Contribuições de experts para a sistematização de saberes matemáticos (séculos XIX e XX)

Auteurs-es

  • Marcos Denilson Guimarães Universidade Federal do Maranhão, campus Dom Delgado, Bacanga
  • Wagner Rodrigues Valente Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.

Mots-clés :

saberes matemáticos, ensino de matemática, Educação matemática

Résumé

A Revista Ensino e Multidisciplinaridade divulga produções científicas na área de ensino de ciências, da educação matemática e áreas afins ao ensino desses campos. Atualmente, o periódico também publica artigos com novas tendências e desafios impostos pelas transformações da sociedade contemporânea. Alia-se a isso, não por acaso, um movimento de agregar trabalhos que são desenvolvidos em grupos coletivos de pesquisa, como é o caso das produções elaboradas pelo Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da educação matemática no Brasil (GHEMAT Brasil). Ficamos muito honrados quando fomos consultados e convidados pela editora chefe da Revista para organizarmos um dossiê temático para 2021, que divulgasse resultados de pesquisas baseados em novos aportes teórico-metodológicos. O Grupo imediatamente sinalizou positivamente a sua participação nesse dossiê.
A temática que orientou o dossiê pautou-se pelas “Contribuições de experts para a sistematização de saberes matemáticos (séculos XIX e XX)”. A principal ideia dessa investigação foi a de reunir pesquisas que de algum modo versassem sobre as contribuições que especialistas trouxeram para o ensino e formação de professores que ensinam matemática, durante os séculos XIX e XX, em diferentes contextos e lugares.
Tema caro ao desenvolvimento atual dos estudos do GHEMAT Brasil, os experts revelam-se como personagens que recebem convocatória do Estado para produzirem e sistematizarem novos saberes matemáticos necessários ao ensino e à formação desses professores.
Assim, os artigos contemplados neste número temático mostram estágios e aprofundamentos diferentes associados aos estudos sobre experts. Onze diferentes pesquisadores nacionais, localizados em estados diferentes, nos apresentam, em um volume de sete artigos, o papel desempenhado por experts nos processos e dinâmicas de produção de novos saberes matemáticos inseridos em movimentos pedagógicos de reestruturação curricular.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Téléchargements

Publié-e

2021-12-31

Comment citer

GUIMARÃES, Marcos Denilson; VALENTE, Wagner Rodrigues.
Contribuições de experts para a sistematização de saberes matemáticos (séculos XIX e XX)
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 7, n. 2, p. i-iii, 31 déc. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/18411. Acesso em: 17 mai 2024.

Numéro

Rubrique

Editorial