Atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: estado da arte em teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.35

Palavras-chave:

atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncionais, inclusão escolar

Resumo

No contexto das políticas educacionais inclusivas, a educação especial passou a ser ofertada através do Atendimento Educacional Especializado – AEE, preferencialmente nas Salas de Recursos Multifuncionais – SRM. Essa nova configuração da educação especial despertou o interesse dos pesquisadores, gerando um número expressivo de pesquisas sobre o tema. O presente texto aborda uma investigação caracterizada como estado da arte, que teve como objetivo fazer uma análise sobre pesquisas relacionadas ao AEE ofertado em SRM, identificando desafios e possibilidades já apontados. A metodologia consistiu na busca por pesquisas publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Para a construção das informações foi feita uma busca através dos descritores Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais, em trabalhos produzidos no período de 2010 a 2016. Foram encontrados 31 trabalhos que constituíram o corpus de análise, organizado em quatro categorias, assim denominadas: 1) Implementação das Salas de Recursos Multifuncionais; 2) Organização Pedagógica na oferta do AEE; 3) Relação entre o AEE e a efetivação da educação inclusiva; 4) Formação docente para atuação no AEE. Os resultados apontam, como possibilidades, o compromisso profissional dos educadores que atuam no AEE, a construção de posturas inclusivas e o uso de Tecnologia Assistiva de baixo custo. Em relação aos desafios destacam-se a falta de materiais didáticos e de trabalho coletivo e a necessidade de formação de professores. Aponta-se a necessidade de pesquisas com caráter interventivo nos contextos educacionais inclusivos, de modo que sejam construídos conhecimentos sobre e com os atores envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane de Fátima Costa Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Planejamento do Processo de Ensino e Aprendizagem (GEPPE/UERN).

Francileide Batista de Almeida Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Inclusão (GPCAI/UFRN).

Disneylândia Maria Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/UERN). Pesquisadora da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe).

Referências

ALVES, Carla Barbosa. Atendimento educacional especializado na rede municipal de Uberlândia: implantação, organização e desenvolvimento. 2015. 173f. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

AMORIM, Gabriely Cabestre. Organização e funcionamento do atendimento educacional especializado na educação infantil: estudo de caso. 2015. 137f. (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BATISTA, Geisa Cristina. Atendimento Educacional Especializado: trabalho e formação docente. 2013. 174f. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2013.

BERNARDES, Cleide Aparecida Hoffmann. O Trabalho Docente no Atendimento Educacional Especializado pelas Vozes de Professoras Especializadas. 2014. 182f. (Mestrado em Educação) – Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2014.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. MEC/SEESP, 2008. Disponível em http://www.mec.gov.br. Acesso em 08 out. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 abr. 2023.

BRASIL. Manual de Orientação do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/recursos-multifuncionais. Acesso em: 13 abr. 2024.

BUIATTI, Viviane Prado. Atendimento educacional especializado: dimensão política, formação docente e concepções dos profissionais. 2013. 324f. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.

CALDAS, Wagner Kirmse. Tecnologia assistiva e computacional: contribuições para o Atendimento Educacional Especializado e desafios na formação de professores. 2015. 214f. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.

CALHEIROS, David dos Santos; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. A educação especial em Maceió/Alagoas e a implementação da política do atendimento educacional especializado. Rev. bras. educ. espec., Jun 2014, vol.20, no.2, p.249-264.

CASTRO, Clarice Filipin de. O Atendimento Educacional Especializado como rede de serviços e apoio na educação: contribuições da teoria histórico-cultural. 2015. 112f. (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.

COSTA, Erika de Souza. A inclusão do alunado do Atendimento Educacional Especializado no município do Rio de Janeiro. 2015. 94f. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

DELEVATI, Aline de Castro. AEE: Que “atendimento” é este? As configurações do Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da rede municipal de ensino de Gravataí/RS. 2012. 143f. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As Pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano XXIII, nº 79, p. 257-272, Agosto de 2002.

FONTES, Diana Campos. Atendimento Educacional Especializado: um estudo de caso. 2012. 148f. (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2012.

