A construção dos conceitos de área e função com o software GeoGebra: um estudo apoiado pela abstração reflexionante

Authors

  • Antonio José da Silva Universidade Federal do Maranhão Departamento de Matemática Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT http://orcid.org/0000-0002-8054-6817

Keywords:

Aprendizagem. Desenvolvimento Cognitivo. Abstração Reflexionante. Conceito de Função. Conceito de Área.

Abstract

O presente estudo aborda o problema da construção dos conceitos de área e de função. Foram promovidos processos de interação entre os indivíduos da pesquisa e uma aplicação construída com o software GeoGebra. Por intermédio de uma sequência didática foram coletados os registros de respostas de uma situação-problema. A metodologia apoiou-se na sequencia didática proposta, que utilizou além do GeoGebra, o serviço de armazenamento de dados da Google por meio dos formulários, planilhas e Drive. A análise foi subsidiada pelos conceitos da abstração reflexionante. Foram observados três grupos de desenvolvimento, com relações referentes aos conceitos de área e função. Verificou-se que o conceito de área se estabelece a partir da construção do conceito de função.

 

Building area and function concepts with the GeoGebra application: a study supported by reflecting abstraction

Abstract

The present study addresses the problem of the construction of the concepts of area and function. Interaction processes between the research subjects and an application built with GeoGebra application were promoted. The records of responses to a problem situation were collected through a didactic sequence. The methodology was based on the proposed didactic sequence, which used, in addition to GeoGebra, Google's data storage service through forms, spreadsheets and Drive. The analysis was supported by the concepts of Reflecting Abstraction by Jean Piaget. Three development groups were observed, with relationships related to the concepts of area and function. It was found that the concept of area is established from the construction of the concept of function.

Keywords: Learning. Cognitive Development. Reflecting Abstraction. Function Concept. Area Concept.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Antonio José da Silva, Universidade Federal do Maranhão Departamento de Matemática Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT

Licenciado em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (2004), hoje IFMA. Especialista em Fundamentos de Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006). Mestre em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (2009) com ênfase em Modelagem, Identificação de Sistemas e Controle de Processos Elétricos e Industriais. A ênfase de suas pesquisa, no que se refere a aplicações da matemática à engenharia, é voltada a modelos polinomiais para modelagem e predição de sistemas. Desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados à Educação Matemática e Informática Educacional, objetivando formação de docentes e processos de ensino, aprendizagem e didática na matemática. Foi professor na Educação Básica das redes privada e pública de ensino. Foi professor de diversas instituições de Ensino Superior público e privado, hoje é Professor Adjunto, Classe C, Nível 3 com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, atuando na graduação e pós-graduação (PROFMAT e PPECEM).

References

AEBLI, H.. Didática Psicológica: aplicação á didática da psicologia de Jean Piaget. 3. ed. Atualidades pedagógicas. v. 103. São Paulo: Editora nacional, 1978.

ALBERTO, A. P. L.; COSTA, L. S.; CARVALHO, T. M. M.. Software e o ensino de Matemática: a utilização do software Geogebra no ensino da Matemática. In: OLIVEIRA, C. C.; MARIM, V. (Orgs.). Educação Matemática: Contextos e Práticas Docentes. Campinas: Alínea, 2010.

ALMOULOUD, S. A.. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Editora da UFPR, 2007.

BACICH, L.; MORAN, J.. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BECKER, F.. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

CARNEIRO, M. L. F.; SILVEIRA, M. S.. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, Curitiba, n. 4, 2014, p. 235-260. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00235.pdf. Acesso em: 10 jul. 2016.

DA SILVA, Q. O. V.; VICTER, E. F.. O GeoGebra 3D na abordagem de sólidos tridimensionais: uma proposta para estudantes e professores. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 7, n. 3, p. 34-48, 2018.

D'AMORE, B.. Elementos de Didática da Matemática. Trad.: Maria Cristina Bonomi. São Paulo: Livraria da Física, 2007.

DELVAL, J.. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

DOLLE, J.-M. Princípios para uma pedagogia científica. Trad. Sandra Loguércio. Porto Alegre: Penso, 2011.

FERNANDES, F. G. et. al. Sistema para Cálculo Diferencial e Integral – SCDI. In: Anais dos Workshops do CBIE 2012. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/1663/1426. Acesso em: 01 jun. 2016.

GEOGEBRA (Áustria) (Org.). O que é o GeoGebra? 2019. Disponível em: https://www.geogebra.org/about. Acesso em: 02 jan. 2019.

HENRIQUE, M. P.; BAIRRAL, M. A.. Do bolso para palma das mãos: retas e ângulos com GeoGebra Aplicativo. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 7, n. 3, p. 49-64, 2018.

KESSLER, M. C.. Introduzindo objetos de aprendizagem no processo de ensinar e aprender Cálculo Diferencial e Integral. Renote: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 1-10, mar. 2008. Semestral. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14687/8595. Acesso em: 12 set. 2014.

LEFRANÇOIS, G. R. Teorias da aprendizagem: o que o professor disse. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

LORENZATO, S.. Para aprender Matemática. Coleção Formação de Professores. 3. ed. Campinas, SP: Editores Associados, 2010.

MOGNON, A.; DE BARROS, M. C.. O uso do software GeoGebra no ensino da matemática. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, n. 1, 2012.

MOLINARI, J. R. A.. Investigando o ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 7, n. 3, p. 3-18, 2018.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. M. MASETTO, M. T. BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

PAIVA, M. A. V.; SOUSA, T. B.. GeoGebra e saberes docentes da álgebra: padrões e generalizações. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 7, n. 3, p. 19-33, 2018.

PIAGET, J.. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book Metodologia do Trabalho Cientifico.pdf . Acesso em: 06 mar. 2017.

SILVA, A. J.. Noção de limite de funções reais e GeoGebra: um estudo em epistemologia genética. 2017. 221 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/158305. Acesso em: 05 dez. 2018.

SILVA, A. J.; BECKER, F.. Área Máxima: construindo o conceito de limites de funções com Geogebra. In: XXI CONGRESSO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 21., 2016, Santiago - Chile. Anais... Santiago: Universidad de Chile, 2016. Disponível em: http://www.tise.cl/2016/img/Actas TISE 2016.pdf. Acesso em: 07 dez. 2016).

SILVA, A. J.; BECKER, F.. Das Experiências Docentes à Ação: elaboração de objetos virtuais para aprendizagem do conceito de limite de funções. Revista Tecnologias na Educação, Viçosa, v. 18, n. 1, p. 1-15, fev. 2017. Semestral. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/02/Art5-vol18-edição-tematica-III-I-SNTDE-2016.pdf. Acesso em: 06 fev. 2017.

SILVA, A. J.; BECKER, F.. Limite de Funções Reais e Geogebra: noção, relação e construção de conhecimentos. Tics & Ead em Foco, São Luís, v. 4, n. ???, p. 124-139, nov. 2018a. Disponível em: https://ticsead.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/325. Acesso em: 08 jan. 2019).

SILVA, A. J.; BECKER, F.. Processos da construção de conceitos matemáticos com o Geogebra: o caso do limite de funções reais. Revista Projeção e Docência, Brasília, v. 9, n. 2, p. 151-161, nov. 2018b. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/article/view/1131. Acesso em: 08 jan. 2019.

TEIXEIRA, I. R. G.. O uso do software GeoGebra nas construções gráficas de Funções Quadráticas. XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015. Anais??

ZABALA, A.. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Published

2021-03-14

How to Cite

SILVA, Antonio José da.
A construção dos conceitos de área e função com o software GeoGebra: um estudo apoiado pela abstração reflexionante
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 6, n. 1, p. 77–90, 14 Mar. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/16330. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)