A influência da concepção crítco-libertadora sobre o direito à EJA: paradigmas em disputas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p674-699

Palavras-chave:

Concepção crítico-libertadora, Direito à EJA, Paradigmas orientadores

Resumo

O artigo objetiva evidenciar a influência da concepção crítico-libertadora e seus fundamentos sobre o direito à EJA, é observada na ação política da Educação Popular, tratada como um paradigma educacional, reconhecido como um conjunto, de ideias e propostas, que disputam um formato de direito à EJA. O estudo está fundamentado em dois autores de espectro critico: Freire (1986, 2006, 2010) por meio das categorias “politicidade”, “ser mais”, “conscientização” e em Dussel (2007) na abordagem da “ética humana”. A pesquisa filia-se a uma investigação qualitativa, estruturada em um estudo de caráter bibliográfico e de documentos que permite evidenciar as categorias citadas e compreendê-las numa experiência. Os resultados da pesquisa levaram a concluir que o direito à EJA pode ser influenciado pela concepção critico-libertadora, a qual se concretiza em paradigmas educacionais, os quais marcam um compromisso do Estado com o direito à educação, sob a ética humana que demanda respeito as especificidades, diversidades dos sujeitos jovens e adultos da EJA.

Palavras-chave: Concepção crítico-libertadora; Direito à EJA; Paradigmas orientadores.

The influence of the critical-liberating conception on the right to EJA: paradigms in disputes

ABSTRACT

The article aims to show the influence of the critical-liberating concept and its foundations on the right to EJA, it is observed in the political action of Popular Education, treated as an educational paradigm, recognized as a set of ideas and proposals that dispute a format of right to EJA. The study is based on two authors of critical spectrum: Freire (1986; 2006; 2010) through the categories “politicity”, “being more”, “awareness” and on Dussel (2007) in the approach of “human ethics”. The research is affiliated to a qualitative investigation, structured in a bibliographic and document study that allows to highlight the mentioned categories and understand them in an experience. The research results led to the conclusion that the right to EJA can be influenced by the critical-liberating conception, which is materialized in educational paradigms, which mark a commitment of the State with the right to education, under the human ethics that demand respect for specificities, diversities of young and adult subjects of EJA.

Keywords: Critical-liberating conception; Right to EJA; Guiding paradigms.

La influencia de la concepción crítico-liberadora sobre el derecho al EJA: paradigmas en las disputas

RESUMEN

El artículo pretende mostrar la influencia del concepto crítico-liberador y sus fundamentos sobre el derecho a la EJA, se observa en la acción política de la Educación Popular, tratada como paradigma educativo, reconocida como un conjunto de ideas y propuestas que disputan una formato de derecho a EJA. El estudio se basa en dos autores de espectro crítico: Freire (1986; 2006; 2010) a través de las categorías “politicidad”, “ser más”, “conciencia” y en Dussel (2007) en el enfoque de la “ética humana”. La investigación está adscrita a una investigación cualitativa, estructurada en un estudio bibliográfico y documental que permite resaltar las categorías mencionadas y comprenderlas en una experiencia. Los resultados de la investigación llevaron a la conclusión de que el derecho a la EJA puede verse influido por la concepción crítico-liberadora, que se materializa en paradigmas educativos, que marcan un compromiso del Estado con el derecho a la educación, bajo la ética humana que exige el respeto a la educación. especificidades, diversidades de sujetos jóvenes y adultos de EJA.  

Palabras clave: Concepción crítico-liberadora; Derecho a EJA; Paradigmas rectores.

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Biografia do Autor

Adriana Pereira da Silva

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua principalmente nos temas: Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Cultura, Alfabetização, Currículo e Práticas Pedagógicas.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

SILVA, Adriana Pereira da.
A influência da concepção crítco-libertadora sobre o direito à EJA: paradigmas em disputas
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 3, p. p.674–699, 28 Dez 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18220. Acesso em: 22 dez 2024.