LDQ do PNLD: análise e efeitos no planejamento de ensino do professor

Authors

Keywords:

PNLD, Ensino de Química, Parâmetros Curriculares Nacionais, Educação pública

Abstract

O Livro Didático (LD) influencia o processo de ensino e aprendizagem e representa um importante papel na educação. Portanto, a sua escolha deve ser feita de forma criteriosa e diferentes aspectos relacionados à sua abordagem didática precisam ser considerados no contexto dos alunos e da escola. Este trabalho objetivou analisar um LD da disciplina de Química, com base em alguns parâmetros elencados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para investigar quais são as suas contribuições para o professor supervisor de estágio elaborar o planejamento de ensino. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo documental e um estudo de caso. A coleta de dados contou com um Livro Didático de Química (LDQ) e uma entrevista semiestruturada com um professor de Química. Para análise da unidade do livro, construiu-se uma tabela de critérios conforme o PNLD; e para as respostas obtidas na entrevista, analisou-se as falas significativas de acordo com Brandão (2003). Os resultados evidenciam que os investimentos do Governo Federal em ofertar o PNLD para a educação pública não têm garantido contribuições e utilizações no trabalho do professor, e nem para os estudos de alunos na disciplina de Química.

Palavras-chave: PNLD. Ensino de Química. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação pública.

LDQ of PNLD: analysis and effects on teacher education planning

Abstract

The Didactic Book (LD) influences the teaching and learning process and plays an important role in education, therefore, your choice must be made carefully and different aspects related to your didactic approach need to be considered in the context of students and the school. This work aimed to analyze an LD of the discipline of Chemistry, based on some parameters listed by the National Textbook Program (PNLD) to investigate what are their contributions to the teacher supervising the internship to prepare the teaching plan. The research is characterized as qualitative of the documentary type and a case study. Data collection included a Chemistry Textbook (LDQ) and a semi-structured interview with a chemistry professor. For analysis of the book unit, a table of criteria was constructed according to the PNLD and for the answers obtained in the interview, the significant statements were analyzed according to Brandão (2003). The results show that the investments of the federal government in offering the PNLD for public education have not guaranteed contributions and uses in the work of the teacher, nor for the studies of students in the discipline of chemistry.

Keywords: PNLD. Chemistry teaching. National Curriculum Parameters. Public education.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Marcia Camilo Figueiredo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil. Professora do Magistério Superior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina, Paraná, Brasil. 

Monike Pegoraro Moraes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Licenciada em Química, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina, Paraná, Brasil.

References

AGUIAR, O. G. Professores, Reformas Curriculares e Livros Didáticos de Ciências: parâmetros para a produção e avaliação do Livro didático. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 11., Curitiba. Anais... Curitiba: UTFPR, PR, 2008.

BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003. 320 p.

BRASIL. Ministério da Educação. (Org.). Fundo nacional de desenvolvimento da educação: Programa nacional do livro didático. 2016. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao. Acesso em: 02 nov. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Brasília, DF, 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 02 nov. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm#art92. Acesso em: 02 nov. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 02 nov. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 02 nov. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação: programa nacional do livro didático para o ensino médio. Resolução nº 38, de 15 de outubro de 2003. Brasília, DF, 2003. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/fndelegis/action/UrlPublicasAction.php?acao=abrirAtoPubli co&sgl_tipo=RES&num_ato=00000038&seq_ato=000&vlr_ano=2003&sgl_orgao=FN DE/MED. Acesso em: 04 nov. 2016.

DELIZOICOV, N. C. O professor de ciências naturais e o livro didático: no ensino de programas de saúde. 1995. 207 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências Naturais, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1995.

FERREIRA, S.; SILVA, F. D.; SALES, L. L. M. Análise dos livros didáticos de química do PNLD 2015 sobre a teoria atômica. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 216-55, set. de 2017.

FONSECA, M. R. M. Química. São Paulo: Ática, v. 3. 2013.

FRISON, M. D. et al. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência. Florianópolis. Anais... Florianópolis: SC, 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/425.pdf. Acesso em: 18 nov. 2016.

GARCIA, N. M. D. Livro didático de física e de ciências: contribuições das pesquisas para a transformação do ensino. Educar em Revista, v. 44, n. 1, p.145-163, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n44/n44a10.pdf. Acesso em: 01 nov. 2016.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996.

LOPES, A. C. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Submissão ao Mundo Produtivo: o Caso do Conceito de Contextualização. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, setembro/2002, p. 386-400.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MORTIMER, E. F. A evolução dos livros didáticos de química destinada ao ensino secundário. Em aberto, v. 7, n. 40, 1988.

OLIVEIRA, V. B.; BOSSA, N. A. Avaliação Psicopedagógica da Criança de Zero a Seis anos. São Paulo: Vozes, 2011.

PERUZZI, H. U, et. al. Livros Didáticos, Analogias e Mapas Conceituais no Ensino de Célula. In: ARAGÃO, R. M. R. de; SCHNETZLER, R. P.; CERRI, Y. L. N. S. (Org.). Modelo de Ensino: Corpo Humano, Célula, Reações de Combustão. Piracicaba, São Paulo: UNIMEP/CAPES/PROIN, 2000.

RIBEIRO, M. L. História da Educação Brasileira: organização escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

ROSA, M. I. P.; RAMOS, T. A. Memórias e odores: experiências curriculares na formação docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, v. 13, n. 39, p. 555-564, set./dez. 2008.

SANTOS, S. M. de O.; MÓL, G. S. Planilha para avaliação de livros didáticos de química para o ensino médio: um instrumento de auxílio ao professor. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 6, 2007, Florianópolis. Anais... Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007.

SANTOS, A. R.; MOREIRA, A. F.; ROSA, R. H. Desenvolvimento de habilidades de construção e interpretação de gráficos em atividades práticas com aquisição automática de dados. III Simpósio Nacional De Tecnologia e Sociedade: Desafios para a transformação social, 3, 2009, Curitiba, PR, Brasil. Anais... Curitiba, PR: CDROM, 2009.

TIEDEMANN, P. W. Conteúdos de Química em Livros Didáticos de Ciências. Educação e Ciência, 2006. pág 15 – 22.

SILVA, T. R. N. O livro didático reflexões sobre critérios de seleção e utilização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 98-101, fev. 1983.

SILVA, E. T. Livro didático: do ritual de passagem à ultrapassagem. In. Em Aberto – O livro didático e qualidade de ensino. Brasília: INEP, nº 69, ano 16, jan./fev., 1996.

SILVA, D. A. M. Análise dos conteúdos termodinâmicos em livros de Química e Física do ensino médio. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

SILVA, D. L.; PHILIPPSEN, E. A. Os Livros Didáticos e o PNLD: um olhar sobre a experimentação e a gestão de resíduos. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, 11, 2017, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Anais... Florianópolis, SC: [s.n.], 2017.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WARTHA, E. J.; ALÁRIO, A. F. A contextualização no Ensino de Química Através do Livro Didático. Química Nova na Escola, n. 22, 2005, p. 240.

WARTHA, E. J. et al. O livro didático de química nas concepções de professores do ensino médio da região sul da Bahia. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 33, n. 2, p.115-124, 03 maio 2011.

WITZEL, D. G. Identidade e Livro Didático: Movimentos Identitários do Professor de Língua Portuguesa, 2002. 181 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, 2002.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Published

2020-12-12

How to Cite

FIGUEIREDO, Marcia Camilo; MORAES, Monike Pegoraro.
LDQ do PNLD: análise e efeitos no planejamento de ensino do professor
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 3, n. 2, p. 29–45, 12 Dec. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/15065. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos