o sujeito no contexto escolar neoliberal

Autores

  • Fabio Alves Gomes de Oliveira Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Mariana Santiago Tavares

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n3p159-176

Palavras-chave:

Escola. Subjetivação. Disciplina.

Resumo

Este trabalho tem o propósito de investigar a produção do sujeito no contexto escolar neoliberal, a partir de Michel Foucault. Para tal, analisaremos de que maneira os dispositivos disciplinares atuam sobre os corpos desses sujeitos no contexto escolar como um todo para que, em um segundo momento, se possa refletir sobre as especificidades desses dispositivos no contexto neoliberal. Tal equação se traduz na forma do binômio: construir/fabricar sujeitos, compreendido também pelo processo de subjetivação. Portanto, este trabalho objetiva analisar os conceitos de disciplina e subjetivação em Foucault como forma de melhor compreender as influências do contexto neoliberal nos espaços de ensino contemporâneos.

Palavras-chave: Escola. Subjetivação. Disciplina.

 

Discipline and Subjectivation: the subject in the neoliberal school context

ABSTRACT This work aims to investigate the formation of the subject in Michel. Foucault. To do so, we will analyze how disciplinary devices act on the bodies on these subjects in the school context, then in a second moment we can reflect on specificities of these devices in the neoliberal context. This equation translates itself into the binomial form: frame / create subjects, understood also by the process of subjectivation. Therefore, this work aims to analyze the concepts of discipline and subjectivation in Foucault in a way to better understand the influences of the neoliberal context in contemporary educational spaces.

Keywords: School. Subjectivation. Discipline.

 

Disciplina y Subjetivación: del sujeto en el contexto escolar neoliberal

RESUMEN

Este trabajo tiene el propósito de investigar la producción del sujeto en el contexto escolar neoliberal, a partir de Michel Foucault. Para ello, analizaremos de qué manera los dispositivos disciplinares actúan sobre los cuerpos de esos sujetos en el contexto escolar como un todo para que, en un segundo momento, podamos reflexionar sobre las especificidades de esos dispositivos en el contexto neoliberal. Esta ecuación se traduce en la forma del binomio: construir / fabricar sujetos, comprendido también por el proceso de subjetivación. Por lo tanto, este trabajo objetiva analizar los conceptos de disciplina y subjetivación en Foucault como forma de comprender mejor las influencias del contexto neoliberal en los espacios de enseñanza contemporáneos.

Palabras clave: Escuela. La subjetividade. La disciplina.

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Biografia do Autor

Fabio Alves Gomes de Oliveira, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Professor Adjunto de Filosofia da Educação no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) da Universidade Federal Fluminense (UFF); Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS/UFF) e Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF/UFRJ), atuando nas linhas de pesquisa de Filosofia Prática; e Gênero, Raça e Colonialidade.  E-mail: 

Mariana Santiago Tavares

Graduanda em Licenciatura no Curso de Pedagogia no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

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Publicado

2018-09-19

Como Citar

OLIVEIRA, Fabio Alves Gomes de; TAVARES, Mariana Santiago.
Disciplina e Subjetivação: o sujeito no contexto escolar neoliberal
. Revista Educação e Emancipação, v. 11, n. 3, p. p.159–176, 19 Set 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9731. Acesso em: 22 dez 2024.