Pesquisa baseada em Design na Educação: cocriação, inovação e práticas colaborativas em foco

Autores

Palavras-chave:

pesquisa baseada em design, inovação, cocriação, educação inclusiva, práticas colaborativas

Resumo

Este artigo apresenta uma análise bibliográfica sobre o uso da Pesquisa Baseada em Design (PBD) no contexto educacional brasileiro, com o objetivo de mapear tendências, desafios e potencialidades dessa abordagem para a inovação pedagógica. Trata-se de um estudo qualitativo, hermenêutico e exploratório, que examina 12 trabalhos publicados entre 2014 e 2024 nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O conceito de design, aqui compreendido como processo heurístico, criativo e colaborativo de projetar experiências de aprendizagem, orienta a leitura das práticas educativas analisadas. Os resultados indicam três eixos principais: metodologias participativas e de cocriação, interdisciplinaridade e imaginação criadora, e abertura para a diversidade em práticas investigativas. Conclui-se que a literatura destaca a PBD como abordagem metodológica com potencial transformador, que articula teoria e prática em ciclos reflexivos, favorecendo a construção coletiva do conhecimento e a experimentação em ambientes escolares. Contudo, são apontadas lacunas em estudos comparativos e longitudinais que aprofundem os impactos da PBD em distintos contextos, evidenciando a necessidade de investigações futuras para consolidar sua aplicação no campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle/UNILASALLE

Doutora em Educação (UFRGS). Pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Educação e PPG em Memória Social e Bens Culturais, ambos da Universidade La Salle (UNILASALLE). Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), com financiamento do Programa Pesquisador Gaúcho da FAPERGS e Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br

Cristiane Gomes, Universidade La Salle/UNILASALLE

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas, RS). Graduada em Letras Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, especialização em Língua, Literatura e Novas Mídias pela Universidade Luterana do Brasil e em Gestão Escolar Empreendedora pela Faculdade Serra Geral. Mestrado em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle. Atualmente é diretora da EMEB Eva Karnal Johann, escola da rede municipal de Esteio. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq). E-mail: cristianegomes1308@gmail.com

Gerusa Costa Gonçalves, Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestranda em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas, RS). Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq). E-mail: gerusa.201910848@unilasalle.edu.br

Bárbara Regina da Silva Schumacher, Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestranda em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas, RS). Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq). E-mail: barbarasschumacher@gmail.com

Referências

ALVES, Adriana Gomes. Eu Fiz Meu Game: Um Framework para Criação de Jogos Digitais por Crianças. 2017. 147 p. Tese (doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2017.

AMARAL, Mirela Campos do. Desenvolvimento de jogos didáticos e sua caracterização cognitiva através da interface cérebro-computador. 2024. 147 p. Tese (doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2024.

ANTUNES, Jeferson; RODRIGUES, Eduardo Santos Junqueira. Análise do desenvolvimento temático dos estudos sobre games na educação. Educação e Pesquisa, v. 48, e240020, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202248240020por. Acesso em: 15 set. 2024.

AVILA, Bruna Fagundes de. Contribuições do Design na Ressignificação do Ambiente Escolar: Práticas reflexivas de um projeto de pesquisa. 2022. 183f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

BARAB, Sasha; SQUIRE, Kurt. Design-Based Research: Putting a Stake in the Ground. The Journal Of The Learning Sciences, v. 13, n. 1, p. 1-14, 2004.

BURKE, Peter. Reciclando ideias. Folha de S. Paulo, São Paulo, Caderno Mais!, 24 maio 2009.

CONTE, Elaine. Notas sobre teoria e práxis. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. 60, p. 883-903, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p883a903. Acesso em: 10 jul. 2025.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Uma pedagogia de multiletramentos: projetando futuros sociais. Tradução de Roxane Rojo e Eduardo Guimarães. Campinas: Mercado de Letras, 2020.

DBR Collective. The Design-Based Research Colletive. Design-based research: an emerging paradigm for educational inquiry. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 5-8, 2003.

FONTANA, Maristela Vigolo. Objetos de aprendizagem de autoria coletiva em cursos de EAD: uma oportunidade para a formação da inteligência coletiva. 2016. 154 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro Universitário La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: https://svr-net20.unilasalle.edu.br/handle/11690/721. Acesso em: 15 set. 2024.

FONTANA, Maristela Vigolo; CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson Cristiano. Perspectivas sobre objetos de aprendizagem de autoria coletiva nos cursos de EAD. InterSaberes Revista Científica, v. 13, n. 29, p. 330-341, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22169/revint.v13i29.1424. Acesso em: 10 jul. 2025.

GUIMARÃES, Cláudia Gomes Silva. Multiletramentos na formação continuada de professores: agência e a perspectiva da aprendizagem pelo design. 2020. 183 p. Tese (doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

HERNANDO, Meritxell Monguillot; CATASÚS, Montse Guitert; ARÉVALO, Carles González. TPACKPEC: diseño de situaciones de aprendizaje mediadas por TIC en educación física. Movimento, v. 24, n. 3, p. 749-764, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.76681. Acesso em: 15 set. 2024.

HERARTH, Helbe Heliamara; WUNSCH, Luana Priscila; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Framework para Podcast Basado en Design Science Research. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 491–515, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17066. Acesso em: 17 fev. 2025.

JOBIM, Andrews; GIRAFFA, Lucia. Aproximação de saberes tácitos e acadêmicos de forma transversal utilizando a abordagem de pesquisa baseada em design – DBR. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 22, n. 3, p. 426-439, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9850. Acesso em: 17 fev. 2025.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

MARANHÃO, Carolina Saraiva; VILELA, José Ricardo de Paula Xavier. A imanência entre a teoria crítica e a pesquisa empírica: contribuições para os estudos organizacionais. Organizações & Sociedade, v. 24, n. 82, p. 476-490, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-9240826. Acesso em: 15 set. 2024.

MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues; SILVA, Francisca de Paula Santos da; BOAVENTURA, Edivaldo Machado. Design-Based Research ou Pesquisa de Desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 42, p. 23–36, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p23-36. Acesso em: 10 jul. 2025.

MESQUITA, Lucas; BROCKINGTON, Guilherme; TESTONI, Leonardo André; STUDART, Nelson. Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, e20200443, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0443. Acesso em: 10 jul. 2025.

MÜLBERT, Ana Luísa. A Implementação de Mídias em Dispositivos Móveis: um framework para a aplicação em larga escala e com sustentabilidade em educação a distância. 2014. 317p. Tese (doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

MÜLLER, Thaísa Jacintho. Objetos de aprendizagem multimodais e ensino de cálculo: uma proposta baseada em análise de erros. 2015. Tese (doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 66, n. 1, p. 60-92, 1996.

OCEJA, Jorge. Diseño y evaluación de un recurso educativo para promover competencias socioemocionales desde los videojuegos independientes a través de la metodología design-based research. Revista Brasileira de Educação, v. 29, e290067, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782024290067. Acesso em: 15 set. 2024.

PACHECO, Waleska Chagas Sieczkowski. Programa de Inserção Transversal de RGSs - Representações Gráficas de Sínteses no Ensino Fundamental 1. 2022. 266p. Tese (doutorado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022.

PAIVA, Eny Dórea; ZANCHETTA, Margareth Santos; LONDOÑO, Camila. Inovando no pensar e no agir científico: o método de Design Thinking para a enfermagem. Escola Anna Nery, v. 24, n. 4, e20190304, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0304. Acesso em: 15 set. 2024.

PELLI, Débora. Aprendizagem virtual de geometria euclidiana espacial: interações entre alunos do ensino superior e mídias digitais. 2024. 213 p. Tese (doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2024.

RODRIGUES, Leandra; BARBOSA, Mayara Lustosa de Oliveira; RIBEIRO, Cristiane Maria. Mapeando a pesquisa em educação das relações étnico-raciais. Cadernos de Pesquisa, v. 52, e07753, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053147753. Acesso em: 15 set. 2024.

SANCHES, Roberto; CONTE, Elaine. A hermenêutica de Ricoeur no contexto das histórias de vida. Revista Reflexão e Ação, v. 25, n. 3, p. 188-203, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9492. Acesso em: 10 jul. 2025.

SANTOS, Verônica Gomes dos. Contribuições da Aprendizagem Criativa, Aprendizagem Significativa e do Ensino por Investigação para a Formação Integral das Crianças no Ensino Público. 2020. 234 p. Tese (doutorado em Física) – Programa de Pós-Graduação em Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

SCOTT, Emily; WENDEROTH, Mary Pat; DOHERTY, Jennifer. Design-Based Research: A Methodology to Extend and Enrich Biology Education Research. CBE -Life Sciences Education, v. 19, n. 11, p. 1–12, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1187/cbe.19-11-0245. Acesso em: 15 set. 2024.

SILVA, Wagner Rodrigues; FIDELIS, Andreia Cristina; ANTONELLA, Kiahra. Laboratório virtual de pesquisa escolar com gramática: educação científica em aulas de língua materna. Texto Livre, v. 17, e47835, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2024.47835. Acesso em: 15 set. 2024.

WANG, Feng; HANNAFIN, Michael. Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational Technology Research and Development, v. 5, p. 1-6, 2005.

Publicado

2025-12-16

Como Citar

CONTE, Elaine; GOMES, Cristiane; GONÇALVES, Gerusa Costa; SCHUMACHER, Bárbara Regina da Silva.
Pesquisa baseada em Design na Educação: cocriação, inovação e práticas colaborativas em foco
. Cadernos de Pesquisa, v. 32, n. 4, p. 1–31, 16 Dez 2025 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/25883. Acesso em: 18 dez 2025.

Edição

Seção

Artigos