FRANCO, Regiane. Atendimento Educacional Especializado: desafios do Professor Itinerante. 2014. 84f. (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, São Paulo, 2014.

FUCK, Andreia Heiderscheidt. O Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais na Concepção dos Professores da Sala Comum. 2014. 190f. (Mestrado em Educação) – Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2014.

GONÇALVES, Aline Quintana. Gestão do Atendimento Educacional Especializado na rede municipal de Bagé na construção da inclusão escolar. 2014. 165f. (Mestrado Profissional em Educação) – Fundação Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2014.

HUMMEL, Eromi Izabel. Formação de professores de salas de recursos multifuncionais para o uso de tecnologia assistiva. 2012. 231f. (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2012.

LIMA, Cicera Aparecida Nogueira. O atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncionais em um município do interior paulista. 2015. 189f. (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

LIMA, Cristiane Bacelar. Atendimento Educacional Especializado: percepção de professores de escolas públicas municipais de Salvador/BA. 2015. Undefined f. (Mestrado Profissional em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social) – Fundação Visconde de Cairu, Salvador, 2015.

LUNA, Christiane Freitas. Sala de Recursos Multifuncionais (SRM): uma política pública em ação no sudoeste bahiano. 2015. 223f. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

MELO, Hellen Cristiey Batista de. A versão das professoras das salas de recursos multifuncionais do município de Dourados/MS: atuação no Atendimento Educacional Especializado. 2014. 113f. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.

MILANESI, Josiane Beltrame. Organização e funcionamento das salas de recursos multifuncionais em um município paulista. 2012. 185f. (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

NUNES, Roselene. Política de inclusão escolar na ótica de professores de sala de recursos multifuncionais da rede municipal de Florianópolis/SC. 2014. 114f. (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2014.

OLIVEIRA, Amanda Carolina Martins de. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: o atendimento educacional especializado em Ilha Solteira/SP. 2014. 102f. (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba, 2014.

OLIVEIRA, Cassia Carolina Braz de. Sala de Recursos Multifuncionais: um estudo de caso. 2016. 168f. (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marilia, 2016.

REVELANTE, Patricia. Políticas públicas inclusivas: implicações na formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado. 2013. 100f. (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2013.

ROPOLI, Edilene Aparecida; et al. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

ROTH, Fatima Liliane Oliveski. A educação inclusiva no município de Novo Hamburgo: a sala de recursos multifuncional em foco. 2014. 171f. (Mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social) – Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2014.

STAINBACK, Susan; STAINBACK, Willian. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

SILVA, Fabrícia Gomes da. Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual: o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em discussão. 2011. 169f. (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011.

SILVA, Cleudia Maria Ferreira da. A Tecnologia Assistiva nas salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE no município de Teresina/PI. 2014. 117f. (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.

SILVA, Mara Cristina Fortuna da. O atendimento educacional especializado e o processo de escolarização dos alunos com deficiência. 2015. Undefined . (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2015.

SOUZA, Ivete Cristina de. Sala de recursos multifuncionais e sala comum: a deficiência intelectual em foco. 2013. 133f. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, UFU, 2013.

TIBOLA, Carina Luisa Kurek. Políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: dos Aspectos Legais à Implementação do Atendimento Educacional Especializado – AEE. 2014. 134f. (Mestrado em Educação) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, 2014.

TORRES, Miriam de Rosa. Salas de recursos multifuncionais: um estudo sobre a formação e atuação de professores. 2014. 118f. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014.

VIEIRA, Cleidenira Teixeira Monteiro. O Atendimento na Sala de Recursos Multifuncionais aos alunos com deficiência intelectual, na rede municipal de Macapá/AP. 2013. 79f. (Mestrado em Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2013.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

FREIRE, Cristiane de Fátima Costa; VIEIRA, Francileide Batista de Almeida; RIBEIRO, Disneylândia Maria.
Atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: estado da arte em teses e dissertações
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 392–413, 15 Ago 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23465. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos