Dança e Educação: considerações a partir da contradança de Santa Cruz

Autores

  • Wilson Alves de Paiva Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
  • Ali Kalil Ghamoun Professor da Rede Estadual de Educação. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n1p140-166

Palavras-chave:

Corporeidade. Educação física e cultura. Folclore e educação.

Resumo

RESUMO


O artigo resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi um estudo da Contradança de Santa Cruz de Goiás, buscando refletir sobre sua importância nas aulas de educação física. Para isso foi realizada, além da pesquisa bibliográfica, uma pesquisa empírica, com abordagem quali-quantitiva, em forma de pesquisa etnográfica-participante na referida cidade, durante a festividade, e no Colégio Estadual Antônio de Ramos Caiado. Para a abordagem teórica, foram usados textos de Volp, Soares, Ribas, Freire, Figueiredo, Daólio e Bonetti, dentre os autores que pesquisam dança, cultura e educação física, além dos culturalistas Brandão, Geertz, McLaren e Giroux. Os resultados mais relevantes encontrados dizem que: a contradança é um evento significativo para a cidade e para a educação, sendo possível inserir a mesma no currículo
escolar. Conclui-se que mudanças significativas na educação só serão possíveis na medida em que, além de outros fatores, o profissional de educação física perceba a importância de realizar mudanças em sua prática a partir da proposta de inserção das Contradanças – assim como
outras manifestações culturais - nas referidas aulas.

Palavras-chave: Corporeidade. Educação física e cultura. Folclore e educação.

ABSTRACT


The article results from a research whose objective has been studying the folk dance of Santa Cruz de Goiás town, seeking to reflect on its importance in physical education classes. To accomplish this, a literature review has been done, as well as an empirical research, in a quali-quantitative approach in the form of ethnographic participant research in that city during the cultural festival, at the Antonio Caiado Ramos School. For the theoretical basis, among the authors researching dance, texts written by Volp, Soares, Ribas, Freire, Figueiredo, Daólio
and Bonetti were used, along with texts by the culturalists as Brandão, Geertz, McLaren and Giroux. The most relevant findings have been: the folk dance is a significant event for the city and for education. We conclude that changes on education so to value those events will be possible only when physical education teachers realize the importance of making changes in their practice in order to include the Folk dance -
as well as other cultural popular manifestations - in their classes.


Keywords: Corporeity. Culture and physical education. Folklore and education.

RESUMEN


El artículo resulta de una investigación cuyo objetivo fue un estudio de la Contradanza de Santa Cruz de Goiás, en que se busca reflexionar su importancia en las clases de Educación Física. Para esto, se hizo, además de la búsqueda bibliográfica, una investigación empírica, con enfoque cualitativo y cuantitativo en forma de investigación etnográfica participante en la dicha ciudad durante la festividade, y en la escuela pública estatal Antônio de Ramos Caiado. Para el enfoque teórico fueron utilizados textos de Volp, Soares, Ribas, Freire, Figueiredo, Daolio y Bonetti, entre otros autores que investigan la Danza, la Cultura y la Educación Física, además de los culturalistas Brandão, Geertz, McLaren y Giroux. Los resultados más relevantes encontrados indican que: la contradanza es un hecho significativo para la ciudad y para la educación, y se puede insertarla en el programa escolar. Se concluye que cambios significativos en la educación sólo serán posibles en la medida que, además de otros factores, los profesionales de Educación Física perceban la importancia de hacer cambios en su práctica a partir de la propuesta de inserción de las Contradanzas -, así como otras manifestaciones culturales en las dichas clases.

Palabras clave: Corporeidad. Educación Física y cultura. Folclore educación.

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Biografia do Autor

Wilson Alves de Paiva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Professor da Faculdade União de Goyazes (FUG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) na graduação e no Programa de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Doutor em Filosofia da Educação pela USP. É membro da Rousseau Association, nos EUA, e outras associações e grupos de pesquisa no Brasil. Editor da Revista Vita et Sanitas (FUG) e Co-Editor da Revista EducAtiva (PUC). Foi professor visitante na niversidad
Autónoma de Madrid (Espanha) e na University of Calgary (Canada) onde realizou pesquisa de pós-doutoramento.

Ali Kalil Ghamoun, Professor da Rede Estadual de Educação. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília.

Professor da Rede Estadual de Educação. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Foi Pesquisador Institucional da Faculdade União de Goyazes.

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Publicado

2016-07-15

Como Citar

PAIVA, Wilson Alves de; GHAMOUN, Ali Kalil.
Dança e Educação: considerações a partir da contradança de Santa Cruz
. Revista Educação e Emancipação, p. p. 140–166, 15 Jul 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4983. Acesso em: 23 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos