Memórias de mulheres afrodescendentes de sucesso na educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p448-473

Palavras-chave:

Mulheres afrodescendentes sujeitas de sua História, EJA como direito e tática, Sucesso educacional e socioprofissional

Resumo

O presente texto expõe um dos resultados de estudos e experiências vivenciadas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí- PPGEd/UFPI. Através da pesquisa que resultou na Dissertação intitulada, “Histórias que se cruzam na EJA: as Trajetórias de Vida de Mulheres Afrodescendentes de Sucesso Educacional”, em que a primeira autora buscou problematizar como mulheres afrodescendentes interpretam a sua trajetória de vida e sua passagem pela EJA, expondo também, implicações advindas destas em suas formas de organização da vida e no enfrentamento das suas dificuldades socioculturais, considerando os fatores de gênero-raça-classe. Neste artigo buscamos refletir sobre as memórias de duas mulheres afrodescendentes, egressas da EJA, participantes da citada investigação. A intenção foi analisar, a partir das histórias de vida de cada uma, as táticas utilizadas por elas para que pudessem alcançar a emancipação social, e assim obterem o sucesso educacional/profissional desejado por cada uma delas, de maneira singular. As discussões foram feitas a partir dos seguintes autores/as: Arroyo (2014, 2017), Boakari (2010, 2015, 2019), Certeau (1994), Guimarães (2013), Martins (2013), dentre outros/as. A análise dos dados e as suas interpretações evidenciaram que há lições nas trajetórias educativas, que nos mostram como essas mulheres utilizaram o direito a educação como ferramenta para superar algumas dificuldades impostas pela condição interseccional de ser mulher-afrodescendente-pobre no Brasil. Essas mulheres afrodescendentes, por meio de táticas subverteram a lógica social brasileira, e ocuparam lugares que não eram comuns a elas, nem para muitas outras, com características semelhantes e em condições parecidas.

Palavras-chave: Mulheres afrodescendentes sujeitas de sua História; EJA como direito e tática; Sucesso educacional e socioprofissional.

Memories of successful afrodescendant women in youth and adult education

ABSTRACT

This text presents some results of studies and experiences lived in the Graduate Program in Education at the Federal University of Piauí (PPGEd/UFPI). With help from the research that resulted in the Master´s Thesis entitled "Stories that intersect in EJA (Youth and Adult Education Programs): the Life Trajectories and Educational Success of Women of African Descent", we problematized how women of African descendance interpret their trajectories in life and times spent in EJA programs. Implications arising from these experiences in terms of how they helped the women organize their lives and face their sociocultural difficulties, considering gender-race-class factors, were considered. In this article, we seek to reflect on the memories of two Brazilian women of African descent, graduates from EJA programs, with the intention to analyze, from the life stories of each one, the tactics used by them to achieve social emancipation and attain the educational/professional success desired by each one of them, in a unique way. Discussions were supported by the following authors: Arroyo (2014; 2017), Boakari (2010; 2015; 2019), Certeau (1994), Guimarães (2013), Martins (2013), among others. Data analysis and their interpretations showed that there are lessons to be learned from the educational trajectories of the participants of the study, as they show us how these women used their right to an education as a tool to overcome difficulties imposed by their intersectional conditions of being poor Afro-descendant women in Brazil. These women of African origin, through tactics developed by each one, subverted the Brazilian social logic and occupied places that were not common for persons like them, nor for many others with similar characteristics and in similar conditions.

Keywords: Subject afrodescendant women of their History; EJA as law and Tactics; Educational and socioprofessional success.

Memorias de éxito de mujeres descendientes africanas em la educación de jóvenes y adultos

RESUMEN

Este texto presenta algunos resultados de estudios y experiencias vividas en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Piauí-PPGEd/UFPI. A través de la investigación que dio como resultado la Disertación titulada "Historias que se cruzan en EJA: las Trayectorias de Vida de Mujeres Afrodescendientes de Éxito Educativo", tentamos problematizar cómo las mujeres afrodescendientes interpretan su trayectoria de vida y su paso por EJA, exponiendo también, las implicaciones que surgen de estos en sus formas de organizar su vida y en el enfrentamiento de sus dificultades socioculturales, considerando factores género-raza-clase. En este artículo buscamos reflexionar sobre la memoria de dos mujeres afrodescendientes, egresadas de EJA, que participan en la investigación antes mencionada. La intención fue analizar, a partir de las historias de vida de cada una, las tácticas utilizadas por ellas para que pudieran lograr la emancipación social y así obtener el éxito educativo/profesional deseado por cada una de ellas, de manera única. Las discusiones se basaron en los siguientes autores: Arroyo (2014; 2017), Boakari (2010; 2015; 2019), Certeau (1994), Guimarães (2013), Martins (2013), entre otros. El análisis de datos y sus interpretaciones mostraron que hay lecciones en las trayectorias educativas, que nos muestran cómo estas mujeres utilizaron el derecho a la educación como una herramienta para superar algunas dificultades impuestas por la condición interseccional de ser una mujer afrodescendiente pobre en Brasil. Estas mujeres afrodescendientes, mediante tácticas subvirtieron la lógica social brasileña y ocuparon lugares que no eran comunes a ellas, ni a muchas otras con características similares y en condiciones similares.

Palabras clave: Sujeto mujeres afrodescendientes de su Historia; EJA en ley y táctica; Éxito educativo y socioprofesional.

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Biografia do Autor

Efigênia Alves Neres, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestre em Educação. Professora na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (Campus Timon). Integra o Núcleo de Estudos Roda Griô - Gênero, Educação e Afrodescendência (GEAfro/PPGED/UFPI), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE/PPGED/UFPI) e o Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Piauí. Estuda temas que envolvem a Educação de Jovens e Adultos e as relações étnico raciais e de gênero na Educação.

Francis Musa Boakari, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de Iowa, Estados Unidos. Pós-Doutorado em Educação para as Diversidades, Universidade de Auburn, Alabama (EUA). Professor do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), Área de Sociologia, do Centro de Ciências da Educação (CCE) da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas, atuando principalmente com os seguintes temas: Cultura-História africana, afrodescendência e a diaspora; questões das Ações Afirmativas; Globalização e Assistência internacional. É um dos líderes-pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Roda Griô - GEAfro: Gênero, Educação e Afrodescendência (UFPI).

Francilene Brito da Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação.  Professora na Universidade Federal do Piauí. É uma das líderes-pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Roda Griô - GEAfro: Gênero, Educação e Afrodescendência (UFPI) e membro do Grupo de Pesquisa Culturas e Identidades no Cotidiano (UERJ). Estuda temas sobre Educação e Diversidade a partir de: Arte e Afrodescendência como Narrativas (escritas, orais e imagéticas) decoloniais e cotidianas.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

NERES, Efigênia Alves; BOAKARI, Francis Musa; SILVA, Francilene Brito da.
Memórias de mulheres afrodescendentes de sucesso na educação de jovens e adultos
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 3, p. p.448–473, 28 Dez 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18198. Acesso em: 24 nov 2024.