Coeducação de Gerações: representação de avós mediadores de leitura na obra “Por Parte de Pai”

Autores

  • Jéssica de Barros Franciscati Fundação Atitude de Educação Continuada - FAEC
  • Célia Regina Delácio Fernandes Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v11n2p127-150

Palavras-chave:

Mediação de leitura. Coeducação. PNBE.

Resumo

Este estudo busca representar por meio da obra Por Parte de Pai, de Bartolomeu Campos Queirós (2011), selecionadas pelo PNBE, a relação entre avós e netos que mesmo em diferentes faixas etárias conseguem promover elos igualitários, estabelecendo uma coeducação de gerações. Pretende evidenciar como os personagens idosos/avós têm exercido o papel de mediadores de leitura em relação ao seu neto, e também, elucidar como acontece esta partilha entre velhos e crianças. Busca ainda, demonstrar em que medida a narrativa selecionada recupera a voz de pequenos e anciões embasando como acontece esta partilha de saber, sem desconsiderar, contudo, as diferenças existentes na infância e na velhice.

Palavras-chave: Mediação de leitura. Coeducação. PNBE.

 

Coeducation of Generations: representation of grandparents as mediators in the reading in the work “Por Parte do Pai”

ABSTRACT

This study seeks to represent the relationship between grandparents and grandchildren who, even in diff erent age groups, are able to promote egalitarian links by establishing a coeducation of generations through Bartolomeu Campos Queirós’s Por Parte do Pai (Bartolomeu Campos Queirós, 2011). It aims to show how the elderly / grandparent characters have played the role of reading mediators in relation to their grandchildren, and also to elucidate how this sharing between old people and children. It also seeks to demonstrate the extent to which the selected narrative recovers the voice of old people and children based on this sharing of knowledge, without disregarding, however, the diff erences existing in childhood and old age.

Keywords: Reading mediation. Co-education. PNBE.

 

Coeducación de Generaciones: representación de abuelos mediadores de lectura en la obra “Por parte del Padre”

RESUMEN

Este estudio busca representar por medio de la obra Por parte del Padre, de Bartolomeu Campos Queirós (2011), seleccionadas por el PNBE, la relación entre abuelos y nietos que mismo en diferentes franjas etarias consiguen promover nudos igualitarios estableciendo una coeducación de generaciones. Se pretende, evidenciar cómo los personajes ancianos / abuelos han ejercido el papel de mediadores de lectura en relación a su nieto, y también, elucidar como sucede este reparto entre viejos y niños. También busca demostrar en qué medida la narrativa seleccionada recupera la voz de viejos y niños basándose como sucede este reparto de saber, sin desconsiderar, sin embargo, las diferencias existentes en la infancia y en la vejez.

Palabras clave: Mediación de lectura. Coeducación. PNBE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jéssica de Barros Franciscati, Fundação Atitude de Educação Continuada - FAEC

Mestre em Letras, área de concentração: Literatura e Práticas Culturas (UFGD). Professora de Graduação e Pós-Graduação na Fundação Atitude de Educação Continuada (FAEC). Membro do grupo de pesquisa CEELLE - Centro de Estudos em Ensino, Leitura, Literatura e Escrita - UFGD.  

Célia Regina Delácio Fernandes, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Professora associada da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Professora da graduação e do Programa de pós-graduação em Letras. Líder do grupo de pesquisa CEELLE - Centro de Estudos em Ensino, Leitura, Literatura e Escrita - UFGD.

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

FRANCISCATI, Jéssica de Barros; FERNANDES, Célia Regina Delácio.
Coeducação de Gerações: representação de avós mediadores de leitura na obra “Por Parte de Pai”
. Revista Educação e Emancipação, v. 11, n. 2, p. p.127–150, 10 Ago 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9532. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos