BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens

Autores

  • Suely Simone Costa Lima Universidade Federal do Maranhão.
  • João de Deus Vieira Barros Universidade Federal do Maranhão.

Palavras-chave:

Música, Educação, Cotidiano, Inserção Social, Sujeito.

Resumo

Resumo

Neste artigo analisam-se questões referentes a um grupo que compõe uma Banda de Música no nível do instituinte. Identifica-se neste grupo presença de rituais e práticas simbólicas engendradas pela organização espaçotempo
na formação musical. A ênfase para estes rituais será destinada para os ritos de representação simbólica da articulação música e educação.

Palavras–chave: Música. Educação. Cotidiano. Inserção Social. Sujeito.

Abstract

In this article are analyzed referring question to a group that composes a Band of Music in the level of the instituinte. Presence of symbolic practical rituals and produced by the organization is identified in this group spacetime
in the musical formation. The emphasis for these rituals will be destined for the rites of symbolic representation of the joint music and education.

Keywords: Music. Education. Daily. Social Insertion. Citizen.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suely Simone Costa Lima, Universidade Federal do Maranhão.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão e Professora do Departamento
de Psicologia da Universidade CEUMA.

João de Deus Vieira Barros, Universidade Federal do Maranhão.

Pós-Doutor pela Universidade Federal Fluminense . Doutor em Educação pela USP.Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento deEducação II da Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

LIMA, Suely Simone Costa; BARROS, João de Deus Vieira.
BANDA DE MÚSICA: rituais e aprendizagens
. Revista Educação e Emancipação, v. 5, n. 1, p. p. 137–157, 31 Ago 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5360. Acesso em: 4 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos