Oliveira, Ivanilde Apoluceno de. Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. Curitiba: Editora CRV, 2015.
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e28233Palavras-chave:
Gênese da educação interculturalResumo
Nas primeiras páginas, ainda no prefácio do livro de Ivanilde Apoluceno de Oliveira (2015), a professora Vera Maria Candau nos presenteia com célebre cena do professor Paulo Freire recebendo da Universidade Complutense de Madri, título de doutor honoris causa. Naquela ocasião, narra Candau, ter cumprido Freire os ritos institucionais, bem como quebra de protocolo ao descer as escadas e cumprimentar os profissionais responsáveis pela organização do evento. Presença, amorosidade, simplicidade e respeito são marcas primeiras deste educador nordestino que afetou as pessoas naquela ocasião.
Downloads
Metrics
Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular na escola cidadã. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002a.
CANDAU, Vera Maria. Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.
FLEURI, Reinaldo. Intercultura e educação, in. Revista Brasileira de Educação, n. 23, maio/junho/julho/agosto, 2006. Disponível em: www.cedes.unicamp.br.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 2 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1989.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 2 ed. São Paulo: Olho’Água, 1993c.
FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação e Emancipação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.










