LDQ do PNLD: análise e efeitos no planejamento de ensino do professor

Autores

Palavras-chave:

PNLD, Ensino de Química, Parâmetros Curriculares Nacionais, Educação pública

Resumo

O Livro Didático (LD) influencia o processo de ensino e aprendizagem e representa um importante papel na educação. Portanto, a sua escolha deve ser feita de forma criteriosa e diferentes aspectos relacionados à sua abordagem didática precisam ser considerados no contexto dos alunos e da escola. Este trabalho objetivou analisar um LD da disciplina de Química, com base em alguns parâmetros elencados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para investigar quais são as suas contribuições para o professor supervisor de estágio elaborar o planejamento de ensino. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo documental e um estudo de caso. A coleta de dados contou com um Livro Didático de Química (LDQ) e uma entrevista semiestruturada com um professor de Química. Para análise da unidade do livro, construiu-se uma tabela de critérios conforme o PNLD; e para as respostas obtidas na entrevista, analisou-se as falas significativas de acordo com Brandão (2003). Os resultados evidenciam que os investimentos do Governo Federal em ofertar o PNLD para a educação pública não têm garantido contribuições e utilizações no trabalho do professor, e nem para os estudos de alunos na disciplina de Química.

Palavras-chave: PNLD. Ensino de Química. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação pública.

LDQ of PNLD: analysis and effects on teacher education planning

Abstract

The Didactic Book (LD) influences the teaching and learning process and plays an important role in education, therefore, your choice must be made carefully and different aspects related to your didactic approach need to be considered in the context of students and the school. This work aimed to analyze an LD of the discipline of Chemistry, based on some parameters listed by the National Textbook Program (PNLD) to investigate what are their contributions to the teacher supervising the internship to prepare the teaching plan. The research is characterized as qualitative of the documentary type and a case study. Data collection included a Chemistry Textbook (LDQ) and a semi-structured interview with a chemistry professor. For analysis of the book unit, a table of criteria was constructed according to the PNLD and for the answers obtained in the interview, the significant statements were analyzed according to Brandão (2003). The results show that the investments of the federal government in offering the PNLD for public education have not guaranteed contributions and uses in the work of the teacher, nor for the studies of students in the discipline of chemistry.

Keywords: PNLD. Chemistry teaching. National Curriculum Parameters. Public education.

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Biografia do Autor

Marcia Camilo Figueiredo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil. Professora do Magistério Superior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina, Paraná, Brasil. 

Monike Pegoraro Moraes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Licenciada em Química, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Londrina, Paraná, Brasil.

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Publicado

2020-12-12

Como Citar

FIGUEIREDO, Marcia Camilo; MORAES, Monike Pegoraro.
LDQ do PNLD: análise e efeitos no planejamento de ensino do professor
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 3, n. 2, p. 29–45, 12 Dez 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/15065. Acesso em: 25 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos