A construção dos conceitos de área e função com o software GeoGebra: um estudo apoiado pela abstração reflexionante

Autores

  • Antonio José da Silva Universidade Federal do Maranhão Departamento de Matemática Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT http://orcid.org/0000-0002-8054-6817

Palavras-chave:

Aprendizagem. Desenvolvimento Cognitivo. Abstração Reflexionante. Conceito de Função. Conceito de Área.

Resumo

O presente estudo aborda o problema da construção dos conceitos de área e de função. Foram promovidos processos de interação entre os indivíduos da pesquisa e uma aplicação construída com o software GeoGebra. Por intermédio de uma sequência didática foram coletados os registros de respostas de uma situação-problema. A metodologia apoiou-se na sequencia didática proposta, que utilizou além do GeoGebra, o serviço de armazenamento de dados da Google por meio dos formulários, planilhas e Drive. A análise foi subsidiada pelos conceitos da abstração reflexionante. Foram observados três grupos de desenvolvimento, com relações referentes aos conceitos de área e função. Verificou-se que o conceito de área se estabelece a partir da construção do conceito de função.

 

Building area and function concepts with the GeoGebra application: a study supported by reflecting abstraction

Abstract

The present study addresses the problem of the construction of the concepts of area and function. Interaction processes between the research subjects and an application built with GeoGebra application were promoted. The records of responses to a problem situation were collected through a didactic sequence. The methodology was based on the proposed didactic sequence, which used, in addition to GeoGebra, Google's data storage service through forms, spreadsheets and Drive. The analysis was supported by the concepts of Reflecting Abstraction by Jean Piaget. Three development groups were observed, with relationships related to the concepts of area and function. It was found that the concept of area is established from the construction of the concept of function.

Keywords: Learning. Cognitive Development. Reflecting Abstraction. Function Concept. Area Concept.

 

 

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Biografia do Autor

Antonio José da Silva, Universidade Federal do Maranhão Departamento de Matemática Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT

Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2004), hoje IFMA. Especialista em Fundamentos de Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006). Mestre em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2009) com ênfase em Modelagem, Identificação de Sistemas e Controle de Processos Elétricos e Industriais. A ênfase de suas pesquisa, no que se refere a aplicações da matemática à engenharia, é voltada a modelos polinomiais para modelagem e predição de sistemas. Desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados à Educação Matemática e Informática Educacional, objetivando formação de docentes e processos de ensino, aprendizagem e didática na matemática. Foi professor na Educação Básica das redes privada e pública de ensino. Foi professor de diversas instituições de Ensino Superior público e privado, hoje é Professor Adjunto, Classe C, Nível 3 com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, atuando na graduação e pós-graduação (PROFMAT e PPECEM).

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Publicado

2021-03-14

Como Citar

SILVA, Antonio José da.
A construção dos conceitos de área e função com o software GeoGebra: um estudo apoiado pela abstração reflexionante
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 6, n. 1, p. 77–90, 14 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/16330. Acesso em: 22 dez 2024.

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