Gestão escolar humanizadora: possibilidades na promoção da educação em direitos humanos

Autores

  • Ane Patrícia Viana José de Mira
  • Vivian Cristina Alves de Carvalho Colégio Marista Rosário/ Uniritter.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p163-182

Palavras-chave:

Gestão escolar, Educação em direitos humanos, Educação humanizadora

Resumo

Este texto trata sobre promoção da educação em direitos humanos a partir da intervenção da gestão escolar humanizadora. Tem por objetivo analisar a responsabilidade da gestão escolar na promoção da educação em direitos humanos. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, com revisão da literatura, análise documental e do diário de campo das pesquisadoras, de caráter interpretativo, e que teve por base a técnica da análise de conteúdo, segundo Bardin (2016). Os resultados do estudo apontaram para a responsabilidade da gestão escolar promotora da educação em direitos humanos, o aspecto humanista da educação em direitos humanos e o caráter humanizador da gestão escolar engajada na educação em direitos humanos pouco contemplada na educação básica. Consideramos, ainda, a necessidade de a gestão escolar ser comprometida com a promoção da educação em direitos humanos e que o debate da temática necessita de maior abertura no campo da Educação.

Palavras-chave: Gestão escolar. Educação em direitos humanos. Educação humanizadora.

Humanizing school management: possibilities in promoting education in human rights

ABSTRACT

The theme is a promotion of human rights education from the intervention of the humanizing school management. It aims to analyze a responsibility of school management in the promotion of human rights education. The methodology used was a qualitative research, with review of literature, documentary analysis and the field journal of the researchers, of an interpretative character, and based on content analysis according to Bardin (2016). The results are a human rights law, the humanistic aspect of human rights education, the humanizing character of school management engaged in human rights education little contemplative in basic education. Considerations about the need for a school management with a promotion of human rights education and the debate on the subject needs greater openness in the field of Education.

Keywords: School management. Education in human rights. Humanizing education.

Gestión escolar humanizadora: posibilidades en la promoción de la educación en derechos humanos

RESUMEN

El tema es la promoción de la educación en derechos humanos a partir de la intervención de la gestión escolar humanizadora. Su objetivo es analizar la responsabilidad de la gestión escolar em la promoción de la educación en derechos humanos. La metodología utilizada es la pesquisa cualitativa, con revisión de la literatura, análisis documental y del diario de campo de los investigadores, de carácter interpretativo, y que tuve por base la técnica de análisis de contenido según Bardin (2016). Los resultados apuntan para la responsabilidad de la gestión escolar promotora de la educación en derechos humanos, el aspecto humanista de la educación en derechos humanos, el carácter humanizador de la gestión escolar engajada en la educación en derechos humanos poco contemplada en la educación básica. Consideramos que hay la necesidad de la gestión escolar estar comprometida con la promoción de la educación en derechos humanos y que el debate sobre esa temática necesita de mayor abertura en el campo de la Educación.

Palabras clave: Gestión escolar. Educación en derechos humanos. Educación humanizadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ane Patrícia Viana José de Mira

Mestra em Educação – UniLasalle.Integrante do Grupo de Pesquisa Evasão Escolar – Unisinos. Professora Colégio La Salle Canoas/ Ulbra. 

Vivian Cristina Alves de Carvalho, Colégio Marista Rosário/ Uniritter.

Mestra em Literatura Brasileira – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Colégio Marista Rosário/ Uniritter. 

Downloads

Publicado

2020-03-29

Como Citar

MIRA, Ane Patrícia Viana José de; CARVALHO, Vivian Cristina Alves de.
Gestão escolar humanizadora: possibilidades na promoção da educação em direitos humanos
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 1, p. p.163–182, 29 Mar 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/13604. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos