A formação inicial dos professores de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a partir do currículo: traços de uma ausência acerca da temática ‘Mulheres’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p319-338

Palavras-chave:

Formação de Professores de História, Currículo, Ensino, Mulheres

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar a formação inicial dos professores de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, construída a partir do currículo oficial. Nesse ínterim, discutimos, de modo específico, o currículo do curso de História e sua relação com o ensino, a partir da temática ‘mulheres’. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cotejando os estudos de Bittencourt (2011), Fonseca (2003), Nóvoa (2005) e Pinsky (2009), seguida de uma análise documental da estrutura curricular 2019.1 do referido curso. Resultados, ainda que parciais, indicam a predominância de uma formação tradicional dos professores de História. Ademais, verificou-se também a dicotomia entre a discussão teórica tecida na academia e a prática docente cotidiana, evidenciando um desalinho entre currículo e ensino de História. A partir dessas sistematizações, há indicativos para se repensar a formação inicial dos futuros professores, a fim de formar um profissional para uma cultura de tolerância e respeito à diversidade, possibilitando o desenvolvimento de um saber plural e significativo.

Palavras-chave: Formação de Professores de História. Currículo. Ensino. Mulheres.

The initial training of History of professors of the Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  (UERN) from  the  curriculum: traces of an absence on the  topic ‘women’

ABSTRACT 

The purpose of this article is to analyze the initial training of the history professors of the Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN), built from the official curriculum. In the meantime, we specifically discuss the curriculum of the History course and its relationship with teaching, based on the gender / women theme. This is a bibliographical research, comparing the studies of Bittencourt (2011), Fonseca (2003), Nóvoa (2005) and Pinsky (2009), followed by a documental analysis of the 2019.1 curricular structure of the course. Results, even partial, indicate the predominance of a traditional formation of history professors. In addition, there was also a dichotomy between the theoretical discussion woven in academia and the daily teaching practice, showing a mismatch between curriculum and history teaching. From these systematizations, there are indications to rethink the initial formation of future teachers, in order to train a professional for a culture of tolerance and respect for diversity, enabling the development of a plural and meaningful knowledge.

Keywords: History Professors training. Curriculum. Teaching. Women.

La formación inicial de los profesores de Historia de la Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a partir del currículo: rasgos de una ausencia sobre el tema ‘mujeres’

RESUMEN

El presente artículo tiene por finalidad analizar la formación inicial de los profesores de Historia de la Universidad do Estado Rio Grande do Norte  (UERN), construida a partir del currículo oficial. Mientras tanto, discutimos, específicamente, el currículo de estudios del curso de Historia y su relación con la enseñanza, basado en el tema mujeres. El presente estudio se presenta como una investigación bibliográfica, basado en los estudios de Bittencourt (2011), Fonseca (2003), Nóvoa (2005) y Pinsky (2009), seguido de un análisis documental de la estructura curricular 2019.1 del curso. Los resultados, aunque parciales, indican el predominio de una formación tradicional de los profesores de Historia. Además, también hubo una dicotomía entre la discusión teórica entretejida en la academia y la práctica docente diaria, evidenciando un desajuste entre el currículo y la enseñanza de Historia. A partir de estas sistematizaciones, hay indicaciones para repensar la formación inicial de los futuros docentes, a fin de capacitar a un profesional para una cultura de tolerancia y respeto a la diversidad, posibilitando el desarrollo de un saber plural y significativo.

Palabras clave: Formación de Profesores de Historia. Currículo. Enseñanza. Mujeres.

 

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Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Pós-Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino: percepções, métodos e fontes (CNPq/UFERSA).

Francisco Vieira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Gislânia Dias Soares, Rede Municipal de Ensino de Mossoró - RN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora da Rede Municipal de Ensino de Mossoró - RN. Professora substituta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Patu (CAP). Membro do Grupo de Pesquisa Imagem e Ensino: percepções, métodos e fontes.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

TAMANINI, Paulo Augusto; SILVA, Francisco Vieira da; SOARES, Gislânia Dias.
A formação inicial dos professores de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a partir do currículo: traços de uma ausência acerca da temática ‘Mulheres’
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 1, p. p.319–338, 29 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16526. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos