A argumentação como prática discursiva: por uma abordagem lato sensu no ensino básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p295-318

Palavras-chave:

Argumentação, Língua Portuguesa, Ensino Básico

Resumo

Este artigo visa a refletir sobre a abordagem da argumentação no ensino básico, focando livros didáticos voltados ensinos Fundamental e Médio. Sem desconsiderar a importância da argumentação stricto sensu como conteúdo de ensino da disciplina de Língua Portuguesa, este texto argumenta sobre a necessidade de garantir a noção lato sensu de argumentação como tópico curricular básico dessa disciplina. Essa proposta fundamenta-se na teoria ducrotiana da argumentatividade inscrita na língua e considera que a interação pela linguagem constitui um ato social que é, em essência, argumentativo, o que significa compreender a argumentação como prática social e discursiva intrínseca ao uso da língua, portanto, não restrita a contextos específicos de interação.

Palavras-chave: Argumentação. Língua Portuguesa. Ensino Básico.

Argumentation as discursive practice: for a lato sensu approach in basic education 

ABSTRACT 

This article aims to present some reflections on teaching argumentation in basic education, considering the treatment of this theme in Elementary and Secondary textbooks. Despite the importance of argumentation in stricto sensu as content in Portuguese Language teaching, this text argues that the argumentation in lato sensu must figure as a basic curricular topic of this discipline. This proposal is based on the Theory of Argumentation within Language and considering that the interaction by language constitutes a social act that is essentially argumentative, which means to comprehend argumentation as social and discursive practice intrinsic to the language uses, not restricted to specific interaction contexts.

Keywords: Argumentation. Portuguese Language subject. Basic Education.

Argumentación como práctica discursiva: para un enfoque lato sensu en educación básica

RESUMEN

El propósito de este artículo es presentar algunas reflexiones sobre la enseñanza de la argumentación en la educación básica, centrando-se en libros de texto de la escuela primaria y secundaria. A pesar de la importancia de la argumentación en stricto sensu como contenido en la enseñanza de la lengua portuguesa, este texto argumenta que la argumentación en lato sensu debe figurar como un tema curricular básico de esta disciplina. Esta propuesta se basa en la teoría de la argumentación dentro del lenguaje y considera que la interacción por el lenguaje constituye un acto social esencialmente argumentativo, lo que significa comprender la argumentación como práctica social y discursiva intrínseca a los usos del lenguaje, no restringida a contextos de interacción específicos.

Palabras clave: Argumentación. Lengua portuguesa. Educación Básica.

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Biografia do Autor

Alcione Tereza Corbari, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Unioeste, campus de Cascavel.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

CORBARI, Alcione Tereza.
A argumentação como prática discursiva: por uma abordagem lato sensu no ensino básico
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 1, p. P.295–318, 29 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16519. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos