Na cozinha da pesquisa qualitativa: método em investigações sobre ensino e aprendizagem

Autores

  • Bruno Nunes Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IF-Catarinense.

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n1p143-165

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa. Educação. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Pretendemos discutir algumas posturas básicas da Pesquisa Qualitativa quando a utilizamos em investigações referentes ao ensino e à aprendizagem. Em primeiro lugar, contrastamos educação à Pedagogia, esclarecendo que aquela se refere ao conjunto de cosmovisões passadas de uma geração à outra, enquanto essa se aproxima mais de uma arte que visa transformar em ato uma transposição do conhecimento, posteriormente desdobrando-se naqueles saberes sobre ensino e aprendizagem. Em segundo lugar, assinalamos que, por ser tratarem de arte, quando o ensino e a aprendizagem se tornam objeto de estudo, suas realidades são limitadas e particulares, impedindo qualquer universalização de método e metodologia. Daí se percebe a importância que a Pesquisa Qualitativa adquire quando efetuada. No entanto, sua escolha envolve um princípio e algumas posturas do pesquisador, a fim de fazer valer as características que a Pesquisa Qualitativa possui de melhor.

Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Educação. Ensino. Aprendizagem.

 

In the kitchen of qualitative research: method in teaching and learning research

ABSTRACT

We wish to discuss some basic postures in Qualitative Research when we use it in research related to teaching and learning. For this, in the first place we contrast education with Pedagogy, clarifying that education refers to the set of worldviews passed from one generation to the other, as Pedagogy approaches more of an art that aims at transforming in act a transposition of knowledge that unfolds in those knowledge about teaching and learning. Second, we point out that, because they are art, when teaching and learning become objects of study, their realities are limited and particular, preventing any universalization of method and methodology. From this we can see the importance that Qualitative Research acquires when we operate it. However, its choice involves a principle and some postures of the researcher, in order to assert the characteristics that Qualitative Research has the best.

Keywords: Qualitative research. Education. Teaching. Learning.

 

En la cocina de la investigación cualitativa: método em investigaciones sobre enseñanza y aprendizaje

RESUMEN

Pretendemos discutir algunas posturas básicas dela investigación Cualitativa cuando la utilizamos en investigaciones referentes a La enseñanza y al aprendizaje. En primer lugar, contrastamos educación y pedagogía, aclarando que la primera se refi ere al conjunto de cosmovisiones pasadas de una generación a otra, mientras la segunda se aproxima más a un arte que pretende transformar en acto una transposición del conocimiento que se desdobla en aquellos saberes sobre enseñanza y aprendizaje. En segundo lugar, señalamos que, por tratarse de arte, cuando la enseñanza y el aprendizaje se convierten en objeto de estudio, sus realidades son limitadas y particulares, impidiendo cualquier universalización de método y metodología. De ahí se percibe la importancia quela Investigación Cualitativaadquiere cuando la operacionalizamos. Sin embargo, su elección implica un principio y algunas posturas del investigador, a fi n de hacer valer las características quela Investigación Cualitativaposee de mejor.

Palabras clave: Investigación cualitativa. Educación. Enseñanza. Aprendizaje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Nunes Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IF-Catarinense.

Doutor em Geografi a pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IF-Catarinense).

Downloads

Publicado

2019-01-29

Como Citar

BATISTA, Bruno Nunes.
Na cozinha da pesquisa qualitativa: método em investigações sobre ensino e aprendizagem
. Revista Educação e Emancipação, v. 12, n. 1, p. p.143–165, 29 Jan 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10748. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos