Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de Córdoba

Autores

  • Juliana de Fátima Souza Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n3p91-122

Palavras-chave:

Educação superior, Política educacional, Integração regional.

Resumo

O artigo objetiva discutir o panorama atual da educação superior na América Latina e Caribe e perspectivas para a sua evolução de forma mais autônoma, integrada e autocentrada. Está organizado em três partes. A primeira constitui uma breve contextualização política, econômica e social da região, evidenciando a heterogeneidade entre os países, suas fragilidades e potencialidades. A segunda apresenta o quadro atual da educação superior, ciência e tecnologia da ALeC, resgatando as principais mudanças advindas desde a Reforma Universitária de Córdoba. A terceira discute a necessidade de um projeto de integração universitária regional para a superação de problemas comuns e o desenvolvimento da educação, em uma perspectiva de justiça social. As discussões estão embasadas nos escritos de autores que se dedicaram a uma análise da América Latina e Caribe na modernidade contemporânea, como Segrera, Domingues e Perrota; além de dados estatísticos disponibilizados pelo Banco Mundial, Unesco, Ricyt e Cepal.

Palavras-chave: Educação superior; Política educacional; Integração regional.

 

Higher Education in Latin America and the Caribbean: overview and perspectives one hundred years after the Reform of Cordoba

ABSTRACT

The article aims to discuss the current landscape of higher education in Latin America and the Caribbean and perspectives for its evolution in a more autonomous, integrated and self-centered way. It is organized in three parts. The fi rst is a brief political, economic and social contextualization of the region, highlighting the heterogeneity among countries, their fragilities and potentialities. The second presents the current framework of higher education, science and technology of LAC, rescuing the main changes since the University Reform of Cordoba. The third discusses the need for a regional university integration project to overcome common problems and for the development of education in a social justice perspective. The discussions are based on the writings of Latin America and the Caribbean scholars in contemporary modernity, such as Segrera, Domingues and Perrota; in addition to statistical data from the World Bank, Unesco, Ricyt and ECLAC.

Keywords: Higher education. Educational politics. Regional integration.

 

Educación Superior en América Latina y el Caribe: panorama y perspectivas cien años después de la Reforma de Córdoba

RESUMEN

El artículo objetiva discutir el panorama actual de la educación superior en América Latina y el Caribe y perspectivas para su evolución de forma más autónoma, integrada y autocentrada. Está organizado en tres partes. La primera constituye una breve contextualización política, económica y social de la región, evidenciando la heterogeneidad entre los países, sus fragilidades y potencialidades. La segunda presenta el cuadro actual de la educación superior, ciencia y tecnología de la ALeC, rescatando los principales cambios surgidos desde la Reforma Universitaria de Córdoba. La tercera discute la necesidad de un proyecto de integración universitaria regional para la superación de problemas comunes y el desarrollo de la educación superior, en una perspectiva de justicia social. Las discusiones están basadas en los escritos de autores que se dedicaron a un análisis de América Latina y el Caribe en la modernidad contemporánea, como Segrera, Domingues y Perrota; además de datos estadísticos del Banco Mundial, Unesco, Ricyt y Cepal.

Palabras clave: Educación superior. Política educativa. Integración regional.

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Biografia do Autor

Juliana de Fátima Souza, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (Gestrado/ UFMG).

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Publicado

2018-09-19

Como Citar

SOUZA, Juliana de Fátima.
Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de Córdoba
. Revista Educação e Emancipação, v. 11, n. 3, p. p.91–122, 19 Set 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9728. Acesso em: 22 dez 2024.