Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento

Autores

  • Liege Maria Queiroz Sitja Universidade do Estado da Bahia- UNEB
  • Leonardo Rangel dos Reis
  • Ramires Fonseca Silva

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n2p41-70

Palavras-chave:

Acontecimento formativo, Fotografia, Educação, Fenomenologia

Resumo

Este artigo objetiva problematizar a expressividade da fotografia como acontecimento formativo que parte do vivido e da abertura para que se manifeste o criativo. A reflexão aqui desenvolvida se articula a partir de linhas de convergência entre dois campos do conhecimento: Educação e Filosofia, recorrendo-se à abordagem da metodologia fenomenológica para indicar as variações da experiência na jurisdição da imanência.  No discurso epistemológico predominante, somos movidos pelo racional, pelo cognitivo, e desvalorizamos as sensações e emoções como vias de acesso ao conhecimento, que são tão legítimas quanto a dimensão racional. Trata-se, pois, de explorar as dimensões criativas e fronteiriças da cognição e da imagem como possibilidades de outros modos de sentir e pensar.

Palavras-chave: Acontecimento formativo. Fotografia. Educação. Fenomenologia.

Expressive folds in teaching: photography as an event

ABSTRACT

This article aims to problematize the expressiveness of photography as a formative event that starts from the experience and the opening for the creative to manifest itself. The reflection developed here is articulated based on lines of convergence between two fields of knowledge: Education and Philosophy, using the phenomenological methodology approach to indicate variations in experience in the jurisdiction of immanence. In the predominant epistemological discourse, we are moved by the rational, by the cognitive, and we devalue sensations and emotions as ways of accessing knowledge, which are as legitimate as the rational dimension. It is, therefore, about exploring the creative and frontier dimensions of cognition and image as possibilities for other ways of feeling and thinking

Keywords: Formative happening. Photography. Education. Phenomenology.

Pliegues expresivos en la enseñanza: la fotografía como un evento

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo problematizar la expresividad de la fotografía como un evento formativo que parte de la experiencia y la apertura para que lo creativo se manifieste. La reflexión desarrollada aquí se articula en base a líneas de convergencia entre dos campos de conocimiento: Educación y Filosofía, utilizando el enfoque de metodología fenomenológica para indicar variaciones en la experiencia en la jurisdicción de la inmanencia. En el discurso epistemológico predominante, nos mueve lo racional, lo cognitivo, y devaluamos las sensaciones y las emociones como formas de acceder al conocimiento, que son tan legítimas como la dimensión racional. Por lo tanto, se trata de explorar las dimensiones creativas y fronterizas de la cognición y la imagen como posibilidades para otras formas de sentir y pensar.

Palabras clave: Evento formativo. Fotografía. Educación. Fenomenología.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liege Maria Queiroz Sitja, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Universidade do Estado da Bahia- UNEB/ Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduc- UNEB.

Leonardo Rangel dos Reis

Pós-Doutor em Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais pela ProPEd/UERJ. Doutor em Educação pela UFBA. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFBA. Associado ao Mestrado Profissional em Educação -MPED/UFBA. Participa dos grupos de pesquisas Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente: o caso do cinema, suas imagens e sons - ProPEd/UERJ e FORMACCE em aberto - FACED/UFBA.

Ramires Fonseca Silva

Mestre em Educação pelo Programa de Educação e Contemporaneidade da UNEB. Doutorando em Educação pelo PPGEDUC-UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa DUFOPDocência Universitária e formação docente. Membro da linha 2 do PPGEduc: Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador. 

Downloads

Publicado

2020-08-30

Como Citar

SITJA, Liege Maria Queiroz; REIS, Leonardo Rangel dos; SILVA, Ramires Fonseca.
Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 2, p. p.41–70, 30 Ago 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/14930. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos