O E-BOOK INFANTIL SETE SEMANAS COM SETE PRINCÍPIOS: uma análise da interação, linguagem e do vocabulário

Autores/as

Palabras clave:

Avaliação de material didático. Educação a distância. Ensino bíblico de crianças.=Keywords, Evaluation of didactic material. Distance education. Children’s biblical teaching.

Resumen

Neste artigo, considerando a necessidade de se discutir sobre a avaliação de materiais didáticos direcionados para o ensino bíblico de crianças, no contexto da educação a distância da pandemia de Covid-19, objetivamos analisar o e-book infantil “Sete semanas com sete princípios”, publicado, em 2020, pela editora Cristã Evangélica. Os resultados da análise apontam que o material elaborado atende parcialmente às necessidades dos alunos, mas precisa de ajustes no tocante às dimensões analisadas, a saber: interação, linguagem e vocabulário. A partir dos resultados oriundos da análise, esperamos contribuir com o processo de avaliação e produção de materiais didáticos para crianças, no âmbito do ensino bíblico a distância, e, ainda, trazer reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem nesse contexto de ensino.

 

THE CHILDISH E-BOOK “SEVEN WEEKS WITH SEVEN PRINCIPLES”: an analysis of interaction, language and vocabulary

ABSTRACT

In this paper, considering the need to discuss the evaluation of didactic materials directed for the biblical teaching of children, in the context of distance education during the Covid-19 pandemic, we aim to analyze the childish e-book “Seven weeks with seven principles”, published in 2020 by Cristã Evangélica publisher. The analysis results show that the elaborated material partially meets the needs of the students, but needs adjustments regarding the analyzed dimensions: interaction, language, and vocabulary. Starting from the results of the analysis, we hope to contribute to the process of evaluation and production of didactic materials for the children, within the scope of biblical distance learning and, also, bring reflections about the teaching-learning process in this teaching context.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valdecy Oliveira Pontes, Universidade Federal do Ceará

Possui Licenciatura Plena em Letras Português / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2006), especialização em Linguística Aplicada pela Faculdade Sete de Setembro (2009), especialização em Educação Religiosa pela Faculdade Unyleya (2019), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009), mestrado em Educação Religiosa pelo SEC (2019), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É Professor Adjunto IV na graduação em Letras-Espanhol/ Letras-Português/Espanhol e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará. 

Citas

BARROS, Adil de J.P. de; LEHFELD, Neide A. de S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 1990

BELISÁRIO, Aluízio. O material didático na educação a distância e a constituição de propostas interativas. In: SILVA, Marco (Org.) Educação online: teoria, práticas, legislação e formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.

CABERO, J. C. Avaliar para melhorar: meios e materiais de ensino. In: SANCHO, J. María (Org.). Para uma tecnologia educacional. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 16-32.

FRANCO, C. A Pesquisa sobre características de escolas eficazes no Brasil: breve revisão dos principais achados. Rio de Janeiro: PUC-Rio/Laboratório de Avaliação da Educação, 2004a.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2010.

GREEN, B.; BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomaz T. (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

GOMES, Luiz Fernando. Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 89, n. 223, p. 477-492, set./dez. 2008.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2005.

LIMA, André de Souza. Sete semanas com sete princípios. São José dos Campos: Editora Cristã Evangélica, 2020.

MULLER, Juliana Costa. Crianças na contemporaneidade: entre representações e usos das tecnologias móveis na educação infantil. Santa Catarina, 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em:https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/132433/332936.pdf?sequence=1 &isAllowed=y. Acesso em: 23 mar. 2021.

NEDER, Maria Lucia Cavalli; POSSARI, Lucia Helena V. Oficina para produção de material impresso. In: Martins, Onilza Borges (org.). Curso de formação em educação a distância: Educação e comunicação em educação a distância. Módulo3, Curitiba: UNIREDE, 2001.

PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. 21. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

PRENSKY, M. Não me atrapalhe, mãe - eu estou aprendendo! São Paulo: Editora Phorte, 2010.

SARTORI, Ademilde; ROESLER, Jucimara. Educação Superior a Distância: Gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line. Tubarão: Ed.Unisul, 2005.

SILVA, Luis Henrique; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio. Contribuições do projeto piloto à coleta de dados em pesquisas na área de educação. Revista Ibero-americana de estudo em educação, v. 10, n. 01, p. 225-245, 2015.

TOMLINSON, B.; MASUHARA, H. Elaboração de materiais para cursos de idiomas. São Paulo: SBS, 2005.

Publicado

2021-07-12

Cómo citar

PONTES, Valdecy Oliveira.
O E-BOOK INFANTIL SETE SEMANAS COM SETE PRINCÍPIOS: uma análise da interação, linguagem e do vocabulário
. Revista Humanidades & Educação, p. 64–77, 12 jul. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/16802. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos