Educação e democracia

limites e possibilidades das políticas educacionais emancipatórias para além do capital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.15

Palavras-chave:

educação, política educacionais, democracia

Resumo

O presente artigo visa discutir a respeito das políticas educacionais, seus limites e possibilidades para além do capital. Nesse intuito, tratamos primeiramente sobre os aspectos conceituais que envolvem a compreensão da concepção de Estado, democracia e emancipação. Em seguida, discute-se sobre as políticas educacionais no contexto neoliberal. Trata-se de um estudo bibliográfico por meio de autores que se alinham a perspectiva teórica do materialismo histórico dialético, como método de análise da realidade, que tem como concepção de análise o contexto histórico e as contradições que permeiam a sociedade, vista em Mészáros (2005), Höfling (2001), Saviani (2017a, 2017b, 2020), Tonet (2018) entre outros. Como conclusão, aborda-se os desafios para superação da lógica do capital e as possibilidades das políticas educacionais por meio da emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Dioney Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em História Social (FFLCH/USP). Professor adjunto do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Faculdade de Ciências Humanas (FACH), Campo Grande/MS. Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/Ufopa).  Integrante do grupo de pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil-Histedbr - UFOPA.

Karolina Carvalho do Amarante

Mestra em Educação (2022) pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/UFOPA). Integrante do grupo de pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil-Histedbr-UFOPA. 

Gilberto César Lopes Rodrigues, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Educação, professor adjunto nos programas de graduação e pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará e do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar Indígena em rede entre UEPA-UFOPA-UFPA-UNIFESSPA. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em “Indigenismo, sociedades e Educação na Amazônia – ISSEAM. Integrante do grupo de pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil-Histedbr-UFOPA.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

FONSECA, André Dioney; AMARANTE, Karolina Carvalho do; RODRIGUES, Gilberto César Lopes.
Educação e democracia: limites e possibilidades das políticas educacionais emancipatórias para além do capital
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20386. Acesso em: 23 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos