Aspectos legais de um curso de licenciatura: quais conhecimentos para o futuro professor?

Autores/as

Palabras clave:

Licenciatura em Matemática, Documentos Normativos, Formação de Professores

Resumen

Este trabalho surgiu da necessidade de aprofundar as discussões sobre os documentos normativos que tratam a respeito dos cursos de formação de professores de Matemática no Brasil. Tem como objetivo apresentar os principais atos norteadores, suas regras, seus conflitos para que possam auxiliar na compreensão de como foram organizados os cursos de licenciatura ao longo do tempo. Baseados principalmente nos escritos de Shulman (2014), tem como corpus analítico as legislações e os documentos provenientes do Conselho Nacional de Educação. Como resultados, aponta-se que existe a necessidade emergente de implementação das diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da Educação Básica como forma de superação da tricotomia existente entre conhecimentos específicos, conhecimentos didático-pedagógicos e a prática profissional.


Palavras-chave: Licenciatura em Matemática. Documentos Normativos. Formação de Professores.

 

Legal aspects of a degree course: which knowledge for the future teacher?

Abstract

This work arose from the need to deepen the discussions on the normative documents that deal with the mathematics teacher training courses in Brazil. It aims to present the main guiding acts, their rules, their conflicts so that they can assist in understanding how undergraduate courses have been organized over time. Based mainly on the writings of Shulman (2014), it has as analytical corpus the laws and documents from the National Education Council. As a result, it is pointed out that there is an emerging need to implement national curricular guidelines for the training of Basic Education teachers as a way to overcome the existing trichotomy between specific knowledge, didactic-pedagogical knowledge and professional practice.


Keywords: Degree in Mathematics. Normative Documents. Teacher training.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Oscar Silva Neto, Universidade Federal de Santa Catarina / Instituto Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (2007). Mestre em Ensino de Matemática, pelo Programa da Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Membro do GEPEM-IFSC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (IFSC) e do GHEMAT/SC - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - Santa Catarina. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis. Atualmente, desenvolve estágio de doutorado sanduíche na qualidade de Boursier Dexcellence na Faculté de psychologie et sciences de léducation da Université de Genève (UNIGE), em Genebra, Suíça.

Iara Zimmer, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciatura em Matemática, UFSC, 2001. Mestrado em Engenharia de Produção, UFSC, 2004. Doutorado em Educação Matemática, PUC-SP, 2017. Professora do Ensino Fundamental e Médio, CA/CED/UFSC, desde 2006.

Citas

BRAGA, M. M. A licenciatura no Brasil: um breve histórico sobre o período 1973-1987. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 151-157, fev. 1988. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=003069&pasta=ano%20198&pesq=licenciatura%20no%20Brasil&pagfis=51157. Acesso em: 11 ago. 2010.

BRASIL. Decreto nº 3.276, de 06 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 de dezembro de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3276.htm. Acesso em: 11 ago. 2010.

BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 11 ago. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 9/2001, de 08 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de 102 Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 de janeiro de 2002a, Seção 1, p. 31. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf. Acesso em: 11 ago. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 27/2001, de 02 de outubro de 2001. Dá nova redação ao item 3.6, alínea c, do Parecer CNE/CPnº 9/2001, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 de janeiro de 2002b, Seção 1, p. 31. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/027.pdf. Acesso em: 11 ago. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 28/2001, de 02 de outubro de 2001. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP nº 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 de janeiro de 2002c, Seção 1, p. 31. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/028.pdf. Acesso em: 11 ago. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 1.302/2001, de 06 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 de março de 2002d, Seção 1, p. 15. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 11 ago. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 de abril de 2002e, Seção 1, p. 31. Republicada por ter saído com incorreção do original no D.O.U. de 4 de março de 2002, Seção 1, p. 8. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 11 ago. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de Professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 04 de março de 2002f, Seção 1, p. 9. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 11 ago. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 03, de 18 de fevereiro de 2003. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Matemática. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 de fevereiro de 2003, Seção 1, p. 13. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces032003.pdf. Acesso em: 11 ago. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 197/2004, de 07 de julho de 2004. Consulta, tendo em vista o art. 11 da Resolução CNE/CP 1/2002, referente às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 05 de abril de 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces197_04.pdf. Acesso em: 11 ago. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de novembro de 2005. Altera a Resolução CNE/CP nº 1/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de novembro de 2005, Seção 1, p. 17. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_05.pdf. Acesso em: 11 ago. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 5/2006, de 04 de abril de 2006. Aprecia Indicação CNE/CP nº 2/2002 sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Formação de Professores para a Educação Básica. SEM PUBLICAÇÃO. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp005_06.pdf. Acesso em: 28 nov. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 02 de julho de 2015, Seção 1, pp. 8-12. Republicada no D.O.U. de 03 de julho de 2015, Seção 1, p, 28. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21028&Itemid=8 66. Acesso em: 13 dez. 2016.

BÚRIGO, E. Z. Professores modernos para uma nova escola: a formação dos professores de Matemática nos anos 1960 e 1970. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), ano 8, n. 13, p. 23-42, mai./ago., 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166109. Acesso em: 11 abr. 2015.

CAMARGO, M. P. A reflexão dos licenciandos e licenciados-professores da UNIMEP sobre sua formação profissional em Matemática e Ciências: subsídios para um novo projeto de Licenciatura. 1998. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 1998.

CARNEIRO, V. C. Mudanças na Formação de Professores de Matemática: um estudo de caso. Zetetiké, v. 8, n. 13/14, p. 81-116, 2000. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646715. Acesso em: 22 jul. 2001.

FARIA, P. C. A formação do professor de matemática: problemas e perspectivas. 1996. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1996.

FIORENTINI, D. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da Licenciatura em Matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 18, p. 107-115, jun., 2005. Disponível em: http://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/266/2945. Acesso em: 13 nov. 2006.

FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O lugar das matemáticas na licenciatura em matemática: que matemáticas e que práticas formativas? Trabalho encomendado. In: 35ª Reunião Anual da ANPed. GT19. Porto de Galinhas, PE, 2012. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/trabalhos-encomendados. Acesso em: 10 nov. 2013.

MOREIRA, P. C. O conhecimento matemático do professor: formação na licenciatura e prática docente na escola básica. 2004. 202 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/EABA-6ABMUH. Acesso em: 20 jan. 2005.

PONTE, J. P. A formação matemática do professor: uma agenda com questões para reflexão e investigação (intervenção no Painel “A Matemática e diferentes modelos de formação”). In: A. Borralho, C. Monteiro, R. Espadeiro (Eds), A Matemática na formação do professor. Lisboa: Secção de Educação e Matemática da SPCE, 2004. p. 71-74. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/03-Ponte(Evora%20SPCE).pdf. Acesso em: 14 nov. 2007.

PONTE, J. P. O desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Educação e Matemática, v. 31. 3º trimestre. – Universidade de Lisboa. Portugal. 1994. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/artigos-por-temas.htm. Acesso em: 19 out. 2000.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782009000100012. Acesso em: 20 fev. 2010.

SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a Educação Básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 981-1000, jul./set., 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300017. Acesso em: 12 dez. 2011.

SCHEIBE, L. A formação pedagógica do professor licenciado. Perspectiva; r. CED, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 31-45, ago./dez., 1983. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/8316/7647. Acesso em: 13 jun. 2001.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, dez., 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.293. Acesso em: 8 set. 2015.

SILVA NETO, O. A formação dos professores de matemática no Instituto Federal Catarinense. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/130449. Acesso em: 25 nov. 2016.

VALENTE, W. R. Do engenheiro ao licenciado: subsídios para a história da profissionalização do professor de Matemática no Brasil. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 5, n. 16, p. 75-94, set./dez., 2005. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/7946/7700. Acesso em: 14 dez. 2009.

ZIMMER, I. Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura em Matemática: um componente curricular em discussão. 2017. 220 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179888. Acesso em: 16 jun. 2017.

Publicado

2020-11-20

Cómo citar

SILVA NETO, Oscar; ZIMMER, Iara.
Aspectos legais de um curso de licenciatura: quais conhecimentos para o futuro professor?
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 2, n. 4, p. 108–127, 20 nov. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14981. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos