Uma revisão ética dos impactos da inteligência artificial na educação a distância

Autori

Parole chiave:

inteligência artificial, educação a distância, privacidade e proteção de dados, viés algorítmico, personalização

Abstract

A Inteligência Artificial (IA) na Educação a Distância (EaD) está transformando rapidamente o paradigma educacional, suscitando questões éticas e contradições que demandam análise sistemática. Embora pesquisas anteriores tenham abordado aspectos específicos das implicações éticas da IA na educação, ainda falta uma compreensão abrangente das dimensões envolvidas. Realizou-se uma análise sistemática de 90 publicações acadêmicas entre 2018 e 2024, com o objetivo de mapear e categorizar as principais dimensões éticas da IA na EaD. A partir desse conjunto de produções, examinou-se a evolução temporal das preocupações éticas e suas inter-relações no campo. Identificaram-se sete dimensões éticas com prevalência variada: privacidade e proteção de dados (34,4%), viés algorítmico (25,6%), personalização (22,2%), equidade e acesso (21,1%), integridade acadêmica (15,6%), transparência (10%) e (co)responsabilização (7,8%). Os resultados evidenciam uma mudança no discurso ético, com aumento expressivo das publicações, de cinco artigos antes de 2020 para trinta e cinco em 2023, refletindo uma transição teórica para os desafios da práxis. Ao abordar as implicações éticas da IA na EaD, o estudo oferece subsídios relevantes para formuladores de políticas educacionais, desenvolvedores de tecnologia e educadores, propondo diretrizes práticas para a qualificação ética da IA em ambientes virtuais de aprendizagem.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Américo Domingos Matindingue, Universidade Católica de Moçambique/UCM

Doutor em Ciências da Educação - Especialização em Inovação e Currículo pela Universidade Jean Piaget de Moçambique (UniPiaget). É docente e assessor da Vice-Reitoria Acadêmica para as áreas de Qualidade, Pedagogia e Currículo, na Universidade Católica de Moçambique (UCM), Moçambique. Pós-Doutorando em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas, RS). ORCID: https://orcid.org/0009-0006-6394-7324 E-mail: amatindingue@ucm.ac.mz

Jacint Duduka, Universidade Católica de Moçambique/UCM

Mestre em Sistemas de Informação Empresarial pela Universidade Aberta de Portugal (UAB) e Licenciado em Ensino de Física pela Universidade Pedagógica de Moçambique (UP). Pesquisador em tecnologia e educação; Consultor Técnico na Uniper; Especialista em Suporte L3, L2 e L1 na Lexmark Enterprise Software. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4480-2403 E-mail: djacint@yahoo.com

Lino Marques Samuel, Universidade Católica de Moçambique/UCM

Doutor em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique. Pós-Doutorando em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas, RS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3847-9833 E-mail: lsamuel@ucm.ac.mz

Elaine Conte, Universidade La Salle/UNILASALLE

Doutora em Educação (UFRGS). Pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Educação e PPG em Memória Social e Bens Culturais, ambos da Universidade La Salle (UNILASALLE). Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), com financiamento do Programa Pesquisador Gaúcho da FAPERGS e Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br

Riferimenti bibliografici

ALAHMED, Yazan; ABADLA, Reema; AMEEN, Nardin; SHTEIWI, Abdulla. Bridging the gap between ethical AI implementations. International Journal of Membrane Science and Technology, Reino Unido, v. 10, n. 3, p. 3034–3046, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.15379/ijmst.v10i3.2953. Acesso em: 22 set. 2025.

AMIN, Mohd Rushidi Mohd; ISMAIL, Ismaanzira; SIVAKUMARAN, Vinesh Maran. Revolucionando a Educação com Inteligência Artificial (IA)? Desafios e Implicações para o Ensino Aberto e a Distância (EaD). Ciências Sociais e Humanas Abertas, v. 11, p. 1-8, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ssaho.2025.101308. Acesso em: 22 set. 2025.

BARNES, Emily; HUTSON, James. Navigating the ethical terrain of AI in higher education: Strategies for mitigating bias and promoting fairness. Forum for Education Studies, v. 2, n. 2, p. 1–17, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.59400/fes.v2i2.1229. Acesso em: 22 set. 2025.

BENJAMIN, Ruha. Race after technology: Abolitionist tools for the New Jim Code. Cambridge: Polity Press, 2019.

