Educação e democracia
limites e possibilidades das políticas educacionais emancipatórias para além do capital
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.15Palavras-chave:
educação, política educacionais, democraciaResumo
O presente artigo visa discutir a respeito das políticas educacionais, seus limites e possibilidades para além do capital. Nesse intuito, tratamos primeiramente sobre os aspectos conceituais que envolvem a compreensão da concepção de Estado, democracia e emancipação. Em seguida, discute-se sobre as políticas educacionais no contexto neoliberal. Trata-se de um estudo bibliográfico por meio de autores que se alinham a perspectiva teórica do materialismo histórico dialético, como método de análise da realidade, que tem como concepção de análise o contexto histórico e as contradições que permeiam a sociedade, vista em Mészáros (2005), Höfling (2001), Saviani (2017a, 2017b, 2020), Tonet (2018) entre outros. Como conclusão, aborda-se os desafios para superação da lógica do capital e as possibilidades das políticas educacionais por meio da emancipação humana.
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