Inclusão escolar de jovens e adultos com deficiência: vivências e possibilidades na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p394-417Palavras-chave:
Escola regular noturna, Educação de Jovens e Adultos, Inclusão de alunos com deficiênciaResumo
Este estudo emerge das leituras e discussões envolvendo a inclusão educacional de jovens e adultos com deficiência na escola regular do estado Ceará e se configura como uma ferramenta para a reflexão sobre os papéis desempenhados por gestores, professores e alunos no processo de inclusão desses alunos, bem como sobre a responsabilidade da escola na promoção de uma educação de qualidade para todos. Este estudo, cujo objetivo é analisar a situação de desenvolvimento do processo de inclusão de jovens e adultos com deficiência na escola pública brasileira, especificamente no contexto do estado do Ceará, a partir do exame de como as ações de apoio a esses alunos têm sido geridas por gestores e professores, com vistas à aprendizagem significativa e ao bem-estar do aluno, assim como das perspectivas dos alunos sobre o processo de inclusão na escola regular noturna, está vinculado ao projeto de doutorado desenvolvido na Universidade de Coimbra, que aborda a inclusão escolar de alunos com deficiência na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados evidenciam que as mudanças não conseguem incluir todas as pessoas, em todas as suas necessidades e continuam privilegiando alguns, enquanto excluem sistematicamente muitos outros, exigindo um redesenho do contexto educacional brasileiro, que privilegie as experiências e saberes dos alunos e intensifique as relações com as comunidades onde o processo educativo se consolida.
Palavras-chave: Escola regular noturna; Educação de Jovens e Adultos; Inclusão de alunos com deficiência.
School inclusion of youth and adults with disabilities: experiences and possibilities in public school
ABSTRACT
This study emerges from readings and discussions involving the educational inclusion of young people and adults with disabilities in regular schools in the state of Ceará and is configured as a tool for reflection on the roles played by managers, teachers and students in the process of inclusion of these students, as well as on the school's responsibility in promoting quality education for all. This study, whose objective is to analyze the situation of development of the process of inclusion of young people and adults with disabilities in Brazilian public schools, specifically in the context of the state of Ceará, from an examination of how actions to support these students have been managed by managers and teachers, with a view to meaningful learning and student well-being, as well as the students' perspectives on the inclusion process in the regular night school, is linked to the doctoral project developed at the University of Coimbra, which addresses the inclusion of students with disabilities in the Education of Young People and Adults (EJA) modality. The results show that the changes cannot include all people, in all their needs and continue to privilege some, while systematically excluding many others, requiring a redesign of the Brazilian educational context, which privileges students' experiences and knowledge and intensify relations with the communities where the educational process is consolidated.
Keywords: Regular night school; Education for Youths and Adults; Inclusion of students with disabilities.
Inclusión escolar de jóvenes y adultos con discapacidad: experiencias y possibilidades em la escuela pública
RESUMEN
Este estudio surge de lecturas y discusiones que involucran la inclusión educativa de jóvenes y adultos con discapacidad en las escuelas regulares del estado de Ceará y se configura como una herramienta de reflexión sobre los roles que desempeñan los directivos, docentes y estudiantes en el proceso de inclusión de estos, así como sobre la responsabilidad de la escuela de promover una educación de calidad para todos. Este estudio, cuyo objetivo analizar la situación de desarrollo del proceso de inclusión de jóvenes y adultos con discapacidad en las escuelas públicas brasileñas, específicamente en el contexto del estado de Ceará, a partir de un examen de cómo se han gestionado las acciones de apoyo a estos estudiantes, por administradores y profesores, con miras a un aprendizaje significativo y el bienestar de los estudiantes, así como las perspectivas de los estudiantes sobre el proceso de inclusión en la escuela nocturna regular, está vinculado al proyecto de doctorado desarrollado en la Universidad de Coimbra, que aborda la inclusión de estudiantes con discapacidad en la modalid Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Los resultados muestran que los cambios no pueden incluir a todas las personas, en todas sus necesidades y seguir privilegiando a algunas, mientras que excluyen sistemáticamente a muchas otras, requiriendo un rediseño del contexto educativo brasileño, que privilegie las experiencias y conocimientos de los estudiantes e intensifique las relaciones con las comunidades donde se consolida el proceso educativo.
Palabras clave: Escuela nocturna regular; Educación para Jóvenes y Adultos; Inclusión de estudiantes con discapacidad.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.