A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito

Autores

  • Samuel Henrique Machado Colégio Mauá, Santa Cruz do Sul (RS)
  • Waldy Luiz Lau Filho Colégio Mauá, Santa Cruz do Sul (RS)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n2p60-82

Palavras-chave:

Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo.

Resumo

O objetivo deste artigo é produzir uma análise do comportamento do cérebro humano diante do ato de ler tanto via material impresso quanto digital. Propõe-se, com isso, elucidar algumas questões que envolvem atenção, compreensão e retenção de informações e aprendizagem em ambos os modos de ler, tomando por base as pesquisas sobre suas implicações, as quais mostram, ainda que em estágios iniciais, evidências que precisam ser consideradas. Pretende-se, também, demonstrar a importância da leitura para a constituição de uma visão de mundo mais sólida e de um referencial identitário aos sujeitos, inseridos no que se convencionou chamar de Pós-modernidade.

Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Visão de mundo.

 

Reading in printed and digital material: the neuroscience perspective and the implications for the subject’s learning and worldview

ABSTRACT

The purpose of this paper is to produce an analysis of the human brain’s behavior in face of the act of reading via printed and also digital material. Therefore it is proposed to elucidate some questions involving attention, comprehension and retention of information and learning in both forms of reading, based on the researches about its implications, which show, even in the initial stages, evidences that need to be considered. Also, it is intended to demonstrate the importance of the reading for the constitution of a more solid worldview and of a identity reference for the individuals, inserted in what it is conventionally called Post-modernity.

Keywords: Reading. Learning. Worldview.

 

La lectura en material impreso y digital: la perspectiva de las neurociencias y las implicaciones para el aprendizaje y visión del mundo del sujeto

RESUMEN

El objetivo de este artículo es producir un análisis del comportamiento del cerebro humano ante el acto de leer tanto vía material impreso como digital. Se propone, con ello, aclarar algunas cuestiones que involucran atención, comprensión y retención de informaciones y aprendizaje en ambos modos de leer, tomando como base las investigaciones sobre sus implicaciones, las cuales muestran, aunque en etapas tempranas, evidencias que necesitan ser consideradas. Se pretende, también, demostrar la importancia de la lectura para la constitución de una visión de mundo más sólida y de un referencial identitario a los sujetos, insertados en lo que se convenció llamar de Posmodernidad.

Palabras clave: Lectura. Aprendizaje. Visión de mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samuel Henrique Machado, Colégio Mauá, Santa Cruz do Sul (RS)

Mestrando do Programa de Mestrado e Doutorado em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul -UNISC (bolsista Capes/PROSUC). Professor de Filosofia e Sociologia do Colégio Mauá, Santa Cruz do Sul (RS).

Waldy Luiz Lau Filho, Colégio Mauá, Santa Cruz do Sul (RS)

Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Professor de História do Colégio Mauá, Santa Cruz do Sul (RS).

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

MACHADO, Samuel Henrique; LAU FILHO, Waldy Luiz.
A leitura em material impresso e digital: a perspectiva das neurociências e as implicações para a aprendizagem e visão de mundo do sujeito
. Revista Educação e Emancipação, v. 11, n. 2, p. p.60–82, 10 Ago 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9539. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos