Protagonismo Juvenil e Mídias Digitais

o período pandêmico da Covid–19 no sudeste do Pará sob a perspectiva docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.18

Palavras-chave:

media literacy, protagonismo juvenil, perspectiva docente com mídias digitais

Resumo

Este artigo pretende analisar as práticas pedagógicas, a partir da perspectiva da media literacy, no período pandêmico da COVID-19 na escola estadual de ensino médio Macário Dantas, em São Geraldo do Araguaia, no Pará. A base teórica está fundamentada nos estudos culturalistas do uso da mídia de Bauer (2011), Martino e Menezes (2012), Lemos e Lévy (2010) e Buckingham (2010). O estudo interdisciplinar apoia-se no discurso da comunicação, da educação, da sociologia e da filosofia, para responder ao problema proposto. A pesquisa é qualitativa, tipo etnográfica, com abordagem metodológica de grupo focal com professores da escola. A abordagem busca compreender o entendimento da media literacy por parte dos docentes; a percepção do fenômeno da comunicação digital na vida das juventudes; e aplicação de práticas educativas com mídias digitais fomentadoras do protagonismo juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Macilene Borges da Silva Cardoso

Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedades da Amazônia pela  Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA. Membro dos grupos de pesquisa  Altermidias  e Dinâmicas Socioculturais e Visuais.

Elaine Javorski Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Docente adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutora em Ciências da Comunicação e dos Medias pela Universidade de Coimbra. Líder do grupo de pesquisa Comunicação para o Desenvolvimento.

Alexandre Silva dos Santos Filho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor titular da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) Marabá, PA – Brasil. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Goiás. Líder do grupo de pesquisa Dinâmicas Socioculturais e Visuais.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

CARDOSO, Macilene Borges da Silva; SOUZA, Elaine Javorski; SANTOS FILHO, Alexandre Silva dos.
Protagonismo Juvenil e Mídias Digitais: o período pandêmico da Covid–19 no sudeste do Pará sob a perspectiva docente
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20394. Acesso em: 23 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos