A formação continuada dos professores do Projovem urbano: uma discussão necessária

Autores

  • Francisca das Chagas Lima Oliveira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Formação Continuada. Prática Pedagógica. ProJovem Urbano.

Resumo

A presente Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de pesquisa “Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente” da Universidade Federal do Maranhão. Este trabalho discute a formação continuada dos professores do Programa do ProJovem Urbano e tem como objetivo analisar a referida formação, desvelando as concepções pedagógicas e suas possíveis implicações para a prática pedagógica na perspectiva dos professores. Nesse estudo adotamos a metodologia da pesquisa qualitativa, por entendermos que as ações investigadas podem ser melhor compreendidas quando observadas no seu ambiente natural de ocorrência. As técnicas para a coleta de dados foram: observação de campo e entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos referem-se a três categorias de análises, a saber: concepção de formação continuada, concepção de prática pedagógica e concepção de ensinar e aprender. A observação de campo foi realizada no período de novembro de 2009 a abril de 2010. Participaram das entrevistas sete professoras do Núcleo 4, a coordenação pedagógica e a direção pedagógica do ProJovem Urbano em São Luís- MA e uma formadora da FUNDAR, num total de 10 sujeitos. Para analisar as questões levantadas pelo estudo, selecionamos como principais referenciais teóricos: Contreras (2002), Gadotti (1985,2000,2003,2009), Giroux (1997), Imbernón (2004,2009), Libâneo (1985,1997,2003-2004), Nóvoa (1992,1995,1997), Saviani (1985,1991,2000), Pimenta (1995,2000,2002), Tardiff (2005,2008), dentre outros. Ao abordar a formação de professores, primeiramente traçamos sua configuração histórica no Brasil da década de 1970 à década de 1990; abordamos os modelos de formação para professores no Brasil, destacando concepções e tendências, discutindo também alguns elementos que as caracterizam. Em seguida, tratamos do Programa do ProJovem Urbano como política pública e como política nacional de juventude, traçamos o percurso histórico do referido Programa e a formação continuada dos professores que atuam em São Luís-MA. Os resultados da presente pesquisa evidenciaram que os sujeitos envolvidos na pesquisa perceberam as mudanças ocorridas durante suas trajetórias no processo de formação continuada oferecida pelo ProJovem Urbano. Ressaltamos que o referencial teórico-metodológico trabalhado na formação tem se constituído para as professoras como enriquecedor da compreensão sobre a proposta educativa do ProJovem, além de estimular o empreendimento na qualificação profissional, o que tem refletido na melhoria de suas práticas educativas e, por conseguinte, na aprendizagem dos alunos, apesar de alguns limites ainda se manifestarem no cotidiano da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

OLIVEIRA, Francisca das Chagas Lima.
A formação continuada dos professores do Projovem urbano: uma discussão necessária
. Revista Educação e Emancipação, p. 192, 15 Dez 2014 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/3022. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Resumos de Dissertações