Gestão escolar humanizadora: possibilidades na promoção da educação em direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p163-182Palavras-chave:
Gestão escolar, Educação em direitos humanos, Educação humanizadoraResumo
Este texto trata sobre promoção da educação em direitos humanos a partir da intervenção da gestão escolar humanizadora. Tem por objetivo analisar a responsabilidade da gestão escolar na promoção da educação em direitos humanos. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, com revisão da literatura, análise documental e do diário de campo das pesquisadoras, de caráter interpretativo, e que teve por base a técnica da análise de conteúdo, segundo Bardin (2016). Os resultados do estudo apontaram para a responsabilidade da gestão escolar promotora da educação em direitos humanos, o aspecto humanista da educação em direitos humanos e o caráter humanizador da gestão escolar engajada na educação em direitos humanos pouco contemplada na educação básica. Consideramos, ainda, a necessidade de a gestão escolar ser comprometida com a promoção da educação em direitos humanos e que o debate da temática necessita de maior abertura no campo da Educação.
Palavras-chave: Gestão escolar. Educação em direitos humanos. Educação humanizadora.
Humanizing school management: possibilities in promoting education in human rights
ABSTRACT
The theme is a promotion of human rights education from the intervention of the humanizing school management. It aims to analyze a responsibility of school management in the promotion of human rights education. The methodology used was a qualitative research, with review of literature, documentary analysis and the field journal of the researchers, of an interpretative character, and based on content analysis according to Bardin (2016). The results are a human rights law, the humanistic aspect of human rights education, the humanizing character of school management engaged in human rights education little contemplative in basic education. Considerations about the need for a school management with a promotion of human rights education and the debate on the subject needs greater openness in the field of Education.
Keywords: School management. Education in human rights. Humanizing education.
Gestión escolar humanizadora: posibilidades en la promoción de la educación en derechos humanos
RESUMEN
El tema es la promoción de la educación en derechos humanos a partir de la intervención de la gestión escolar humanizadora. Su objetivo es analizar la responsabilidad de la gestión escolar em la promoción de la educación en derechos humanos. La metodología utilizada es la pesquisa cualitativa, con revisión de la literatura, análisis documental y del diario de campo de los investigadores, de carácter interpretativo, y que tuve por base la técnica de análisis de contenido según Bardin (2016). Los resultados apuntan para la responsabilidad de la gestión escolar promotora de la educación en derechos humanos, el aspecto humanista de la educación en derechos humanos, el carácter humanizador de la gestión escolar engajada en la educación en derechos humanos poco contemplada en la educación básica. Consideramos que hay la necesidad de la gestión escolar estar comprometida con la promoción de la educación en derechos humanos y que el debate sobre esa temática necesita de mayor abertura en el campo de la Educación.
Palabras clave: Gestión escolar. Educación en derechos humanos. Educación humanizadora.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.