BOND, Melissa; KHOSRAVI, Hassan; LAAT, Maarten De; BERGDAHL, Nina; NEGREA, Violeta; OXLEY, Emily; PHAM, Phuong; CHONG, Sin Wang; SIEMENS, George. Uma revisão meta-sistemática da inteligência artificial no ensino superior: um apelo por maior ética, colaboração e rigor. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 2, p. 11-41, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41239-023-00436-z. Acesso em: 22 set. 2025.

CONTE, Elaine. A pedagogia performativa na cultura digital. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, e30350, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.30350. Acesso em: 22 set. 2025.

CONTE, Elaine; MARTINI, Rosa Maria Filippozzi. Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação? Veritas, Porto Alegre, v. 64, n. 2, e28372, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.2.28372. Acesso em: 22 set. 2025.

CONTE, Elaine; MATINDINGUE, Américo Domingos; SPERB, Leonardo Conte. Explorando as teias digitais e redes da inteligência artificial em práticas educativas. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 9, p. 1-18, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2025.82360. Acesso em: 22 set. 2025.

COYNE, Lewis. Hans Jonas. Life, Technology and the Horizons of Responsibility. London; New York: Bloomsbury Academic, 2021.

DAKAKNI, Deema; SAFA, Nehme. Artificial intelligence in the L2 classroom: Implications and challenges on ethics and equity in higher education: A 21st century Pandora’s box. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 5, 100179, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.caeai.2023.100179. Acesso em: 22 set. 2025.

DOGAN, Murat Ertan; DOGAN, Tulay Goru; BOZKURT, Aras. The use of artificial intelligence (AI) in online learning and distance education processes: A systematic review of empirical studies. Applied Sciences, v. 13, 3056, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/app13053056. Acesso em: 22 set. 2025.

DURSO, Samuel de Oliveira; ARRUDA, Eucidio Pimenta. Artificial intelligence in distance education: A systematic literature review of Brazilian studies. Problems of Education in the 21st Century, v. 80, n. 5, p. 679-692, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33225/pec/22.80.679. Acesso em: 22 set. 2025.

ELB LEARNING. 11 AI use cases in higher. American Fork, Utah, EUA: Elb Learning, 2024.

FRANQUEIRA, Alberto da Silva; VIEIRA, Anderson Amaro; VALE, Karla Verônica Silva; DIAS, Lucas Silva; PEDRA, Rodrigo Rodrigues. Desafios e Oportunidades na Integração da Inteligência Artificial na Educação a Distância. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 1, p. 1-4, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.480. Acesso em: 22 set. 2025.

FROEHLICH, Laura; WEYDNER-VOLKMANN, Sebastian. Adaptive interventions reducing social identity threat to increase equity in higher distance education. Journal of Learning Analytics, v. 11, n. 2, p. 112–122, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.18608/jla.2023.8301. Acesso em: 22 set. 2025.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. As tecnologias digitais e o desenvolvimento da criatividade humana em questão. Temas em Educação, Paraíba, v. 28, p. 295-314, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.46740. Acesso em: 22 set. 2025.

HOLMES, Wayne; PORAYSKA-POMSTA, Kaska; HOLSTEIN, Ken; SUTHERLAND, Emma, BAKER, Toby; SHUM, Simon Buckingham; SANTOS, Olga; RODRIGO, Mercedes; CUKUROVA, Mutlu; BITTENCOURT, Ig Ibert; KOEDINGER, Kenneth. Ethics of AI in education: Towards a community-wide framework. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 32, n. 3, p. 504–526, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40593-021-00239-1. Acesso em: 22 set. 2025.

HUANG, Lan. Ethics of artificial intelligence in education: Student privacy and data protection. Science Insights Education Frontiers, v. 16, n. 2, p. 2577–2587, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.15354/sief.23.re202. Acesso em: 22 set. 2025.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.

LABBA, Chahrazed; ATITALLAH, Rabie Ben; BOYER, Anne. Combining artificial intelligence and edge computing to reshape distance education (Case Study: K-12 Learners). Lecture Notes in Computer Science, Springer International Publishing, p. 218–230, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-031-11644-5_18. Acesso em: 22 set. 2025.

LEE, Kai-Fu; GIUFAN, Chen. 2041: como a inteligência artificial vai mudar sua vida nas próximas décadas. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2022.

LUCKIN, Rosemary; HOLMES, Wayne. Intelligence unleashed: An argument for AI in education. London: Pearson, 2016.

MIAO, Fengchun; CUKUROVA, Mutlu. AI competency framework for teachers. Paris: UNESCO, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.54675/ZJTE2084. Acesso em: 2 abr. 2025.

MIAO, Fengchun; HOLMES, Wayne. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Paris: UNESCO, 2024. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241. Acesso em: 2 abr. 2025.

NGUYEN, Andy; NGO, Ha Ngan; HONG, Yvonne; DANG, Belle; NGUYEN, Bich-Phuong Thi. Ethical principles for artificial intelligence in education. Educ Inf Technol, v. 28, p. 4221-4241, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10639-022-11316-w. Acesso em: 22 set. 2025.

NOBLE, Safiya Umoja. Algorithms of oppression: How search engines reinforce racism. New York: New York University Press, 2018.

O’NEIL, Cathy. Weapons of math destruction: How big data increases inequality and threatens democracy. New York: Crown Publishing, 2016.

OECD. AI and the future of skills: Capabilities and assessments. V. 1. Paris: OECD Publishing, 2021. Disponível em: https://www.oecd.org/en/publications/ai-and-the-future-of-skills-volume-1_5ee71f34-en.html. Acesso em: 22 set. 2025.

QUEIROZ, Davi Cipriano de; NASCIMENTO, Jonatha Lisboa Galvão do; NUNES, Paulo Henrique de Oliveira; GOMES, Ananda Maria Pinto; SOUZA, Joseilson Trajano de; OLIVEIRA, Israel Nogueira de. Inteligência Artificial na Educação: uma visão geral dos cursos de educação a distância. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 18, n. 5, e08125, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.24857/rgsa.v18n5-169. Acesso em: 22 set. 2025.

RETS, Irina; HERODOTOU, Christothea; GILLESPIE, Anna. Six practical recommendations enabling ethical use of predictive learning analytics in distance education. Journal of Learning Analytics, v. 10, n. 1, p. 149–167, 2023. Disponível em: https://learning-analytics.info/index.php/JLA/article/view/7743. Acesso em: 2 abr. 2025.

RIENTIES, Bart; DOMINGUE, John; DUTTAROY, Subby; HERODOTOU, Christothea; TESSAROLO, Felipe; WHITELOCK, Denise. I would love this to be like an assistant, not the teacher: A voice of the customer perspective of what distance learning students want from an artificial intelligence digital assistant. Computers and Society, 2024a. Disponível em: https://doi.org/10.48550/ARXIV.2403.15396. Acesso em: 22 set. 2025.

RIENTIES, Bart; DOMINGUE, John; DUTTAROY, Subby; HERODOTOU, Christothea; TESSAROLO, Felipe; WHITELOCK, Denise. What distance learning students want from an AI digital assistant. Distance Education, p. 1–17, 2024b. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01587919.2024.2338717. Acesso em: 22 set. 2025.

SÁ, Gilmara Benício de; PEREIRA, Adilson Lima; PINTO, Alan Carlos Pereira; SANTOS FILHO, Elzo Brito dos; OLIVEIRA, Jacson King Valério. Integração de Inteligência Artificial na Educação a Distância: desafios e potencialidades. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 1, p. 1-4, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.489. Acesso em: 22 set. 2025.

SELWYN, Neil. Should robots replace teachers? AI and the future of education. Cambridge: Polity Press, 2019.

UNESCO. Guidance for generative AI in education and research. Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386045. Acesso em: 20 set. 2025.

UNESCO. Recomendação sobre a ética da inteligência artificial. Paris: UNESCO, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381137. Acesso em: 20 set. 2025.

VIEIRA, Anderson Amaro; LÔBO, Ítalo Martins; MULATTI, Lorena dos Santos; PEDRA, Rodrigo Rodrigues; RIBEIRO, Rodrigo Vieira. Capacitando a Educação a Distância com Inteligência Artificial. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 1, p. 1-6, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.481. Acesso em: 22 set. 2025.

WILLIAMSON, Ben; PIATTOEVA, Nadezhda. Objectivity as standardization in data-scientific education policy, technology and governance. Learning, Media and Technology, v. 44, p. 64-76, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17439884.2018.1556215. Acesso em: 22 set. 2025.

Pubblicato

2025-12-16

Come citare

MATINDINGUE, Américo Domingos; DUDUKA, Jacint; SAMUEL, Lino Marques; CONTE, Elaine.
Uma revisão ética dos impactos da inteligência artificial na educação a distância
. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 4, p. 1–29, 16 dic. 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1-29. Acesso em: 18 dic. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos