O acesso à educação superior para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e portadoras de visto humanitário: inclusão, democratização e internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.36

Palavras-chave:

educação superior, migrações, refúgio

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a importância do acesso à educação superior para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e migrantes para a consolidação de um ambiente acadêmico democrático, inclusivo, comprometido com valores de justiça social e internacionalizado. Para tal, é fundamental a compreensão dos muitos atravessamentos que impelem os deslocamentos humanos forçados e as migrações e que desafiam as sociedades de acolhida na construção de alternativas viáveis e socialmente sustentáveis. Metodologicamente, por intermédio de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, infere-se que é imperativo que sejam envidados esforços para o pleno acesso aos direitos destas populações às políticas públicas vigentes e o aperfeiçoamento das mesmas para a plena inclusão e acesso. Neste sentido, cabe à educação, em específico neste artigo no nível superior, a busca por uma perspectiva anticolonial ou decolonial que tenha no respeito à diversidade de perfis discentes um valor importante, para além de colaborar na construção de diálogos interculturais e de promover uma cultura universitária mais democrática e plural, e que esteja comprometida com uma efetiva transformação das sociedades e desigualdades e superação dos desafios e barreiras ainda existentes.

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Biografia do Autor

Janaina Santos de Macedo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora de Avaliação e Apoio Pedagógico. Co-coordenadora da Cátedra Sérgio Veira de Mello da UFSC. Vínculo com grupo de pesquisa no Observatório das Migrações de Santa Catarina.

Raquel Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Secretária-geral dos Órgãos Deliberativos Centrais da UFSC.

Irineu Manoel de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

MACEDO, Janaina Santos de; PINHEIRO, Raquel; SOUZA, Irineu Manoel de.
O acesso à educação superior para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e portadoras de visto humanitário: inclusão, democratização e internacionalização
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 414–433, 15 Ago 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22135. Acesso em: 21 dez 2024.

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Artigos