Educação on-line: uma investigação acerca do uso da metodologia MOODLE no curso de especialização em Educação a Distância do SENAC do Maranhão
Palavras-chave:
Educação on-line. Moodle. Mediação pedagógica.Resumo
O presente estudo procura descrever e analisar por intermédio de uma pesquisa exploratória uma investigação acerca do uso da Metodologia MOODLE no curso de Especialização em Educação a Distância do SENAC do Maranhão. O objetivo da pesquisa é averiguar as possibilidades e limitações das mediações pedagógicas entre professores e alunos através dos dispositivos de comunicação desta tecnologia digital. Para isso, procurou-se, primeiramente, fazer um breve histórico da modalidade à distância até sua tendência para modalidade on-line, apontando importantes ações do SENAC e UAB no desenvolvimento da educação pela internet, mas ressaltando as condições econômicas, sociais e culturais que limitam o crescimento da modalidade no Estado. Em seguida, analisam-se os fundamentos teórico- metodológicos norteadores da modalidade, o surgimento dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e MOODLE, apresentando aspectos teóricos e conceituais que originaram esses sistemas e que sustentam sua metodologia com base nas reflexões de Piaget (1972), Gutierrez e Pietro (1994), Levy (1999), Castells (1999), Moran (2003), Kensky (2006), Papert (2009) e outros importantes estudiosos deste contexto. Procura-se compreender aspectos relevantes na formação oferecida pelo SENAC-MA ao futuro profissional em educação à distância através da modalidade on-line, acreditando que a politica pedagógica da entidade influi consideravelmente na mediação proposta. Posteriormente, são feitas análises das pesquisas empíricas sobre a tecnologia MOODLE, compreendendo a funcionalidade de seus principais recursos de interação e interatividade, averiguando suas possibilidades e limites durante a produção e mediação da aprendizagem do curso de pós-graduação promovido pela instituição. O estudo realiza, ainda, análises sobre as mediações pedagógicas e seu uso no SENAC-MA ao decorrer do curso de pós-graduação em EAD, fazendo reflexões a respeito do tema através de elementos importantes que subsidiam essas dinâmicas, discutindo os problemas existentes, analisando a visão dos alunos e professores sobre a temática. Por fim, apresenta-se um balanço da avaliação e de seus resultados, indicando limitações e caminhos possíveis para o aperfeiçoamento do processo de educação on-line no curso de especialização ofertado pelo SENAC do Maranhão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2014-12-15
Como Citar
RIBEIRO, Roure Santos.
Educação on-line: uma investigação acerca do uso da metodologia MOODLE no curso de especialização em Educação a Distância do SENAC do Maranhão
. Revista Educação e Emancipação, p. 195, 15 Dez 2014 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3025. Acesso em: 21 nov 2024.Edição
Seção
Resumos de Dissertações
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.