A experiência de morar na residência universitária da UVA a partir da narrativa (auto)biográfica de um acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.27

Palavras-chave:

experiência, residência universitária, narrativa (auto)biográfica

Resumo

A Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA tem mais de cinquenta anos de existência. Mas, o Programa de Assistência Estudantil – PAE – do Governo do Estado do Ceará, foi criado há quatro anos. Qual o impacto desta experiência na vida dos acadêmicos? Portanto, esta pesquisa consiste na escuta e análise da narrativa (auto)biográfica de um acadêmico com a finalidade de identificar as dificuldades e facilidades da sua experiência formativa pessoal e acadêmica como morador da residência universitária da UVA. O aporte teórico foi baseado principalmente em Coulon (2017) com o conceito de permanência universitária; assim como Sampaio (2015) e Silva (2019), Larossa (2011; 2002); Astigarraga (2010; 2017), Bragança (2011) e Delory-Momberger (2006). Verificamos que a universidade é um espaço formativo importante, pois facilitou a passagem da graduação à pós-graduação (mestrado), após o acadêmico superar as dificuldades de viver longe da família e de ampliar a sociabilidade dentro da residência com os colegas. Para isso, o PAE – principalmente residência e restaurante universitários – foi essencial no processo de acesso, permanência e conclusão de um acadêmico da classe trabalhadora, oriundo de um município, no entorno de Sobral, onde a UVA está situada. Este resultado poderá ser verificado em uma pesquisa posterior, amplificada com mais acadêmicos/as do mesmo contexto sócio-econômico-cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Coordenadora-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (auto)biográficas – GEPAS – CNPq.

Bruna Géssica Oliveira

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa (auto)biográficas – GEPAS- CNPq.

Rosely Monte Souza

Graduanda no Curso de Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.  Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa (auto)biográficas – GEPAS- CNPq.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

ASTIGARRAGA, Andrea Abreu; OLIVEIRA, Bruna Géssica; SOUZA, Rosely Monte.
A experiência de morar na residência universitária da UVA a partir da narrativa (auto)biográfica de um acadêmico
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20407. Acesso em: 23 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos