Ensino Integrado: perspectivas e provocações

Autores

  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Sertão
  • Ricardo Antonio Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IF FARROUPILHA / Campus Jaguari

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n2p133-151

Palavras-chave:

Ensino integrado, Currículo integrado, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente ensaio problematiza o ensino integrado no Brasil. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa bibliográfica, empírica e reflexiva busca explorar o ensino integrado a partir de dois vieses: a) trata dos limites, das controvérsias e das possibilidades do ensino integrado; b) aborda os motivos que justificam a implementação do ensino integral na Educação Profissional e Tecnológica. Como considerações finais, salientamos que a maior parte do ensino no Brasil ainda dificulta a integração entre as unidades curriculares. Mas, destacamos possibilidades de experiências exitosas no que concerne a um ensino e um currículo integrado, no qual se articulam práticas educativas que atrelem a formação humana e técnica e de um currículo que afine o mundo do trabalho ao contexto em que os sujeitos estão inscritos.

Palavras-chave: Ensino integrado. Currículo integrado. Educação Profissional e Tecnológica.

Integrated Teaching: perspectives and provocations

ABSTRACT

This essay questions the integrated teaching in Brazil. Thus, from a qualitative approach, this bibliographical, empirical and reflexive research seeks to explore integrated teaching from two biases: a) deals with the limits, controversies and possibilities of integrated education; b) addresses the reasons that justify the implementation of integral education. As final considerations, we emphasize that most of the education in Brazil still hinders the integration between the curricular units. However, we highlight possibilities for successful experiences in teaching and an integrated curriculum, in which educational practices that link human and technical education and a curriculum that refines the world of work to the context in which subjects are enrolled are articulated.

Keywords: Integrated teaching. Integrated curriculum. Professional and Technological Education.

Enseñanza Integrada: perspectivas y provocaciones

RESUMEN

El presente ensayo problematiza la enseñanza integrada en Brasil. Así, a partir de un abordaje cualitativo, esta investigación bibliográfica, empírica y reflexiva busca explorar la enseñanza integrada a partir de dos vieses: a) trata de los límites, de las controversias y de las posibilidades de la enseñanza integrada en Brasil; b) aborda los motivos que justifican la implementación de la enseñanza integral en la Educación Profesional y Tecnológica. Como consideraciones finales, subrayamos que la mayor parte de la enseñanza en Brasil todavía dificulta la integración entre las unidades curriculares. Pero, destacamos posibilidades de experiencias exitosas en lo que concierne a una enseñanza y un currículo integrado, en el que se articulan prácticas educativas que atrele la formación humana y técnica y de un currículo que afine el mundo del trabajo al contexto en que los sujetos están inscritos.

Palabras clave: Enseñanza integrada. Currículo integrado. Educación Profesional y Tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Sertão

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Polo Campus Porto Alegre. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Sertão). 

Ricardo Antonio Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IF FARROUPILHA / Campus Jaguari

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Jaguari e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT e Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Polo Campus Jaguari. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF FARROUPILHA - Campus Jaguari).

Downloads

Publicado

2020-08-30

Como Citar

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio.
Ensino Integrado: perspectivas e provocações
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 2, p. p.133–151, 30 Ago 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14941. Acesso em: 24 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos