O professor de português da educação básica no divã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.38

Palavras-chave:

formação inicial e continuada, letramento, divã pedagógico

Resumo

As práticas de letramento nos últimos anos têm sido discutidas tanto na formação de alunos quanto de professores e este trabalho tem as seguintes finalidades: (i) discutir o conceito de letramento e suas contribuições nos contextos sociais e educativos de alunos e professores; (ii) destacar a relevância da formação inicial e continuada para a educação básica; (iii) refletir como os desafios e perspectivas colocam o professor de Língua Portuguesa no divã pedagógico na escola e, por fim, (iv) pontuar a importância das políticas de valorização da docência. Nesse sentido, estas reflexões se constituem de uma revisão de literatura, tornando visíveis o processo de letramento e a formação do professor no divã da prática de sala de aula. Assim, os propósitos deste trabalho visam contribuir com o lugar de destaque do professor de Língua Portuguesa e seu protagonismo na educação.

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Biografia do Autor

Ivan Vale de Sousa, Secretaria de Educação de Parauapebas, Pará

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Língua Portuguesa na Educação Básica em Parauapebas, Pará.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

SOUSA, Ivan Vale de.
O professor de português da educação básica no divã
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 3, 27 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20564. Acesso em: 22 dez 2024.