BIBLIOTECA E BIBLIOTECÁRIO: análise da atuação profissional dos bibliotecários do Hospital Sarah - Unidade São Luís – MA
Parole chiave:
Biblioteca especializada. Perfil do bibliotecário. Gestão de bibliotecas. Rede Sarah.Abstract
Discorre sobre a biblioteca técnica da Rede Sarah unidade São Luís - MA. Tendo por objetivos analisar e apresentar o perfil do bibliotecário enquanto gestor da unidade em questão, e ainda como a biblioteca está inserida na unidade. A pesquisa tem caráter descritivo e bibliográfico, apresentando discussões bibliográficas acerca do assunto, a partir de uma revisão literária para chegar ao desencadeamento do objetivo proposto, além dos dados obtidos a partir de uma visita in loco, e um diálogo com os profissionais bibliotecários daquela instituição. Como resultado, sobre a unidade estudada, ressalta-se que além do atendimento hospitalar, esta possui biblioteca técnica voltada aos servidores, um centro comunitário, aberto à população, composto por biblioteca, brinquedoteca e espaço de criação. É notória a participação dos bibliotecários nas atividades competentes à biblioteca. Além de desenvolverem um projeto voltado para os alunos de ensino fundamental escolas públicas de São Luís.Downloads
Riferimenti bibliografici
EGGER, Gisela; MARTINS, Maria Emília Ganzarolli. Bibliotecário. Quem é? O que faz?. Rev. ACB, v.1, 1996. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/ 310/350>. Acesso em: 07 ago. 2016.
EGGERT, Gisela. A Percepção Social do Profissional Bibliotecário: uma pesquisa exploratória. rev. ACB, v.1, 1996. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/309/348>. Acesso em: 07 ago. 2016.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Serviços oferecidos por bibliotecas especializadas: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 11, n. 3/4, p. 155-168, jul./dez. 1978.
______. Bibliotecas universitárias e especializadas: paralelos e contrastes. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, DF, v. 7, n. l, p. 9-25, jan./jun. 1979.
GUIMARÃES, Tomás de A. A nova administração pública a abordagem da competência. RAP – Revista de Administração Pública, v. 34, n. 3, p.124-40, maio/jun. 2000.
LOPES, Fabio Leandro Cerícola. O novo perfil do bibliotecário. Niterói: EdUFF, 2004. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/node/36>. Acesso em: 09 ago. 2016.
SARGIS, C. Le processus d’identification des compétences clés: proposition d’un mode opératoire. In: CONGRÈS ASAC-IFSAM, Montréal, 2000. Disponível em: <http://www.claree.univ-lille1.fr/~lecocq/ cahiers/Crsargis.PDF>. Acesso em: 05 ago. 2016.
VOLPATO, Sílvia Maria Berté. A trajetória de um a biblioteca especializada: o caso da biblioteca do curso de pós-graduação em administração da UFSC. 1999. Dissertação apresentada no Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, 1999.
ZARIFIAN, P. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. Tradução de Eric R. R. Heneault. São Paulo: Senac, 2003.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.