O que querem ensinar do nosso sexo?: a influência do Congresso Nacional sobre gênero e sexualidade nas escolas

Autores

  • Felipe Furini Soares
  • Gabrielle Chaves
  • Jeane Félix Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n1p94-117

Palavras-chave:

Escola. Gênero e Sexualidade. Projetos de Lei

Resumo

Este artigo busca contribuir com o debate sobre gênero e sexualidade nas escolas, além de refletir sobre as implicações que a discussão ou sua ausência se expressam no ambiente escolar e na formação dos/as estudantes. Para tanto, nos debruçamos sobre o processo político de disputa entre grupos conservadores atuantes no legislativo federal, Câmara dos Deputados e Senado Federal, que visam interferir no currículo escolar. Como percurso metodológico realizamos pesquisa documental on-line dos projetos de lei (PLs) entre os anos de 2006-2016, sendo identificados e analisados 06 PLs do Senado e 09 PLs da Câmara. Os dados revelam PLs que atentam contra a discussão necessária sobre gênero e sexualidade nas escolas, mas também identifica projetos que buscam trabalhar pedagogicamente esta temática para transformação social. Cada proposição de PLs tem suas particularidades, no entanto, de maneira articulada podem promover ou silenciar o debate sobre questões de gênero na escola, haja visto que há projetos que interferem na atuação de professores/as, em componentes curriculares, nos conteúdos dos materiais didáticos e no fazer pedagógico das escolas.

Palavras-chave: Escola. Gênero e Sexualidade. Projetos de Lei

 

What do they want to teach about our sex? The influence of the National Congress on gender and sexuality at schools

ABSTRACT

This article seeks to contribute to the gender and sexuality debate at schools, and also to reflect on the implications that the discussion or its absence is expressed on the school environment and the students’ education. To do so, we focus on the political process of dispute between conservatives groups operating in the federal legislature, Chamber of Deputies and Federal Senate, that aim to interfere in the school curriculum. To conduct the research was used a online documentary research of bills (projects of laws - PLs) between the years 2006-2016, identifying and analyzing 06 PLs of the Senate and 9 PLs of the Chamber of Deputies. The data reveal bills acts against a necessary discussion about gender and sexuality at schools, at the same time were found bills acts that seek to work this issue for social transformation. Each project has its own particularities; however, in an articulated way they can promote or avoid the debate about gender issues at schools, since there are projects that interfere in curricular components, in the content of courseware and in the pedagogical know-how of schools and teachers.

Keywords: School. Gender and Sexuality. Project of Law (Bill)

 

¿Qué quieren enseñar sobre nuestro sexo? La influencia Del Congreso Nacional sobre género y sexualidad en las escuelas

RESUMEN

Este artículo busca contribuir con el debate sobre la temática gênero y sexualidad en las escuelas, además de reflexionar sobre los impactos que la discusión o su ausencia se expresan en el ambiente escolar y en la formación de los/las estudiantes. Por lo tanto, investigamos El proceso político de disputa entre grupos conservadores actuantes en el legislativo federal, Cámara de Diputados y en el Senado Federal que pretenden interferir en el plan de estudios. Nuestra apuesta metodológica fue la realización de una investigación documental em línea de los proyectos de ley (PLs) entre los años de 2006-2016, en los que identifi camos y analizamos 6 PLs del Senado y 9 PLs dela Cámara.Losdatos revelan PLs que atentan contra la discusión necesaria sobre género y sexualidad en las escuelas, pero también identifi can proyectos que buscan trabajar pedagógicamente esta temática para la transformación social. Cada proposición de PLs tiene SUS particularidades, pero, de manera articulada promueven o silencian El debate sobre la temática de género en la escuela, ya que hay proyectos que interfi eren en la actuación de profesores/as, en componentes curriculares, en los contenidos de los materiales didácticos y en El quehacer pedagógico de las escuelas.

Palabras clave: Escuela. Género y Sexualidad. Proyectos de Ley

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Biografia do Autor

Felipe Furini Soares

Mestrando em Ciências Humanase Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC), licenciado em Ciências Sociais (UFPB), bacharel em Administração de Empresas (Universidade Presbiteriana Mackenzie), especialista em Gestão de Organizações do Terceiro Setor e especialistaem Desenvolvimento Locale Regional pela Universidad de los Andes (Colômbia).

Gabrielle Chaves

Graduanda do curso de Serviço Social, Universidade Federal da Paraíba - Campus João Pessoa/PB. Integrante do Grupo de Estudos DIVAgens (Diversidades e Vivências sobre Gênero e Sexualidade). 

Jeane Félix, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta I no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

SOARES, Felipe Furini; CHAVES, Gabrielle; FÉLIX, Jeane.
O que querem ensinar do nosso sexo?: a influência do Congresso Nacional sobre gênero e sexualidade nas escolas
. Revista Educação e Emancipação, v. 12, n. 1, p. p.94–117, 29 Jan 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10746. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos