O estado do conhecimento sobre os egressos da EJA e sua permanência na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p361-393

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino Superior, Egressos da EJA

Resumo

O presente artigo situa um estudo do tipo estado do conhecimento com o objetivo de mapear o que se tem produzido acerca dos sujeitos egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Superior em diferentes plataformas de socialização dos trabalhos acadêmicos, tais como Banco de Teses e Dissertações, artigos em periódicos e anais de eventos. O levantamento apresenta elementos de natureza teórica e permite conhecer o que já foi pesquisado e publicado sobre a inserção de alunos egressos da EJA no ensino superior, nos últimos 11 anos (2008-2018), período que marca a implementação de políticas públicas de inclusão das camadas populares no âmbito do ensino superior. Nos resultados da investigação foram identificados vinte e quatro trabalhos que tratam dos egressos da Educação de Jovens e Adultos no ensino superior, debatendo os processos, trajetórias, os sentidos e seus sentimentos nesse nível de ensino, e apontam para a importância dessas políticas públicas para o acesso e a permanência na continuidade dos estudos. Em virtude disso, a criação desses programas pode possibilitar aos discentes não somente a qualificação para o mundo de trabalho, mas, também, o prosseguimento desses estudos, sendo essa uma forma de se encontrarem, se perceberem socialmente inseridos no âmbito da sociedade, já que são vistos, muitas vezes, com olhares estereotipados. Portanto, o estudo evidencia a necessidade de estudos acerca dos sujeitos advindos das camadas populares que ingressam no ensino superior.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino Superior; Egressos da EJA.

The status of knowledge about EJA graduates and their stay at the university

ABSTRACT

This paper presents a state of knowledge study aimed at mapping what has been produced about the Youth and Adult Education (EJA) graduates in Higher Education in different platforms for the publication of academic works, such as the Theses and Dissertations Bank, journal papers and conference proceedings. The survey presents theoretical elements and allows knowing what has been researched and published on the insertion of EJA graduates in higher education in the last 11 years (2008-2018), a period that marks the implementation of public policies for the inclusion of the lower classes in higher education. The results of the investigation pointed to twenty-four works dealing with graduates of Youth and Adult Education in higher education debating the processes, trajectories, meanings and feelings in higher education, and also point to the importance of these public policies for the access and the permanence at school. As a result, the creation of these programs can enable students not only to qualify for jobs, but also to pursue these studies, which is a way to meet people, to perceive themselves as socially inserted in the scope of society, since they are often seen with stereotyped looks. The study also highlights the need for studies on lower-class subjects who enter higher education.

Keywords: Youth and Adult Education; Higher Education; EJA graduates.

El estado del conocimiento de los egresados de EJA y su permanencia en la universidad

RESUMEN

El presente artículo sitúa un estudio del tipo estado del conocimiento con el objetivo de mapear lo producido sobre los jutetos egresados de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en la Educación Superior en diferentes plataformas de publicación de trabajos académicos, tales como el Banco de Tesis y Disertaciones, artículos en revistas y anales de eventos. La encuesta presenta elementos de naturaleza teórica y permite conocer lo investigado y publicado sobre la inserción de los egresados de EJA en la educación superior en los últimos 11 años (2008-2018), período que marca la implementación de políticas públicas para la inclusión de las capas populares en la educación superior. Los resultados de la investigación sinalizaron para veinticuatro trabajos que tratan con egresados de Educación de Jóvenes y Adultos en la educación superior debatiendo los procesos, trayectorias, significados y sentimientos en la educación superior, y apuntan para la importancia de estas políticas públicas para el acceso y la permanencia en la continuidad de los estudios. En virtud de eso, la creación de estos programas puede permitir a los estudiantes no solo la calificación para para el mundo laboral, sino también para continuar estos estudios, siendo esa una forma de encontrarse, de percibirse socialmente insertados en el ámbito de la sociedad, ya que son visto a menudo con miradas estereotipadas. Por tanto, el estudio evidencia la necesidad de estudios sobre los sujetos vindos de las capas populares que ingresan a la educación superior.  

Palabras clave: Educación de Jóvenes y Adultos; Enseñanza Superior; Graduados EJA.

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Biografia do Autor

Roberta de Jesus Muniz

Mestra em Educação. Membro do dos grupos de pesquisa, Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Paulo Freire (Nepe- CNPq), Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (Epeja). Membro do Fórum Municipal de Educação, atuando principalmente no monitoramento das metas do PNE 2014-2024 no eixo da EJA.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação. Pós-doutora pela Universidade do Estado da Bahia. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos Epeja/UFSC e da Pesquisa Nacional (CNPq) intitulada “Fundamentos e Autores Recorrentes do Campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico”. Coeditora da Revista Internacional de EJA – Rieja (Uneb).

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em Educação. Professora da Universidade do Estado da Bahia, graduação e  cursos de especialização lato sensu. Professora externa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-Uesb). Coordenadora de área do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Líder do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire Nepe-CNPq. Coordenadora do Doutorado Interinstitucional- Dinter Uneb-UFMG.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

MUNIZ, Roberta de Jesus; LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira.
O estado do conhecimento sobre os egressos da EJA e sua permanência na universidade
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 3, p. p.361–393, 28 Dez 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18195. Acesso em: 22 dez 2024.