Educação, Sociedade e Poder: uma análise sociológica de experiências, vivências e distintas percepções de despolitização no processo educacional de Caucaia-CE

Autores

  • Ledervan Vieira Cazé Academia Estadual de Segurança Pública-CE (AESP-CE), do Centro de Formação Profissional Metropolitano (CEPROME) e da Faculdade Plus de Educação e Inclusão Social.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n2p253-273

Palavras-chave:

Educação. Sociedade. Controle Social.

Resumo

Este trabalho apresenta uma breve discussão acerca dos pressupostos educacionais e de como esses processos socializadores são utilizados como referência de um modelo de reconhecimento social que opera na lógica utilitarista. Em suma, a Educação (processo socializador/civilizador) sistematizada na ação pedagógica formal projeta, no sentido do mercado, toda matriz curricular que no desígnio atual e sob o dissimulado discurso da cidadania e do trabalho, tece uma sociedade marcadamente desigual, hierarquizada e materialista. O respectivo artigo foi produzido como comunhão entre uma fundamentação teórica mais crítica e uma breve pesquisa de campo realizada em sete escolas no município de Caucaia, com professores e alunos da rede pública de ensino. Os autores elencados para a análise dialogam no universo da relação entre Educação e Sociedade e a pesquisa de campo, por sua vez, direcionou a conclusão para a ratificação daquilo que a base teórica evidencia como controle social “velado” no descaso com o currículo formal de ensino e com as práticas pedagógicas. A descrença na construção de um sujeito verdadeiramente cidadão constata a ineficiência de uma Educação autônoma e reflexiva no âmbito das Escolas analisadas o que, a meu ver, facilita a emergência de modelos de reconhecimento social de ação social mais danosa, destrutiva e meramente reprodutivista. Por fim e ainda que pareça conspiratório, a falta de significado real e o total esvaziamento de conteúdos que, em tese promoveriam prosperidade social, apenas produzem uma Educação tendenciosa e cooptada pelo paradigma vigente o que, por sua vez, reedita a Sociedade Capitalista.

Palavras Chave: Educação. Sociedade. Controle Social.

Education, Society and Power: a sociological analysis of experiences and distinct perceptions of depoliticization in the educational process of Caucaia-CE

ABSTRACT

This paper presents a brief discussion about the educational assumptions and how these socializing processes are used as reference of a model of social recognition that operates in the utilitarian logic. In short, Education (socializing / civilizing process) and Schooling systematized in formal pedagogical action project, in the sense of the market, any curricular matrix which, in the current design and under the covert discourse of citizenship and work, weave a markedly unequal society, hierarchical and materialistic. The article was produced as a communion between a more critical theoretical foundation and a brief field research carried out in seven schools in the municipality of Caucaia, with teachers and students from the public school system. The authors listed for the analysis dialogue in the universe of the relation between Education and Society and the field research, in turn, directed the conclusion for the ratification of what the theoretical base evidences as social control through the formal curriculum of teaching and the respective projects inherent pedagogical policies. Nonetheless, the disbelief in the construction of a truly citizen subject shows the inefficiency of an autonomous and reflexive Education in the scope of the Schools analyzed which, in my view, facilitates the emergence of harmful social recognition models and conditioners of more harmful social action, destructive and merely reproductive. Finally, and even if it seems conspiratorial, the lack of real meaning and the total emptying of contents that, in theory, would promote social prosperity, only produce an Education tendentious and coopted by the current paradigm which, in turn, reissues the Capitalist Society.

Keywords: Education. Society. Social Control

Educación, Sociedad y Poder: un análisis sociológico de experiencias, vivencias y distintas percepciones de despolitización en el proceso educativo de Caucaia-CE

RESUMEN

Este trabajo presenta una breve discusión acerca de los supuestos educativos y de cómo los procesos socializadores se utilizan como referencia de un modelo de reconocimiento social que opera en la lógica utilitarista. En suma, la Educación (proceso socializador / civilizador) sistematizada en la acción pedagógica formal proyecta, en el sentido del mercado, toda malla curricular que en el designio actual y bajo el disimulado discurso de la ciudadanía y del trabajo, tejen una sociedad marcadamente desigual, jerarquizada y materialista. Este artículo fue producido como comunión entre una fundamentación teórica más crítica y una breve investigación de campo realizada en siete escuelas en la municipalidad de Caucaia, con profesores y alumnos de la red pública de enseñanza. Los autores mencionados para el análisis dialogan en el universo de la relación entre Educación y Sociedad y la investigación de campo, a su vez, dirigió la conclusión para la ratificación de lo que la base teórica evidencia como control social "velado" en el descuido con el currículo formal de la enseñanza y las prácticas pedagógicas. La incredulidad en la construcción de un sujeto verdaderamente ciudadano constata la ineficiencia de una Educación autónoma y reflexiva en el ámbito de las Escuelas analizadas a mi modo de ver como facilitadora de la emergencia de modelos de reconocimiento social de acción social más dañosa, destructiva y meramente reproductiva. Por fin y aunque parezca conspiratorio, la falta de significado real y el total vaciamiento de contenidos que, en tesis promoverían prosperidad social, sólo producen una Educación tendenciosa y cooptada por el paradigma vigente lo que a su vez reedita la Sociedad Capitalista.

Palabras clave: Educación. La sociedad. Control Social

 

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Biografia do Autor

Ledervan Vieira Cazé, Academia Estadual de Segurança Pública-CE (AESP-CE), do Centro de Formação Profissional Metropolitano (CEPROME) e da Faculdade Plus de Educação e Inclusão Social.

Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará.  Mestrando em Sociologia  pelo Programa de Pós Graduação/Universidade Federal do Ceará.  Professor da Academia Estadual de Segurança Pública-CE (AESP-CE), do Centro de Formação Profissional Metropolitano (CEPROME) e da Faculdade Plus de Educação e Inclusão Social. Pesquisador do NUPER-PPTAM/UFC.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

CAZÉ, Ledervan Vieira.
Educação, Sociedade e Poder: uma análise sociológica de experiências, vivências e distintas percepções de despolitização no processo educacional de Caucaia-CE
. Revista Educação e Emancipação, v. 12, n. 2, p. p.253–273, 31 Mai 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11490. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos