Práxis e palavra: diálogo entre Freire e Kosik
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p39-55Palavras-chave:
Práxis, Palavra, Formação de professoresResumo
O presente estudo busca contribuir para a compreensão da Práxis e da Palavra no campo da educação e da formação de professores, tendo como base o pensamento de Paulo Freire e Karel Kosik. Tendo por base a obra Pedagogia do Oprimido, são apontadas contribuições de Freire pertinentes à práxis, estabelecendo um diálogo com a obra Dialética do Concreto de Kosik, que tanto influenciou Freire nesse conceito. Considera-se que o educador necessita, pela natureza do seu trabalho, vivenciar uma formação de natureza científica, artística, ética, estética e técnica, portanto, atividades de teoria e prática. Ao final, apresentam-se considerações indicativas sobre a articulação da práxis com a formação de professores e a produção de conhecimento engajado para a formação integral dos seres humanos em vista do mercado e da cidadania.
Palavras-chave: Práxis. Palavra. Formação de professores.
Praxis and word: dialogue between Freire and Kosik
ABSTRACT
The present study seeks to contribute to the understanding of praxis and “word” in the field of education and teachers’ training, based on the thoughts of Paulo Freire and Karel Kosik. Based on the work Pedagogy of the Oppressed, Freire’s contributions pertinent to praxis are pointed out, establishing a dialogue with Kosik’s Dialetics of the Concrete, which influenced Freire so much in this concept. It is considered that the educator needs, by the nature of his work, to experience a training of a scientific, artistic, ethical, aesthetic and technical nature, therefore, activities of theory and practice. In the end, we present indicative considerations on the articulation of praxis with the teachers’ training and the production of knowledge engaged in the formation of human beings in view of the market and citizenship.
Keywords: Praxis. Word. Teachers’ training.
Praxis y palabra: diálogo entre Freire y Kosik
RESUMEN
Este estudio tiene como objetivo contribuir a la comprensión de Praxis y Palabra en el campo de la educación y la formación docente, basada en el pensamiento de Paulo Freire y Karel Kosik. Sobre la base de la Pedagogía del oprimido, se destacan las contribuciones de Freire pertinentes a la praxis, estableciendo un diálogo con el trabajo Dialéctica del Concreto de Kosik, que influyó tanto en Freire en este concepto. Se considera que el educador necesita, por la naturaleza de su trabajo, experimentar una formación de índole científica, artística, ética, estética y técnica, por lo tanto, actividades de teoría y práctica. Al final, presentamos consideraciones indicativas sobre la articulación de la praxis con la formación de docentes y la producción de conocimiento comprometido en la formación integral de los seres humanos en vista del mercado y de la ciudadanía.
Palabras clave: Praxis. Palabra. Formación de profesores.
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