Concepção de professores de Física sobre o papel da experimentação no ensino

Autori

Parole chiave:

Experimentação, Ensino de Física, Epistemologia da Ciência

Abstract

Este artigo tem por objetivo investigar a concepção epistemológica de professores de Física, do Núcleo Regionalde Educação de Campo Mourão, região centro-oeste do estado do Paraná, quanto ao uso da experimentação no âmbito escolar, bem como identificar as motivações que levam os docentes a inserirem atividades experimentais em suas aulas e as dificuldades encontradas por estes na utilização desse recurso. Para a realização de tal investigação, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, cujos dados empíricos foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas respondidas por dez professores de Física. A análise dos dados apresentados foi realizada por meio de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977). Nossos resultados evidenciaram alguns fatores que precisam ser melhorados nos aspectos estruturais do espaço físico das escolas, na formação e nas  concepções epistemológicas dos professores. Verificou-se, ainda, que na maioria das instituições não existe um espaço físico de laboratório.

Palavras-chave: Experimentação. Ensino de Física. Epistemologia da Ciência.

Physics teachers' conception of the role of experimentation in teaching

Abstract

This article aims to investigate the epistemological conception of physics teachers, from the Regional Education Center of Campo Mourão, in the central-west region of the state of Paraná, regarding the use of experimentation in the school environment, as well as how to identify the motivations that lead teachers to insert experimental activities in their classes and, the difficulties found by them in the use of this resource. To carry out this investigation, we used the assumptions of qualitative research, whose empirical data were collected through a questionnaire with open and closed questions answered by ten physics teachers. The analysis of the data presented was carried out through content analysis, proposed by Bardin (1977). Our results showed that some factors that need to be improved in the structural aspects of the physical space of schools, in the formation and in the epistemological conceptions of teachers. It was also found that in most institutions there is no physical laboratory space.

Keywords: Experimentation. Physics Teaching. Epistemology of Science.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Elisângela Rovaris Nesi, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Professora da Educação Básica (SEED), Paraná, Brasil.

Geislana Padeti Ferreira Duminelli, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Professora da Educação Básica (SEED), Paraná, Brasil.

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Adjunto
da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Campo Mourão, Paraná, Brasil.

Paula Cavalcante Monteiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Campo Mourão, Paraná, Brasil.

Riferimenti bibliografici

ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v. 25, n. 2, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v25n2/a07v25n2.pdf. Acesso em 15 dez. 2016.

ARRUDA, S. M.; SILVA, M. R.; LABURÚ, C. E. Laboratório Didático de Física, a partir de uma perspectiva Kuhniana. Investigação em Ensino de Ciência. São Paulo, v. 6, n. 1, 2001. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/588/381. Acesso em: 5 nov. 2016.

ASTOLFI, J. P.; et al. Mots-clés de la didactique des sciences – repères, definitions, bibliographies. Paris: De Boeck & Lacier, 1997.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.

BORGES, R. M. R.; BORGES, K. Concepções de licenciandos em ciências Biológicas sobre a natureza do conhecimento científico. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 3, 2001, Atibaia. Anais...Atibaia: ABRAPEC, 2001. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/iii-enpec/o42.htm. Acesso em: 21 out. 2016.

CARRASCOSA, J.; at al. Papel de la actividad experimental en la educación científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Santa Catarina, v. 23, n. 2, p. 157-181, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6274/12764. Acesso em: 18 fev. 2017.

CARVALHO, A. M. P.; GIL PÉREZ. D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.

CARVALHO, A. M. P.; et al. Ciências no ensino fundamental. São Paulo: Scipione, 2009.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A., PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

GIL-PÉREZ, D.; et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Revista ciência e Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v7n2/01.pdf. Acesso em: 17 dez. 2016.

OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, Canoas, v. 12, n. 1, p. 139-153, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/31/28. Acesso em: 15 fev. 2017.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares de Física para o Ensino Médio. Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_fis.pdf. Acesso em: 20 fev. 2017.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná. Curitiba, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portal/portal/diretrizes/index.php. Acesso em: 22 fev. 2017.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978.

ROSA, C. W; ROSA, A. B. Ensino de Física: objetivos e imposições no ensino médio. Revista Eletrônica de Enseñanza de lãs Ciências, v. 4, n. 1, 2005. Disponível em: http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen4/ART2_Vol4_N1.pdf. Acesso em: 11 dez. 2016.

ROSITO, B. A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (Org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000, p. 195-208.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: relações entre Ciências da Natureza e Escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p.49-67, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v17nspe/1983-2117-epec-17-0s-00049.pdf. Acesso em: 21 jan. 2017.

SILVA, C. C.; MARTINS, R. A. Teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da História da ciência em sala de aula. In: Revista Ciência e Educação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 53-65, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n1/05.pdf. Acesso em: 19 dez. 2016.

SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. (Org.). Ensino de ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda., 2000, p. 120-153.

ZABALA, A. A prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Pubblicato

2020-12-12

Come citare

NESI, Elisângela Rovaris; DUMINELLI, Geislana Padeti Ferreira; BATISTA, Michel Corci; MONTEIRO, Paula Cavalcante.
Concepção de professores de Física sobre o papel da experimentação no ensino
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 3, n. 2, p. 58–74, 12 dic. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/15579. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i