Brève réflexion sur la bibliothérapie
Mots-clés :
biblioterapia , mediação de informaçãoRésumé
Partindo do princípio que a literatura possui um potencial devir terapêutico que pode abalar as estruturas do sujeito e o colocar em questionamento sobre suas certezas pessoais e calcado no conceito de biblioterapia elaborado por Caldin (2001) de que o texto literário permite uma terapia e um processo de cura através da leitura e discussão de textos literários. Este ensaio pretende discutir os principais conceitos que envolve a biblioterapia, enquanto mediada por um profissional da informação e sugerir a aplicação de um texto extraído do livro Velhos de Alê Motta (2020) para uso em um econtro biblioterapêutico.
Téléchargements
Références
BORGES, Jorge Luis. arte poética. In: BORGES, Jorge Luis. O fazedor. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p.149-152.
CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura como função terapêutica: biblioterapia. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis (SC), n. 12, p. 32–44, 2001. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2010/07/pdf_8190236306_0011510.pdf. Acesso em: 05 fev. 2023.
CALDIN, Clarice Fortkamp. Leitura e Terapia. 2009, 216 p. Tese (Doutorado em Literatura) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis (SC).
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Todavia, 2023. p. 183-208.
DUARTE, Evandro Jair; VIANNA, William Barbosa; CALDIN, Clarice Fortkamp. Biblioterapia e Teoria do Efeito Estético: diálogos interdisciplinares. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 15–43, 2018. Disponível em: https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/41365. Acesso em: 2 fev. 2023.
DUARTE, Evandro Jair. Efeito estético na biblioterapia: vivências na Oficina Literária Boca de Leão. 2023. 229 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
ENDE, Michael. A história sem fim. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação: uma entrevista com Jorge Larrosa. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos I. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. p. 129-158.
MOTTA, Alê. Velhos. São Paulo: Reformatório, 2020.
OUAKNIN, Marc-Alain. Biblioterapia. São Paulo: Loyola, 1996.
PETIT, Michèle. A arte de ler. São Paulo: Editora 34, 2020.
RANGANATHAN, Shyiali Ramamrita. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Briquet de lemos, 2009.
SEIXAS, Cristiane. Vivências em biblioterapia: práticas do cuidado através da literatura. Niterói: Cândido, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
