Reflexões sobre as políticas públicas para a educação de pessoas jovens e adultas: desvelando contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p599-627

Palavras-chave:

Educação de pessoas jovens e adultas, Políticas públicas para a EPJA, Políticas públicas educacionais

Resumo

Neste artigo desvela-se as contradições das políticas públicas para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) a partir da perspectiva materialista histórico-dialética. Realiza-se uma discussão acerca das políticas públicas federais desenvolvidas no Brasil desde a década de 1950. Trata-se de pesquisa bibliográfica, visto que se constitui por meio do levantamento de literatura especializada. Utiliza-se para análise da EPJA as categorias dialéticas: historicidade, totalidade e contradição. Elege-se como aporte teórico-metodológico as contribuições de Marx e Engels (1989), Mészáros (2008), Frigotto (2005), Saviani (2008), Freire (2002, 2005), Haddad (2002), entre outros. Os resultados nos desafiam a encontrar novas possibilidades para se pensar a EPJA que fundamentalmente esteja compromissada com a emancipação dos sujeitos que dela fazem parte.

Palavras-chave: Educação de pessoas jovens e adultas; Políticas públicas para a EPJA; Políticas públicas educacionais.

Reflections on teaching young and adult learners: dialogue among critical theories and andragogy

ABSTRACT

This article reveals the contradictions of public policies for the Education of Young People and Adults (EPJA) from the historical-dialectical materialist perspective. There is a discussion about federal public policies developed in Brazil since the 1950s. This is bibliographical research, as it is constituted through a survey of specialized literature. The following dialectical categories are used to analyze the EPJA: historicity, totality and contradiction. The theoretical-methodological contributions of Marx and Engels (1989), Mészáros (2008), Frigotto (2005), Saviani (2008), Freire (2002, 2005), Haddad (2002), among others, are chosen. The results challenge us to find new possibilities to think about the EPJA that is fundamentally committed to the emancipation of the subjects that are part of it.

Keywords: Education of young people and adults; Public policies for EPJA; Educational public policies.

Reflectores sobre la educación de personas niñas y adultos: desvelando contradicaciones

RESUMEN

Este artículo revela las contradicciones de las políticas públicas para la Educación de Jóvenes y Adultos (EPJA) desde la perspectiva histórico-dialéctica materialista. Se discute sobre las políticas públicas federales desarrolladas en Brasil desde la década de 1950. Se trata de una investigación bibliográfica, ya que se constituye a través de un relevamiento de la literatura especializada. Para analizar la EPJA se utilizan las siguientes categorías dialécticas: historicidad, totalidad y contradicción. Se eligen los aportes teórico-metodológicos de Marx y Engels (1989), Mészáros (2008), Frigotto (2005), Saviani (2008), Freire (2002, 2005), Haddad (2002), entre otros. Los resultados nos retan a encontrar nuevas posibilidades para pensar en la EPJA que apuesta fundamentalmente por la emancipación de los sujetos que la integran.  

Palabras clave: Educación de jóvenes y adultos; Políticas públicas para EPJA; Políticas públicas educativas.

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Biografia do Autor

Jerry Wendell Rocha Salazar, Centro Avançado de Apoio à Educação CAAED/SEMED-São Luís Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Professor-formador do Centro Avançado de Apoio à Educação CAAED/SEMED-São Luís. Professor externo da Universidade Federal do Maranhão. Participa do Grupo de Pesquisa em Escola, Currículo e Formação Docente-PPGE/UFMA.

Marcelo Pagliosa Carvalho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

SALAZAR, Jerry Wendell Rocha; CARVALHO, Marcelo Pagliosa.
Reflexões sobre as políticas públicas para a educação de pessoas jovens e adultas: desvelando contradições
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 3, p. p.599–627, 28 Dez 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18217. Acesso em: 22 dez 2024.