Revisitando o conflito para pensar a prática educativa

Autores

  • Moacir Fernando Viegas Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Adriana Janice Lenz Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ferrugem

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n2p11-32

Palavras-chave:

Conflito e Educação. Conflito e Relações Sociais. Mediação de Conflitos.

Resumo

O artigo constitui-se de revisão teórica e reflexão sobre o conceito de conflito e seu significado na realidade atual, em especial na educação, apontando possibilidades de experiências com o mesmo na realidade escolar. O objetivo é compreender o significado dos conflitos sociais, de modo a subsidiar as discussões sobre o tema, assim como estimular a crítica de concepções tradicionais. A base teórica principal do texto é a dialética, entendendo essa teoria como fundamento essencial para pensar as relações sociais em que se configuram as diferentes formas de conflito nos dias de hoje. O texto parte das características básicas do conceito de conflito, onde, destacando as teorias de Durkheim e de Marx, menciona as ideias as quais têm sido associado na prática social. Depois enfoca as relações entre conflito e consenso, priorizando o debate sobre a teoria da solidariedade durkheiminiana. Conclui com uma discussão inicial sobre o conflito na escola na perspectiva da mediação, em que realça a problemática da compreensão das relações sociais de conflito para a construção das práticas educativas.

Palavras-chave: Conflito e Educação. Conflito e Relações Sociais. Mediação de Conflitos.

Revisiting the conflict to think about the educative practice

Abstract

The article is made of a theoretical review and a reflexion about the concept of conflict and its meaning in reality nowadays, mainly in education, pointing possibilities of experience with it on schools. The main goal is to contribute theoretically to the comprehension of the meaning of social conflicts, in a way to subsidize and stimulate the criticism of traditional conceptions. The main theoretical base of the text is the dialectic, understanding that this theory as an essential foundation to think about the social relationships in which the different forms of conflict are configured nowadays. Coming from the basic characteristics of the concept of conflict, the article focuses, next, on the relations between conflict and consensus, to then discuss about the conflicts in the social relationships and conclude with a initial discussion about the school conflict in the mediation perspective.

Key words: Conflict and Education. Conflict and Social Relationship. Conflict Mediations.

Revisitando el conflicto para pensarse la practica educativa

Resumen

El artículo se constituye de revisión teórica y reflexión sobre el concepto de conflicto y su significado en la realidad actual, en especial en la educación,  señalando posibilidades de experiencias con el mismo en la realidad escolar. El objetivo es comprender el significado de los conflictos sociales, de modo a subsidiar las discusiones sobre el tema, así como estimular la crítica de concepciones tradicionales. La base teórica principal del texto es la dialéctica, entendiendo esa teoría como fundamento esencial para pensar las relaciones sociales en que se configuran las diferentes formas de conflicto en los días de hoy. El texto parte de las características básicas del concepto de conflicto, en que destacan las teorías de Durkheim y de Marx, mencionando las ideas que se han asociado en la práctica social. Luego enfoca las relaciones entre conflicto y consenso, priorizando el debate sobre la teoría de la solidaridade Durkheim. Concluye con una discusión inicial sobre el conflicto en la escuela en la perspectiva de la mediación, subrayando la problemática de la comprensión de las relaciones sociales de conflicto para la construcción de las prácticas educativas.

Palabras-clave: Conflicto y Educación. Conflicto y Relaciones Sociales. Mediación de Conflictos

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Biografia do Autor

Moacir Fernando Viegas, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidad Autónoma de Barcelona. Professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu, em educação. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação

Adriana Janice Lenz, Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ferrugem

Mestre em Educação, pela  Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Orientadora Educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ferrugem. Integra O Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

VIEGAS, Moacir Fernando; LENZ, Adriana Janice.
Revisitando o conflito para pensar a prática educativa
. Revista Educação e Emancipação, v. 12, n. 2, p. p.11–32, 31 Mai 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11479. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos