Controvérsias do programa novo mais educação: contexto de formulação e interpretações na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n2p182-208

Palavras-chave:

Programa Novo Mais Educação, Currículo, Política curricular, Performance

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o Programa Novo Mais Educação enquanto política curricular e a tradução dos sujeitos em uma escola municipal em Paulista/PE. A metodologia se inspirou no ciclo de políticas e incluiu uma breve análise do contexto de formulação, das diretrizes presentes no texto oficial e das interpretações de sujeitos que desempenharam o trabalho docente na escola. Essa proposta se insere no contexto do governo ilegítimo de Temer e das suas contradições. Embora tenha sido criado a partir de um contexto que postulava a “educação integral e em tempo integral” do Programa Mais Educação, o “novo” programa ampliava apenas o tempo e possuía uma proposta curricular que se centrava nas avaliações padronizadas (apenas em Português e Matemática), inclusive com a prática de monitoramento de resultados. Assim, reflete o discurso da cultura da performatividade, como nomeia Stephen Ball, que está presente nas interpretações dos sujeitos que, na prática, desempenharam a função de “docentes” (em um sentido estrito visto que o vínculo profissional era precarizado). 

Palavras-chave: Programa Novo Mais Educação. Currículo. Política curricular. Performance.

Controversies of the new program more education: context of formulation and interpretations in school

ABSTRACT

This article aims to present the results of a research on the Novo Mais Educação Program, as a curriculum policy, and the translation of subjects in a municipal school in Paulista / PE. The methodology was inspired by the policy cycle and included a brief analysis of the context of formulation, of the guidelines present in the official text and of the interpretations of subjects who performed the teaching work at school. This proposal is part of the context of Temer's illegitimate administration and its contradictions. Although it was created from a context that postulated the “full-time and integral education” of the Mais Educação Program, the “new” program only extended time and had a curricular proposal that focused on standardized assessments (only in Portuguese and Mathematics), including the practice of monitoring results. Thus, it reflects the discourse of the culture of performativity, as Stephen Ball names it, which is present in the interpretations of the subjects who, in practice, played the role of "teachers" (in a strict sense since the professional bond was precarious).

Keywords: Novo Mais Educação Program. Curriculum. Curriculum policy. Performance.

Controversias del nuevo programa más educación: contexto de formulación e interpretaciones en la escuela

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados de una investigación sobre el Programa Novo Mais Educação, como una política curricular, y la traducción de materias en una escuela municipal en Paulista / PE. La metodología se inspiró en el ciclo de políticas e incluyó un breve análisis del contexto de formulación, de las directrices presentes en el texto oficial y de las interpretaciones de las asignaturas que realizaron el trabajo de enseñanza en la escuela. Esta propuesta es parte del contexto del gobierno ilegítimo de Temer y sus contradicciones. Aunque fue creado a partir de un contexto que postulaba la "educación completa en jornada ampliada" del Programa Mais Educação, el "nuevo" programa solo extendió el tiempo y tenía una propuesta curricular que se enfocada en evaluaciones estandarizadas (solo en portugués y matemática), incluida la práctica del seguimiento de los resultados. Por lo tanto, refleja el discurso de la cultura de la performatividad, como lo llama Stephen Ball, que está presente en las interpretaciones de los sujetos que, en la práctica, desempeñaron el papel de "maestros" (en un sentido estricto ya que el vínculo profesional era precario).

Palabras clave: Programa Novo Mais Educação. Curriculum. Política curricular. Desempeño. 

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Biografia do Autor

Zenildo Jose Barbosa, Educação Básica da Prefeitura Municipal do Paulista/PE e Professor da UNINABUCO

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), linha de pesquisa Políticas Educacionais e Gestão da Educação, especificamente acerca da prática curricular do Programa Novo Mais Educação (PNME) e a formação integral. Professor efetivo da Educação Básica da Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata. Professor efetivo da Educação Básica da Prefeitura Municipal do Paulista/PE e Professor da UNINABUCO. 

Cibele Maria Lima Rodrigues, Fundacao Joaquim Nabuco

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (Ufrpe/Fundaj) e do Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia (ProfSocio). Diretoria de Pesquisas Sociais CECIM - Coord. do Centro de Estudos em Cultura, Identidade e Memória Fundação Joaquim Nabuco  - Fundaj.

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Publicado

2020-08-30

Como Citar

BARBOSA, Zenildo Jose; RODRIGUES, Cibele Maria Lima.
Controvérsias do programa novo mais educação: contexto de formulação e interpretações na escola
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 2, p. p.182–208, 30 Ago 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14961. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos