Ensino das operações com números inteiros por meio de atividades lúdicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n2.2023.17

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Ludicidade, Ensino Fundamental, Proposta Pedagógica, Números inteiros

Resumen

Esta investigação objetivou analisar a implementação de uma proposta pedagógica com o uso de atividades lúdicas para o ensino das operações com números inteiros e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Para sua realização, optou-se pela abordagem quanti-qualitativa. Inicialmente, foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de se compreender a ludicidade no ensino de matemática e o ensino de números inteiros na Educação Básica, além de se elaborar uma proposta pedagógica; posteriormente, foi desenvolvida a pesquisa de campo, considerando a necessidade de aplicar a proposta elaborada e coletar os dados para análise. A pesquisa de campo foi realizada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Anajatuba – MA. Com aplicação da proposta pedagógica, pôde-se perceber importantes contribuições das atividades lúdicas no ensino de matemática, especificamente no ensino de números inteiros, pois através do uso dos jogos, notou-se o quanto esse recurso didático foi importante na condução das aulas e das atividades realizadas em sala. Desse modo, concluiu-se que as atividades lúdicas podem trazer importantes contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da matemática ao tornar a aula mais dinâmica e prazerosa, assim como também estimular a participação e o envolvimento dos alunos.

Teaching operations with integer numbers through playful activities

ABSTRACT

This research aimed to analyze the implementation of a pedagogical proposal using playful activities to teach operations with integers and their contributions to the teaching and learning process in Elementary School. For its realization, a quantitative-qualitative approach was chosen. Initially a bibliographical research was conducted to understand playfulness in the teaching of Mathematics and the teaching of integers in Basic Education, as well as to develop a pedagogical proposal; subsequently, field research was conducted in a 9th-grade class of Elementary School in a municipal public school in Anajatuba - MA. With the application of the pedagogical proposal, it was possible to perceive significant contributions of playful activities in mathematics teaching, specifically, in the teaching of integers, as through the use of games, the importance of this didactic resource in conducting classes and activities in the classroom was noted. Thus, it was concluded that playful activities can make important contributions to the teaching and learning process of mathematics by making the class more dynamic and enjoyable, as well stimulating student participation and involvement.

Keywords: Teaching Mathematics. Playfulness. Elementary School. Pedagogical Proposal. Integer numbers.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Aline Maria Silva dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Licenciada em Matemática pelo Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora da Rede Municipal de Ensino de Anajatuba (MA).

Flávia Brito Viegas Protasio, Universidade Estadual do Maranhão

Licenciada em Matemática pelo Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

José Domingos da Conceição Martins, Universidade Estadual do Maranhão

Licenciado em Matemática pelo Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Rayane de Jesus Santos Melo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora Adjunta da UFMA.

Citas

ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática: uma prática possível. Campinas, SP: Papirus, 2001. (Coleção Papirus Educação).

BONFIM, Jamile Souza. A utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem relativo ao ensino do conjunto de números inteiros. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista – BA, 2016. Disponível em: <https://www2.uesb.br/cursos/matematica/matematicavca/wp-content/uploads/TCC-JAMILE-SOUZA.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 23 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em: 19 fev. 2024.

CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Plano. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2007.

CURI, Edda; PIRES, Célia Maria Carolino; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. Transformando a prática das aulas de Matemática. São Paulo: PROEM, 2001.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. (Coleção Formação de Professores).

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRIDMANN, Adriana. O brincar no cotidiano da criança. São Paulo: Editora Moderna, 2006.

GONÇALVES, Renata Siano. Um estudo com números inteiros usando o programa Aplusix com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/11201/1/Renata%20Siano%20Goncalves.pdf. Acesso em: 20 jan. 2024.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino-aprendizagem da Matemática. 1995. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, SP, 1995. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/83998. Acesso em: 22 jan. 2024.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo, São Paulo: Paulus, 2004.

KAMII, Constance; DEVIRIES, Rheta. Jogos em grupo na educação infantil: implicações na teoria de Piaget. Tradução de Marina Célia D. Carrasqueira. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.

LEONTIEV, Aléxis N. Os Princípios Psicológicos da Brincadeira Pré-escolar. In: LEONTIEV, A. N., LURIA, A. R., VYGOTSKY, L. S. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução Maria da Penha Villalobos. 3. ed. São Paulo, Ícone/Edusp, 1991, 228p.

MARANHÃO. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular do Território Maranhense: para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1ySAHICYIWheaFju__pkAbykeAbPsE7ce. Acesso em: 01 jan. 2024.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria Busca no Jogo: do Lúdico na Matemática. Educação Matemática em Revista. São Paulo: SBEM-SP, 1994.

ROCHA NETO, Francisco Tavares. Dificuldades na aprendizagem operatória de números inteiros no ensino fundamental. 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/1440/1/2010_dis_ftrneto.pdf. Acesso em: 18 fev. 2024.

SANTIN, Silvino. Educação física: da opressão do rendimento à alegria do lúdico. Porto Alegre: Editora EST/ESEF. UFRGS, 1994.

SILVA, Amanda dos Santos et al. A ludicidade no estudo das operações com números inteiros. In: Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, II, 2017, Barreiras. Anais..., Barreiras, 2017. Disponível em: < https://itacarezinho.uneb.br/index.php/elem/article/view/9808>. Acesso em: 28 mar. 2024.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática do 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./abr. 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1982-596x2017000100021&script=sci_abstract. Acesso em: 7 jan. 2024.

SUPER ENSINO. 7º ano - Tipificação e História dos números inteiros. Youtube, 18 de janeiro de 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tFHUnihNNEE>. Acesso em: 28 mar. 2024.

VYGOTSKY, Lev S. Do ato ao pensamento. Lisboa: Morais, 1979.

Publicado

2024-04-19

Cómo citar

SANTOS, Aline Maria Silva dos; PROTASIO, Flávia Brito Viegas; MARTINS, José Domingos da Conceição; MELO, Rayane de Jesus Santos.
Ensino das operações com números inteiros por meio de atividades lúdicas
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 9, n. 2, p. e1723, 1–16, 19 abr. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/23115. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos