Entrelaços da Educação Popular e Educação do Campo: tecendo olhares para o campo a partir do Sul

Autores

  • Gildivan Francisco das Neves
  • Severino Bezerra da Silva
  • Patrícia Cristina de Aragão Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n2p355-378

Palavras-chave:

Educação Popular, Educação do Campo, Sul

Resumo

O artigo objetiva refletir acerca das contribuições da Educação Popular no contexto da Educação do Campo para descolonizar pensamentos hegemônicos, construindo uma nova nuance educativa para pensar os povos do campo em suas histórias, memórias e resistências. Trata-se de um artigo de reflexão alicerçado em uma pesquisa bibliográfica e documental. Considerando a Educação Popular enquanto uma possibilidade de leitura da realidade e de transformação alicerçada em um prisma contrahegemônico e a partir da historicidade do Sul, percebemos que fornece subsídios à Educação do Campo para a realização de um olhar dialógico, crítico e problematizador sobre o campo e suas histórias, compreendendo-o enquanto território de mudanças políticas e sociais, de resistência, de luta por direitos como a construção de uma educação contextualizada. Permite, assim, repensar os lugares legados aos seus povos e descolonizar interpretações hierarquizadoras e estereotipadas atribuídas a esses por um viés interpretativo eurocêntrico e colonial.  

Palavras-chave: Educação Popular. Educação do Campo. Sul.

Interlaces in Popular Education and Rural Education: weaving looks at the field from the South

ABSTRACT

The article aims to reflect on the contributions of Popular Education in the context of Rural Education to decolonize hegemonic thoughts, building a new educational nuance to think the rural people in their stories, memories and resistances. This is a paper of reflection based on a bibliographic and documentary research. Considering Popular Education as a possibility of reading reality and transformation based on a counter-hegemonic prism and from the historicity of the South, we realize that it provides subsidies to Rural Education for the realization of a dialogic, critical and problematizing look on the field and its stories, understanding it as a territory of political and social change, resistance, struggle for rights as the construction of a contextualized education. It thus makes it possible to compensate for the legacy places of their peoples and to decolonize hierarchical and stereotyped interpretations attributed to them by a Eurocentric and colonial interpretative bias.

Keywords: Popular Education. Rural Education. South.

Entrelazos de la educación popular y educação del campo: tejiendo miradas hacia el campo a partir del Sur

RESUMEN

El artículo tiene como objetivo reflexionar acerca de las contribuciones de la Educación Popular en el contexto de la Educación del Campo para descolonizar pensamientos hegemónicos, construyendo un nuevo modelo educativo para pensar los pueblos del campo en sus historias, memorias y resistencias. Se trata de un artículo de reflexión fundamentado en una investigación bibliográfica y documental. Considerando la Educación Popular en cuanto una posibilidad de lectura de la realidad y de transformación cimentada en un prisma contrahegemónico y a partir de la historicidad del Sur, percibimos que brinda subsidios a la Educación del Campo para la realización de una mirada dialógica, crítica y problematizadora sobre el campo y sus historias comprendiéndola en cuanto territorio de mudanzas políticas y sociales, de resistencia, de lucha por derechos como la construcción de una educación contextualizada. Así, permite repensar los lugares legados a sus pueblos y descolonizar interpretaciones jerarquizadoras y estereotipadas atribuidas a ellos por un carácter interpretativo eurocéntrico y colonial.

Palabras clave: Educación Popular. Educación del Campo. Sur.

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Biografia do Autor

Gildivan Francisco das Neves

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba -PPGE/UFPB. Doutorando em Educação no Programa de Pós – Graduação em Educação – PPGE, Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Severino Bezerra da Silva

Doutor em Ciências Sociais – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Departamento de Metodologia da Educação - DME, Centro de Educação – CE, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor no Programa de Pós – Graduação em Educação – PPGE/UFPB.

Patrícia Cristina de Aragão, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Doutora em Educação pelo Programa de Pós–Graduação em Educação – PPGE, Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professora da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, no Mestrado Profissional em Formação de Professores – PPGFP/UEPB e no Mestrado de Serviço Social – PPGSS/UEPB.

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Publicado

2020-08-30

Como Citar

NEVES, Gildivan Francisco das; SILVA, Severino Bezerra da; ARAGÃO, Patrícia Cristina de.
Entrelaços da Educação Popular e Educação do Campo: tecendo olhares para o campo a partir do Sul
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 2, p. p.355–378, 30 Ago 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14958. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos