Contribuições do software GeoGebra para o ensino das cônicas na Educação Básica

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de matemática, Cônicas, Tecnologias digitais, GeoGebra

Resumen

Um dos grandes desafios dos educadores, na atualidade, é lidar com a inserção de novas tecnologias no ensino, de modo a preparar os estudantes para atuarem numa sociedade que tem exigido, cada vez mais, cidadãos críticos, conectados às novas tecnologias e que sejam capazes de selecionar conhecimentos para serem utilizados em um dado problema. Buscando alcançar em especial docentes do Ensino Médio, este estudo busca apresentar contribuições do software GeoGebra para o ensino de matemática e, principalmente, para o ensino de cônicas, conteúdo pouco explorado no Ensino Médio e que, geralmente, os alunos apresentam dificuldades em sua compreensão. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, com o objetivo de levantar pesquisas que abordam o uso do GeoGebra no ensino de matemática e no ensino de cônicas e que apontam contribuições e possibilidades para utilização desse software no ensino dessas curvas. Acredita-se que os resultados deste estudo poderão contribuir para a promoção de um ensino inovador, onde os alunos podem ter contato real e contextualizado com os temas abordados, por se acreditar que explorar o estudo das cônicas através de diferentes enfoques oferece grande probabilidade de promover motivação para aprendizagem dos discentes.

Palavras-chave: Ensino de matemática. Cônicas. Tecnologias digitais. GeoGebra.

The contributions of GeoGebra software to the teaching of conics in Basic Education

Abstract

One of the great challenge of educators, now way day, is cope with the technologies news on teaching, so to prepare the students to work in a society with that demanded more, the critic citizen, connected to the news technologies and to able to select knowledge to be used in a given problem. Search out to reach, in special, High School teachers, this study seeks to present contributions of GeoGebra software to mathematic teaching, in generally, for conic teaching, that is little explored content in high school, and that, usually, the students have difficulties to understand. For this, a bibliographic review was carried out, with the objective of identifying researches that approach the use of GeoGebra in the mathematic teaching and the teaching of conic and more appoint the contributions and possibilities to use this software to teach these curves. The result of the study will be able to contribute to the promotion of innovator and practice teaching where the students can real contact and the information contextualized whit topic addressed because to believe that conic exploration through of perspective different to be offers great possibilities of to promote motivation for students learning.

Keywords: Mathematic teaching. Conics. Digital technologies. GeoGebra.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rayane de Jesus Santos Melo, Universidade Federal do Maranhão

Licenciada em Matemática (UEMA). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil.

Felix Silva Costa, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas; Professor da Universidade Estadual do Maranhão.

Citas

APARICI, R. (Org.). Conectados no ciberespaço. São Paulo: Paulinas, 2012.

BALDIN, Y. Y. Utilizações Diferenciadas de Recursos Computacionais no Ensino de Matemática. In: CARVALHO, L. M.; GUIMARÃES, L.C. (Org.). História e Tecnologia no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: IME-UERJ, cap. 2, p. 29-37, 2002.

BALLEJO, C. C. Aprendizagem de conceitos de área e perímetro com o GeoGebra no 6o ano do ensino fundamental. 2015. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS, 2015.

BORBA, M. C. et. al. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias, volume 2. Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino médio (PCNEM). Brasília, DF: MEC, 1999.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

CAJORI, F. Uma história da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda, 2007.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. São Paulo, SP: Papirus, 1996.

DELORS, J. et. al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Editora Cortez, 1996.

DIAS, E. R. Cônicas: atividades aplicáveis no ensino médio com auxílio de geometria dinâmica e dobraduras. 2014. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Tradução Hygino H. Domingues. 5a. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

GERÔNIMO, J. R.; et al. Geometria Euclidiana Plana: Um estudo com o software GeoGebra. Maringá: EDUEM, 2010.

INSTITUTO SÃO PAULO GEOGEBRA. Sobre o GeoGebra. Disponível em: https://www.pucsp.br/geogebrasp/geogebra.html. Último acesso: 30 jan. 2017.

LEMKE, R. et al. GeoGebra: uma tendência no Ensino de Matemática. In: II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação – Colbeduca, Joinville, SC, 2016.

LIEBAN, D. E.; MÜLER, T. J. Construção de utilitários como o software GeoGebra: uma proposta de divulgação da geometria dinâmica entre professores e alunos. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. 37-50, 2012.

LOPES JÚNIOR, G.. Geometria dinâmica com o GeoGebra no ensino de algumas funções. 2013. 78 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de Viçosa – UFV, Viçosa - MG, 2013.

MELO, R. J. S. O ensino das cônicas e quádricas com auxílio do software GeoGebra. 2014. 74f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2014.

NASCIMENTO, E. G. A. Avaliação do uso do software GeoGebra no ensino de geometria: reflexão da prática na escola. In: Actas de la Conferencia Latinoamericano de GeoGebra, Uruguai, 2012.

NASCIMENTO, A. C. R. Uma abordagem dinâmica e atual para o ensino das Cônicas na Educação Básica. 2015. 186f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

NUNES, J. A. C. Secções cônicas: uma proposta de ensino utilizando o software GeoGebra. 2014. 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana – BA, 2014.

NUNES, V. F. R. O que são as secções cônicas? Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/seccoes-conicas.php. Último acesso: 30 jan. 2017.

PEREIRA, T. L. M. O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UMA ESCOLA PÚBLICA: interações entre alunos e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio. 2012. 122f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.

QUARANTA NETO, F; GUIMARÃES, L. C. Tradução comentada da Obra Novos Elementos das Seções Cônicas (Philippe de La Hire - 1679) e sua Relevância para o Ensino de Matemática. 1. ed. Natal – RN: IFRN Editora, 2013.

RICHIT, A.; et. al. Tecnologias e Prática Pedagógica em Matemática: tensões e perspectivas evidenciadas no diálogo entre três estudos. Educação Matemática: pesquisas e possibilidades. Curitiba: UTFPR, 2015.

RODRIGUES, G. F. As curvas Cônicas com o uso do GeoGebra. 2015. 64f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió – AL, 2015.

SILVA, W. S. Ensino-aprendizagem de cônicas em turmas com número reduzido de alunos: aplicação e avaliação de metodologia alternativa pelo modelo de rasch dicotômico. 2016. 44f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro – BA, 2016.

SIQUEIRA, C. A. F. Um estudo didático das cônicas: quadros, registros e pontos de vistas. 2016. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

SOUSA, R. M.. O uso do GeoGebra no ensino de função quadrática. 2014. 77 p. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, Santarém, 2014.

TEIXEIRA, A. M.. Aprendizagem significativa de funções através do GeoGebra e de tipos digitais?. 2013. 108 p. Dissertação (Mestrado em ensino de ciências e matemática) – Centro Federal Tecnológico Celso Suckow, Rio de Janeiro, 2013.

WOFF, M. E; SILVA, D. P. O software GeoGebra no ensino da matemática. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/20 13_unicentro_mat_artigo_maria_eliza_wolff.pdf. Último acesso: 30 jan. 2017.

Publicado

2020-12-12

Cómo citar

MELO, Rayane de Jesus Santos; COSTA, Felix Silva.
Contribuições do software GeoGebra para o ensino das cônicas na Educação Básica
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 3, n. 2, p. 93–111, 12 dic. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14902. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a