Inclusão escolar de jovens e adultos com deficiência: vivências e possibilidades na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p394-417

Palavras-chave:

Escola regular noturna, Educação de Jovens e Adultos, Inclusão de alunos com deficiência

Resumo

Este estudo emerge das leituras e discussões envolvendo a inclusão educacional de jovens e adultos com deficiência na escola regular do estado Ceará e se configura como uma ferramenta para a reflexão sobre os papéis desempenhados por gestores, professores e alunos no processo de inclusão desses alunos, bem como sobre a responsabilidade da escola na promoção de uma educação de qualidade para todos. Este estudo, cujo objetivo é analisar a situação de desenvolvimento do processo de inclusão de jovens e adultos com deficiência na escola pública brasileira, especificamente no contexto do estado do Ceará, a partir do exame de como as ações de apoio a esses alunos têm sido geridas por gestores e professores, com vistas à aprendizagem significativa e ao bem-estar do aluno, assim como das perspectivas dos alunos sobre o processo de inclusão na escola regular noturna, está vinculado ao projeto de doutorado desenvolvido na Universidade de Coimbra, que aborda a inclusão escolar de alunos com deficiência na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados evidenciam que as mudanças não conseguem incluir todas as pessoas, em todas as suas necessidades e continuam privilegiando alguns, enquanto excluem sistematicamente muitos outros, exigindo um redesenho do contexto educacional brasileiro, que privilegie as experiências e saberes dos alunos e intensifique as relações com as comunidades onde o processo educativo se consolida.

Palavras-chave: Escola regular noturna; Educação de Jovens e Adultos; Inclusão de alunos com deficiência.

School inclusion of youth and adults with disabilities: experiences and possibilities in public school

ABSTRACT

This study emerges from readings and discussions involving the educational inclusion of young people and adults with disabilities in regular schools in the state of Ceará and is configured as a tool for reflection on the roles played by managers, teachers and students in the process of inclusion of these students, as well as on the school's responsibility in promoting quality education for all. This study, whose objective is to analyze the situation of development of the process of inclusion of young people and adults with disabilities in Brazilian public schools, specifically in the context of the state of Ceará, from an examination of how actions to support these students have been managed by managers and teachers, with a view to meaningful learning and student well-being, as well as the students' perspectives on the inclusion process in the regular night school, is linked to the doctoral project developed at the University of Coimbra, which addresses the inclusion of students with disabilities in the Education of Young People and Adults (EJA) modality. The results show that the changes cannot include all people, in all their needs and continue to privilege some, while systematically excluding many others, requiring a redesign of the Brazilian educational context, which privileges students' experiences and knowledge and intensify relations with the communities where the educational process is consolidated.

Keywords: Regular night school; Education for Youths and Adults; Inclusion of students with disabilities.

Inclusión escolar de jóvenes y adultos con discapacidad: experiencias y possibilidades em la escuela pública

RESUMEN

Este estudio surge de lecturas y discusiones que involucran la inclusión educativa de jóvenes y adultos con discapacidad en las escuelas regulares del estado de Ceará y se configura como una herramienta de reflexión sobre los roles que desempeñan los directivos, docentes y estudiantes en el proceso de inclusión de estos, así como sobre la responsabilidad de la escuela de promover una educación de calidad para todos. Este estudio, cuyo objetivo analizar la situación de desarrollo del proceso de inclusión de jóvenes y adultos con discapacidad en las escuelas públicas brasileñas, específicamente en el contexto del estado de Ceará, a partir de un examen de cómo se han gestionado las acciones de apoyo a estos estudiantes, por administradores y profesores, con miras a un aprendizaje significativo y el bienestar de los estudiantes, así como las perspectivas de los estudiantes sobre el proceso de inclusión en la escuela nocturna regular, está vinculado al proyecto de doctorado desarrollado en la Universidad de Coimbra, que aborda la inclusión de estudiantes con discapacidad en la modalid Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Los resultados muestran que los cambios no pueden incluir a todas las personas, en todas sus necesidades y seguir privilegiando a algunas, mientras que excluyen sistemáticamente a muchas otras, requiriendo un rediseño del contexto educativo brasileño, que privilegie las experiencias y conocimientos de los estudiantes e intensifique las relaciones con las comunidades donde se consolida el proceso educativo.  

Palabras clave: Escuela nocturna regular; Educación para Jóvenes y Adultos; Inclusión de estudiantes con discapacidad.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gerda de Souza Holanda, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC - CE

Doutora pela Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. Diretora do Memorial da Universidade Federal do Ceará e Professora da Rede Pública Estadual do Ceará.

Marcelino Arménio Martins Pereira, Universidade de Coimbra - UC Portugal

Doutor em Psicologia da Reabilitação. Professor Associado da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. Integra a equipa do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria da FPCEUC. Membro integrado do CINEICC da FPCEUC, no grupo de investigação Neuropsychological Assessment and Ageing Processes.

Sónia Cristina Mairos Ferreira, Universidade de Coimbra - UC Portugal

Doutora em Educação Permanente e Formação de Adultos, em Ciências da Educação. Especialista em Antropologia Humanitária, Engajamento Humanitário e Promoção da Saúde nos Médicos Sem Fronteiras. Professora Auxiliar da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. Coordenadora da Divisão M da APCdP (Associação Portuguesa Conversas de Psicologia).

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

HOLANDA, Gerda de Souza; PEREIRA, Marcelino Arménio Martins; FERREIRA, Sónia Cristina Mairos.
Inclusão escolar de jovens e adultos com deficiência: vivências e possibilidades na escola pública
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 3, p. p.394–417, 28 Dez 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18196. Acesso em: 22 dez 2024.