O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PETSAÚDE) sob a ótica dos preceptores

Autores

  • Vivian Breglia Rosa Vieira
  • Elisabete de Oliveira
  • Carla Joana Guerini

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p202-220

Palavras-chave:

Preceptor, Formação profissional, PET-Saúde

Resumo

O presente trabalho objetivou avaliar a reorientação da formação profissional, desenvolvida pelo PET-Saúde, a partir da visão dos preceptores que participam do programa vinculado a uma instituição de ensino superior do oeste de Santa Catarina. Para isso realizou-se um estudo do tipo exploratório descritivo, através da aplicação de um questionário predominantemente qualitativo. Os resultados obtidos revelam satisfação dos preceptores com o programa. Os dados apontam que os preceptores percebem uma boa relação entre a academia e os serviços de saúde. Algumas dificuldades também foram apontadas durante a efetivação do programa, principalmente relacionadas à disponibilidade de tempo dos participantes. Conclui-se que, de maneira geral, os resultados são positivos e que os preceptores têm um olhar otimista sobre a reorientação profissional desenvolvida pelo programa em questão.

Palavras-chave: Preceptor. Formação profissional. PET-Saúde.

The Program of Education through Work for Health (PET-HEALTH) from the perspective of the preceptors

ABSTRACT

This study aimed to evaluate in the reorientation of vocational training developed by PET- Health, from the view of preceptors participating in the program linked to a higher education institution in the West of Santa Catarina. For this we performed a study of descriptive exploratory, through the application of a predominantly qualitative questionnaire. The results show the satisfaction of preceptors with the program. The data indicate that the preceptors realize a good relationship between academia and health services. Some difficulties were also identified during the execution of the program, mainly related to the availability of time of the participants. We conclude that, in general, the results are positive and that the preceptors have an optimistic look at the professional reorientation developed by the program in question.

Keywords: Preceptor. Professional qualification. PET-Health.

El Programa de Educación para el Trabajo para la Salud (PETSALUD) la perspectiva de preceptores

RESUMEN

Este estudio tuvo como objetivo evaluar en la reorientación de la formación profesional desarrollada por PET-Salud, desde el punto de vista de los preceptores que participan en el programa vinculado a una institución de educación superior en el oeste de Santa Catarina. Para ello se realizó un estudio exploratorio de descriptivo, a través de la aplicación de un cuestionario predominantemente cualitativa. Los resultados muestran la satisfacción de preceptores para el programa. Los datos indican que los preceptores realicen una buena relación entre los servicios académicos y de salud. Algunas dificultades también fueron identificados durante la ejecución del programa, principalmente relacionados con la disponibilidad de los participantes de tiempo. Llegamos a la conclusión de que, en general, los resultados son positivos y que los preceptores tienen una mirada optimista en la reorientación profesional desarrollado por el programa en cuestión.

Palabras clave: Preceptor. Formación profesional. PET-Salud.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vivian Breglia Rosa Vieira

Mestre em Ciências da Saúde. Docente do Curso de Nutrição da União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO.

Elisabete de Oliveira

Nutricionista

Carla Joana Guerini

Nutricionista

Downloads

Publicado

2020-03-29

Como Citar

VIEIRA, Vivian Breglia Rosa; OLIVEIRA, Elisabete de; GUERINI, Carla Joana.
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PETSAÚDE) sob a ótica dos preceptores
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 1, p. p.202–220, 29 Mar 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/13606. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos