Atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: estado da arte em teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.35

Palavras-chave:

atendimento educacional especializado, sala de recursos multifuncionais, inclusão escolar

Resumo

No contexto das políticas educacionais inclusivas, a educação especial passou a ser ofertada através do Atendimento Educacional Especializado – AEE, preferencialmente nas Salas de Recursos Multifuncionais – SRM. Essa nova configuração da educação especial despertou o interesse dos pesquisadores, gerando um número expressivo de pesquisas sobre o tema. O presente texto aborda uma investigação caracterizada como estado da arte, que teve como objetivo fazer uma análise sobre pesquisas relacionadas ao AEE ofertado em SRM, identificando desafios e possibilidades já apontados. A metodologia consistiu na busca por pesquisas publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Para a construção das informações foi feita uma busca através dos descritores Atendimento Educacional Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais, em trabalhos produzidos no período de 2010 a 2016. Foram encontrados 31 trabalhos que constituíram o corpus de análise, organizado em quatro categorias, assim denominadas: 1) Implementação das Salas de Recursos Multifuncionais; 2) Organização Pedagógica na oferta do AEE; 3) Relação entre o AEE e a efetivação da educação inclusiva; 4) Formação docente para atuação no AEE. Os resultados apontam, como possibilidades, o compromisso profissional dos educadores que atuam no AEE, a construção de posturas inclusivas e o uso de Tecnologia Assistiva de baixo custo. Em relação aos desafios destacam-se a falta de materiais didáticos e de trabalho coletivo e a necessidade de formação de professores. Aponta-se a necessidade de pesquisas com caráter interventivo nos contextos educacionais inclusivos, de modo que sejam construídos conhecimentos sobre e com os atores envolvidos.

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Biografia do Autor

Cristiane de Fátima Costa Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Planejamento do Processo de Ensino e Aprendizagem (GEPPE/UERN).

Francileide Batista de Almeida Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Inclusão (GPCAI/UFRN).

Disneylândia Maria Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd/UERN). Pesquisadora da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe).

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

FREIRE, Cristiane de Fátima Costa; VIEIRA, Francileide Batista de Almeida; RIBEIRO, Disneylândia Maria.
Atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais: estado da arte em teses e dissertações
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 392–413, 15 Ago 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23465. Acesso em: 21 dez 2024.

Edição

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Artigos