Educação e resistência no contexto pandêmico

um estudo de caso de uma faculdade particular na cidade de Horizonte, Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.21

Palavras-chave:

ensino remoto, resistência, educação privada

Resumo

Este trabalho discute a resistência dos profissionais docentes da rede particular de ensino de uma faculdade no município de Horizonte, Estado do Ceará, frente os desafios do ensino remoto imposto pela pandemia. Fez-se um esforço reflexivo para se pensar a questão da educação privada no contexto remoto e as consequências para os profissionais docentes no que diz respeito a sua atuação profissional. Para isso, foi preciso recorrer ao contexto da pandemia que começou a assolar o país a partir do mês de março de 2020 e seus efeitos na vida dos profissionais da educação de modo geral, mas em específico, para o conjunto dos profissionais que fazem parte da rede de ensino particular dessa Faculdade. Dito isso, o presente trabalho se configura a partir de um estudo de caso, de natureza qualitativa, utilizando-se de relatos a partir de entrevistas virtuais que ocorreram através da rede social WhatsApp. Afirma-se, a partir do resultado obtido a partir da análise, que nem sempre os profissionais da educação da rede privada de ensino estão à deriva e sujeitados a todo custo às imposições do mercado educacional privado. Além disso, atuando em conjunto, podem engendrar, como mostra o caso em tela, forças e obter o resultado que almejavam frente os anseios financeiros do mercado privado do campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Nacilio Sousa dos Santos

Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pelo Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas (PPGAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PGCE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PGCS) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

SANTOS, Antonio Nacilio Sousa dos.
Educação e resistência no contexto pandêmico: um estudo de caso de uma faculdade particular na cidade de Horizonte, Ceará
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20399. Acesso em: 22 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos