A Meta Nove do Plano Municipal de Educação na Rede Municipal de Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n3p184-204

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas de Educação em Porto Alegre

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da análise da política de educação da Rede Municipal de Porto Alegre, no período de 2017 a 2019, considerando o cumprimento da meta nove do Plano Municipal de Educação, que visa a universalizar a alfabetização da população com quinze anos ou mais e reduzir a taxa de analfabetismo funcional. A metodologia de análise utilizada foi a abordagem do ciclo de políticas de Ball e Bowe, sendo identificados os principais grupos de interesse e sua atuação nos diferentes contextos da trajetória da política. No processo de investigação, foram utilizados dados quantitativos, como as estatísticas de órgãos oficiais, para precisar índices de matrículas e da demanda da EJA para alfabetização, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa também agregou dados qualitativos, baseados em entrevistas e documentos legais.

Palavras-chave: Plano Municipal de Educação; Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas de Educação em Porto Alegre.

The Nine Goal of the Municipal Education Plan in the Municipal Network of Porto Alegre

ABSTRACT

This article presents an excerpt from the analysis of the education policy of the Municipal Network of Porto Alegre, from 2017 to 2019, considering the fulfillment of goal nine of the Municipal Education Plan, which aims to universalize the literacy of the population aged fifteen years or more and reduce the rate of functional illiteracy. The analysis methodology used was Ball and Bowe's policy cycle approach, identifying the main interest groups and their performance in the different contexts of the policy trajectory. In the investigation process, quantitative data such as statistics from official bodies were used to specify enrollment rates and EJA demand for literacy, initial and final years of elementary school. The research methodology also added qualitative data based on interviews and legal documents.

Keywords: Municipal Education Plan; Youth and Adult Education; Public education policies in Porto Alegre.

La Meta Nueve del Plan Municipal de Educación en la Red Municipal de Porto Alegre

RESUMEN

Este artículo presenta un recorte del análisis de la política de educación de la Red Municipal de Porto Alegre, en el período de 2017 a 2019, considerando el cumplimiento de la meta nueve del Plan Municipal de Educación, que tiene por objetivo universalizar la alfabetización de la población con quince años o más y reducir la tasa de analfabetismo funcional. La metodología de análisis utilizada fue el abordaje del ciclo de políticas de Ball y Bowe, siendo identificados los principales grupos de interés y su actuación en los diferentes contextos de la trayectoria de la política. En el proceso de investigación fueron utilizados dados cuantitativos como las estadísticas de órganos oficiales para especificar índices de matrículas y de la demanda de la EJA para alfabetización, anos iniciales y finales de la Enseñanza Fundamental. La metodología de la pesquisa también agregó dados cualitativos basados en entrevistas y documentos legales.  

Palabras clave: Plan Municipal de Educación; Educación de Jóvenes y Adultos; Políticas públicas de educación en Porto Alegre.

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Biografia do Autor

Simone Valdete dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2523-006X. E-mail: simonevaldete@gmail.com

Carla dos Santos Bandeira, Rede Municipal de Porto Alegre

Mestre em Educação. Professora da Rede Municipal de Porto Alegre.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

SANTOS, Simone Valdete dos; BANDEIRA, Carla dos Santos.
A Meta Nove do Plano Municipal de Educação na Rede Municipal de Porto Alegre
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 3, p. p.184–204, 28 Dez 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/18178. Acesso em: 22 dez 2024.